SóProvas


ID
783487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A função arquivística que se fundamenta na teoria ou no conceito das três idades documentais é a da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Não tenho certeza no comentário, mas caso esteja errado por gentileza corrigir, porque na minha concepção a avaliação define-se os prazos dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente. Esta função permite um funcionamento eficiente do sistema de informação –  arquivo, ressaltando que os valores primários e secundários dos documentos e estão relacionados com seu ciclo vital, ou seja, a teoria das três idades.

  • Gabarito Letra D
    Complementando  o comentário do colega:
    Avaliação - Processo de análise e seleção de documentos que visa estabelecer prazos para sua guarda nas fases corrente e intermediária e sua destinação final, ou seja, eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.
    Objetivos da Avaliação - Racionalizar o ciclo documental através das seguintes práticas:
    * Redução da massa documental
    *Aumento do índice de recuperação
    *Garantia de condições de consevação
    *Controle do processo de produção documental
    *Ampliação do espaço físico para arquivamento
    Efetivação da avaliação
    " Com base na teoria das três idades, a aplicação dos critérios de avaliação efetiva-se na fase corrente, a fim de se distinguirem os documentos de valor eventual(de eliminação sumária) daqueles de valor informativo ou probatório. Deve-se evitar a transferência para arquivo intermediário de documentos que não tenham sido anteriormente avaliados, pois o desenvolvimento do processo de avaliação e seleção nesta fase de arquivamento é extremamente oneroso do ponto de vista técnico e gerencial."
    Logo, a avaliação constitui elemento vital num programa de gestão de documentos ao permitir racionalizar o fluxo documental nas fases correntes e intermediária, facilitando a constituição de arquivos permanentes e a implementação de uma efetiva gestão documental, viabilizando o acesso à informação.

    Fonte: Gestão de documentos - conceitos e procedimentos práticos / Arquivo Nacional
  • A alternativa correta é a letra
    Deacordo com os ensinamento de Marilena Leite Paes, em seu livro Arquivo Teoria e Prática, terceira edição: 
    Avaliação:Processo de análise da documentação de arquivos, visando estabelecer sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos.
    "Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna-se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com precisão e rapidez. A metodologia a ser adotada deverá atender às necessidades da instituição a que serve, como também a cada estágio de evolução por que passam os arquivos. Essas fases são definidas por Jean-Jacques Valette (1973) como as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente."
    Portanto esse é o estágio da evolução do arquivo.

    A classificação é o aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo:
    1. as entidades mantenedoras
    2. os estágios de sua evolução
    3. a extensão de sua atuação 
    4. a natureza dos documcentos
  • No meu ver a "a" estaria certa
    CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS:
     
    - SEGUNDO ENTIDADES CRIADAS:
    PÚBLICOS – FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, DISTRITAL // PRIVADOS – COMERCIAIS (FIRMAS E COMPANHIAS) OU INSTITUCIONAIS (IGREJAS, ASSOCIAÇÕES, INST. EDUCACIONAIS, INST. SEM FINS LUCRATIVOS) // FAMILIAES OU PESSOAIS.
    OBS: SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA – A DOCUMENTAÇÃO PRODUZIDA É DECARATER PÚBLICO, POIS O GOV. DETÉM A MAIOR PARTE DO CAPITAL.
     
    - SEGUNDO OS ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO OU CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS: CRIAÇÃO – JEAN JACQUES VALETTE – 1973 // CORRESPONDE ÀS FASES PELAS QUAIS PASSA O DOCUMENTO, DESDE SUA CRIAÇÃO ATÉ A DESTINAÇÃO // SÃO AS FASES CORRENTE, INTERMEDIÁRIA E PERMANENTE.
     
    OBS: OS DOC. NÃO PASSAM NECESSARIAMENTE PELAS TRÊS FASES // É O ASSUNTO QUE DETERMINA A SUA VIDA ÚTIL.
     
