-
Gabarito: Certo
A principal característica do MEMORANDO é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapider e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento no número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no própio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
-
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão,
que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma
forma de comunicação eminentemente interna.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve
pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário
aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento
e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de
processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o
andamento da matéria tratada no memorando.
-
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, direitrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Ou seja, a tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
O aviso é a modalidade de comunicação expedido exclusivamente por Ministro de Estado, para autoridade de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
RESUMINDO:
Aviso - é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para destinatário de mesma hierarquia. Ou seja, de ministro para ministro.
Ofício - expedido pelas demais autoridades.
Memorando - comunicação interna, de caráter administrativo. Uma das características é sua agilidade, ou seja, o processo é rápido.
Mensagem - é a comunicação oficial entre os Chefes de Poderes Públicos. Por exemplo, chefe do Poder Executivo para o Chefe do Poder Legislativo.
-
GABARITO: CERTO
Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
-
Definição e Finalidade
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos:
Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos
-
Eu acho que a galera meio que viajou nas questões de redação oficial dessa prova. Pelo menos no que se refere a interpretação do enunciado.
"Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes."
Eu tenho a imprensão que ao falar isso o enunciado quis dizer que era para o candidato julgar se os trechos do texto estavam obedecendo os principios e caracteristicas citadas, não se as informações ali eram corretas ou não.
Gostaria de saber a opnião de algum professor sobre o tema, sera que eu estou viajando?!
-
O enunciado da questão informa que "a fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente".
O Manual Oficial informa que "a tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando".
A resposta é correta.
-
OS DESPACHOS AO MEMORANDO ===>>>> devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
Esse procedimento permite formar uma espécie de
processo simplificado,
assegurando maior transparência à tomada de decisões, E
permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
-
aprendi que os despachos PODERIAM ser dados no próprio documento... errei a questão por isso ;/
-
É mais uma tentativa de desburocratização da administração pública. Imagina que loucura seria se pra cada memorando precisassem redigir um outro para cada despacho.
-
Questão desatualizada. Hoje, não há aviso, ofício e memorando, apenas ofício circular e ofício conjunto, de acordo com Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019.