SóProvas


ID
783148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca do crime de lavagem de dinheiro e da prevenção e combate a esse tipo de crime, julgue os itens que se seguem.


A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Esta é a primeira etapa da lavragem de dinheiro, chamado de Colocação (placement).

    Vejamos quais são as três etapas no crime de lavagem de dinheiro:

    1ª) Colocação (placement): Consiste na introdução do dinheiro ilícito no sistema financeiro, dificultando a identificação da procedência dos valores   2ª) Dissimulação (layering): é realizada uma série de negócios ou movimentações financeiras de modo a impedir o rastreamento e encobrir a origem ilícita dos valores.   3ª) Integração (Integration): já com a aparência lícita, os bens são formalmente incorporados ao sistema econômico, geralmente por meio de investimento no mercado mobiliário ou imobiliário, ou refinanciamento de atividades ilícitas.   OBS: Para o STF, não é necessária a ocorrência das três fases para que o delito de lavagem de capitais esteja consumado (STF RHC 80.816 – processo da máfia dos fiscais SP).
  • O erro é que a integração é o final das três etapas, ou seja, e não a introdução do dinheiro.

  • O erro é que a integração é o final das três etapas, ou seja, e não a introdução do dinheiro.

  • São 3 as etapas da Lavagem de Dinheiro: COLOCAÇÃO, OCULTAÇÃO e INTEGRAÇÃO

    Etapa da Colocação é normalmente aquele momento inicial que o criminoso praticou determinada conduta, obteve um ganho e precisa afastar essa riqueza da sua origem, momento que há certo distanciamento do proveito do crime para a sua origem criminosa. Nessa etapa pode

    consistir na simples separação física, pegar o objeto do crime e colocar em uma conta de terceiro, colocar no exterior, serão movimentos que o bem apenas será afastado da sua origem.

    Etapa da ocultação. Nessa etapa já tem o bem distanciado da sua origem criminosa como coloca obstáculos à identificação da origem do bem, exemplo, fazer o depósito em uma conta fantasma, ou seja, uma empresa fora do país. Depósito na conta de “um laranja”.

    Na ocultação tem um obstáculo que impede de ver a origem. Movimento que se dá nessa etapa é o que a doutrina chama de smurfing. Nosso sistema acima de dez mil reais são monitoradas e repassadas ao banco central, o qual repassa para o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que vai analisar e se há indícios ou não de lavagem de dinheiro e remeter ao Ministério Público para apurar com mais profundidade.

    O smurfing se presta muito a esta operação porque se eu obtiver cem mil reais em meio ilícitos e quero movimentar esses recursos, eu fraciono em partes, conseguindo movimentar com menos chance de detecção.

    Etapa da integração é integrar o dinheiro através de simulação de negócios que dão um lucro irreal. É nessa fase que mais se diversificam a lavagem de dinheiro, maior gama de possibilidade. Nessa etapa o movimento de integração já traduz todas as etapas em um só momento, um só ato englobando todas as etapas. Exemplo ganhar na loteria engloba várias etapas em uma só e permite o uso imediato do recurso.

  • Olha só... sem doutrinação aqui, mas tentando ir direito ao ponto. O erro da assertiva é dar como exemplo de "INTEGRAÇÃO" (integration) o ato de depósito, o resto está certo.

    Vamos lá: "A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens."

    "A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico..." - SIM!! O sujeito pega o $$ (após ter cumprido as duas primeiras etapas: "colocação" e "controle"), e devolve para o Sistema Econômico, que nada mais é que o MERCADO (não confunda sistema econômico com sistema financeiro). Ou seja, ele compra coisas lícitas do mercado.

    Ai ferra quando ele usa a expressão: "...por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens." ERRADO!! O exemplo certo, é apenas o de compra de bens. O ato de depositar, faz parte da primeira fase: "COLACAÇÃO" (placement), geralmente por "smurfing", ou seja, o cara deposita vários valores pequenos para pulverizar e passar desapercebido a colocação desses valores ilícitos no sistema financeiro.

  • Tem gente confundindo as etapas e os exemplos. 

    Uma fonte, mais do que confiável: site do próprio COAF: 

    COLOCAÇÃO (conversão, Placement):

    A primeira etapa do processo é a colocação do dinheiro no sistema econômico. Objetivando ocultar sua origem, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro liberal.

    Ex.: Depósitos Compra de instrumentos negociáveis ou compra de bens. Smurfing: fracionamento dos valores que transitam pelo sistema financeiro  
    Utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.


    OCULTAÇÃO: (Empilage, Layring)

    Segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências ante a possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro.

    Ex.: Movimentá-lo de forma eletrônica, Transferindo os ativos para contas anônimas – preferencialmente, em países amparados por lei de sigilo bancário Realizando depósitos em contas "fantasmas".



    INTEGRAÇÃO: (Integration)

    Última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico.

    As organizações criminosas buscam investir em empreendimentos que facilitem suas atividades – podendo tais sociedades prestarem serviços entre si. Uma vez formada a cadeia, torna-se cada vez mais fácil legitimar o dinheiro ilegal.