    CORRENTES: PRIMEIRA FASE// PRIMEIRA IDADE //SETORIAL // ADMINISTRATIVO // ATIVO // VIVO // DE MOVIMENTO // EM CURSO // DE USO FREQUENTE // CONSERVADOS NOS ÓRGÃOS QUE OS PRODUZIRAM OU RECEBERAM // 4 ATIVIDADES – PROTOCOLO, EXPEDIÇÃO, ARQUIVAMENTO E EMPRÉSTIMO/CONSULTA.
     
    INTERMEDIÁRIOS: SEGUNDA IDADE // PRE ARQUIVO // SEMIATIVO // LIMBO // PURGATÓRIO // DEIXARAM DE SER FRENQUENTEMENTE CONSULTADOS, MAS OS ÓRGAOS OS MANTÉM POR RAZÕES JURÍDICAS OU TÉCNICAS // NÃO HÁ A NECESSADE DE MANTER PERTO DOS ÓRGÃOS // DEVEM SER MANTIDOS AFASTADOS EM REGIÕES AFASTADAS // CONSULTAS EM CASOS ESPECÍFICOS // PARMANENCIA TANSITÓRIA, POIS AGARDAM RECOLHIMENTO OU ELIMINAÇÃO.
     
    PERMANENTES: TERCEIRA IDADE // HISTÓRICO // DEFINITIVO // FINAL // TERCEIRO CICLO// DE CUSTÓDIA // INATIVO // PASSIVO // MORTO // ESTÁTICO // JÁ PERDERAM VAOR JURÍDICO-ADMINISTRATIVO, MAS POSSUEM VALOR HISTÓRICO-DOCUMENTAL // SÃO OS ARQUIVOS PROPRIAMENTE DITOS // LOCALIZAÇÃO: PRÓXIMO A INST. DE ENSINO, PESQUISA, CULTURA.
     
  • "Os princípios da proveniência e da ordem original serviram sobretudo para fundamentar estratégias de classificação. A teoria das três idades tem sido usada para a avaliação." A nova arquivística na modernização administrativa - Luís Carlos Lopes

    Portanto gabarito D

  • Gabarito: letra D.

    CESPE já cobrou outra questão sobre o mesmo tema.


    Ano: 2013     Banca: CESPE     Órgão: TCE-ES     Prova: Analista Administrativo - Arquivologia


    A função arquivística de avaliação fundamenta-se no(a)

    b) teoria das três idades documentais
     

  • Gabarito: D

    A elaboração do Código de Classificação de documentos acontece na fase de Utilização

    A elaboração da Tabela de Temporalidade de documentos acontece na fase de Avaliação

    Essas fases são conceitos da Gestão de Documentos

    São elas:

    Produção

    Utilização

    Avaliação

    Destinação

  • Completando:

    produção=padroniza

    utilização=código de classificação

    avaliação=3 idades ( tabela temporalidade)

    destinação=eliminação/expurgo

  • Resolução: seria a avaliação porque ela é quem vai dizer por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir sua destinação.

    Resposta: D

  • A função arquivística que se fundamenta na teoria ou no conceito das três idades documentais é a da AVALIAÇÃO.

  • Tem que decorar essas coisas. Pela lógica, avaliação é uma das últimas funções do protocolo. Logo, ela só avalia para posterior destinação.

    Enfim, esse é o raciocínio. Mas aí vem falar que a avaliação "seria" avaliar em qual fase o documento deve estar. Mano, isso aí não pode ser a função de avaliação. Ou então a avaliação está no final e no início também? Enfim, decorar e levar assim, sem questionar a lógica.

  • De forma simples:

    Avaliação --> Teoria das Três Idades

    Classificação --> Princípio da Proveniência

  • GABARITO: LETRA D

    Avaliação

  • Classificação: função, órgão ou assunto. Plano de classificação

    Avaliação: valor. Tabela de temporariedade.