    Primeiro, o distanciamento dos fundos de sua origem, evitando uma associação direta deles com o crime; Segundo, o disfarce de suas várias movimentações para dificultar o rastreamento desses recursos; Terceiro, a disponibilização do dinheiro novamente para os criminosos depois de ter sido suficientemente movimento pareça limpo. Espero ter ajudado



  • A etapa da lavagem de dinheiro denominada COLOCAÇÃO corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens.

  • Errado. CASCA de BANANA!!

    A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens.

    1ª Colocação - introdução

    2ª Ocultação - dissimulação

    3º Integração - retorno à economia

  • Etapas da lavagem de dinheiro:

    1ª - colocação = introdução = placement

    2ª - oculatação = dissimulação = transformação = layering

    3ª - integração = integration

  • FALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pessoal!!!! blz!!!???

     

    Se liga no bizu... pra NUNCA mais errar!!!! Questão, simples,tola e fácil. Me acompanha!!!

    Inicialmente a lavagem de dinheiro ocorre em 3 fases, são elas:

    Etapas da lavagem de dinheiro:

    1ª - colocação = introdução = placement

    2ª - oculatação = dissimulação = transformação = layering = controle = estratificação = empilage

    3ª - integração = integration = recycling

     

    Feitas essas considerações... vamos lá.

     

    Por que o item está INCORRETO?

    Perceba a frase: A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens.

    Percebeu o negrito? a INTRODUÇÃO NUNNNNNNNNNNNNNNNNNCA será integração!!! PQ Andrey? Pq a introdução de dinheiro está na primeira fase, ou seja, INTRODUÇÃO/COLOCAÇÃO/PLACEMENT. 

     

    A integração está relacionada com o emprego do dinheiro em negocios licitos ou na compra de bens, para dificultar a investigação.

     

    Simples, fácil e sem dor!!!

     

    Pra cimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

     

    ihuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

     

    Deus no comando, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • 1ª ETAPA: COLOCAÇÃO/INTRODUÇÃO/CONVERSÃO/PLACEMENT/OCULTAÇÃO:  Aqui ocorre a separação física do dinheiro em relação ao agente; ou seja, o agente se afasta fisicamente do dinheiro (ex: coloca numa parede falsa; deposita na conta de um laranja; compra um carro de valor)

     

    3ª ETAPA: INTEGRAÇÃO/RECYCLING/INTEGRATION: O agente começa a agir no mercado financeiro como se fosse um regular investidor; é a famosa empresa de fachada, aberta com o dinheiro ilícito e para continuar movimentando mais dinheiro ilícito, sob a aparência de ser lícita a origem da verba que movimenta (uma concessionária de veículos, por ex, que pratica preços não condizentes com o mercado; a preocupação dela não é lucrar com a venda de veículos, mas sim lucrar com o negócio criminoso subjacente àquele véu de regularidade; portanto ela está pouco se lixando se a concessionária em si vai obter lucros/prejuízos a partir daqueles preços que ela pratica);

     

     

    Obs: a segunda etapa (dissimulação/layering/fracionamento/fragmentação) não é abordada na questão, mas seria a multiplicação dos atos da primeira etapa, só que em menores quantias, para despistar a origem da grana (em vez de comprar um carro de 2 milhões de reais, compra alguns populares de 40 mil; aplica mais 50 no banco; compra um imóvel de 300 e assim vai...); quanto mais fragmentado, teoricamente mais difícil rastrear.

  • Vamos ser mais claros nas informações e nao ficar escrevendo livros !!!!

  • Pegadinha clássica: chama um pelo nome de outro

    Definições corretas:

    Colocação (Placement): Colocar o dinheiro no sistema

    Dissimulação(Layering): Movimentações para impedir o rastreio

    Integração (Integration): Já com aparência lícita o dinheiro é formalmente incorporado ao patrimônio

  • 1ª Colocação - introdução

    2ª Ocultação - dissimulação

    3º Integração - retorno à economia

  • A etapa da lavagem de dinheiro denominada colocação corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens.

     

    OBS:

     

    Fases da lavagem de dinheiro:

     

    1ª fase: colocação - introdução

    2ª fase: ocultação - dissimulação

    3ª fase: integração - retorno ao patrimônio do agente

  • O cara deu as duas palavras-chave da estapa "Colocação" = introdução e depósito.

    Gab. Errado

  • 1) Introdução= colocar o dinheiro no sistema financeiro

    exemplo: investir num posto de gasolina

    2) Transformação= realizar transações financeiras envolvendo o dinheiro

    exemplo: pagar distribuidor, pagar salário dos funcionários

    3) Integração= retornar o dinheiro de forma lícita

    exemplo: devolver o dinheiro ao "investidor" como se fosse o lucro do investimento.

    *Costumam pagar imposto de renda nessa fase, para torná-lo mais "real".

  • A etapa da lavagem de dinheiro denominada integração corresponde à introdução de dinheiro oriundo de atividades ilícitas no sistema econômico, por intermédio, por exemplo, de depósitos e compra de bens. Resposta: Errado.

  • Aqui no Sertão Nordestino não tem essas tecnologias ai não!

  • 1ª Fase: COLOCAÇÃO (Placement)_ Consiste na separação física entre o agente e o produto auferido pelo crime, dificultando a identificação entre o agente e o produto auferido pelo crime.

    2ª Fase: DISSIMULAÇÃO/ OCULTAÇÃO/ ESTRUTURAÇÃO (Laxering)_ É a lavagem propriamente dita, o agente pretende construir uma nova origem lícita, legítima do dinheiro por meio de prática de condutas que busquem impedir a descoberta da procedência ilícita.

    3ª Fase: INTEGRAÇÃO (Integration)_ A aparência de lícita, os valores são formalmente incorporados ao sistema econômico por meio da criação, aquisição ou de investimentos lícitos.

    Prof. Antônio Pequeno.

  • tem comentários sem fundamentos. o interessante é expor o seu ponto de vista em relação ao assunto. se for só pra copiar e colar, todos sabem.
  • ERRADO.

    Essa é a etapa da introdução (colocação).

  • ETAPAS: "COI"

    C---colocação= é a introdução do produto do crime no mercado formal para a sua conversão em ativos ilícitos.

    O---ocultação=é a lavagem propriamente dita. Busca-se construir um nova origem lícita.

    I---integração =é a reintrodução dos valores, agora com aparência lícita, ao sistema econômico.

  • Existe uma quarta fase da lavagem de dinheiro chamada de RECICLAGEM, em que consiste na ação de limpar os rastros, encerrando contas bancárias, sacando valores, etc..

  • Eu até agora não entendi porque essa questão está errada

  • a)Colocação → Inserção dos recursos no mercado financeiro, geralmente por meio de pequenos

    depósitos em contas diferentes, ou de pequenas compras feitas em espécie;

    b) Ocultação ou Dissimulação → Os recursos são movimentados de forma a tentar “despistar” qualquer

    ação investigativa;

    c) Integração → Os valores são introduzidos na economia por meio de investimentos, de forma a não

    levantar suspeitas sobre sua origem.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Fases/Etapas da Lavagem:

    1ª Introdução - colocar no sistema econômico por meio de compras, pequenos depósitos

    2ª Ocultação - dificultar rastreamento por meio de transferências contábeis

    3ª Integração - retorno ao mercado financeiro de maneira "lícita"

  • ERRADA

    A alternativa dá o conceito da INTRODUÇÃO OU "PLACEMENT" ou COLOCAÇÃO (primeira etapa da lavagem de capitais) e define como "INTEGRAÇÃO" (última etapa da lavagem de capitais).

    TRÊS FASES DA LAVAGEM DE CAPITAIS

    1)     INTRODUÇÃO OU COLOCAÇÃO OU “PLACEMENT”: é a primeira etapa do processo, consistindo na colocação do dinheiro no sistema econômico. Assim, no intuito de ocultar a origem ilícita, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e/ou que possuem um sistema financeiro liberal. Ex: depósitos, compra de bens.

    2)     DISSIMULAÇÃO OU ENCOBRIMENTO OU “LAYERING”: é a lavagem propriamente dita. Busca-se construir uma nova origem lícita, busca-se quebrar a cadeia de evidências, impedindo a descoberta da procedência ilícita dos valores. Ex: movimentá-lo de forma eletrônica; transferir ativos para contas anônimas (paraísos fiscais); depósitos em contas fantasmas.

    3)     INTEGRAÇÃO (“INTEGRATION”): reintrodução dos valores ao sistema econômico.

  • GABARITO ERRADO

    FASES DA LAVAGEM

    INTRODUÇÃO (PLACEMENT) Introdução do produto do crime no mercado formal para a sua conversão em ativos lícitos.

    DISSIMULAÇÃO (LAYERING) É a lavagem propriamente dita. Busca-se construir uma nova origem lícita, legítima do dinheiro, por meio de condutas que buscam impedir a descoberta da procedência ilícita dos valores.

    INTEGRAÇÃO (INTEGRATION) Reintrodução dos valores, agora com aparência lícita, ao sistema econômico

  • ERRADO!

    Pois nesta faze estão tentando Colocar o dinheiro através de depósitos (Colocação), que podem ser em várias contas para posterior transferência para Paraísos fiscais (Ocultação). Compra de bens pode ser considerado nesta fase de colocação, sendo utilizado um laranja para isto.

  • essa é a fase da dissimulação, na qual através de um meio se tenta camuflar a origem dos recursos...lembrem-se do "breaking bad" com a empresa de lavagem de roupas que eles tinham na série...

    como as fases são independentes, é possível que ocorra apenas a dissimulação...

    A fase de introdução, é a fase que se introduz os valores ilícitos no mercado financeiro, seja através de contas no exterior, fracionamento de valores...entre outros... na introdução pensem em depósitos no exterior.

  • INTEGração - retornar ao sistema econômico algo já aparentemente INTEGro