Letra A também deveria estar errada. O correto seria: Considerar-se-ão extraordinárias e, como tais, remuneradas com acréscimo mínimo de 50%, as horas-aula que excederem a carga horária estabelecida no art. 2.º desta lei.
Alguém pode me dizer qual o erro da assertiva B? Obrigada.
Prezada colega http://www.questoesdeconcursos.com.br/colaborador/tayannamm , acredito que o erro da questão está na supressão da palavra "dos" antes de "servidores".
A frase estaria correta desta forma: "... os servidores aposentados por invalidez terão seus proventos e demais vantagens equiparados aos "proventos e demais vantagens" dos servidores em atividade."
quando nos referimos a artigo de lei, sua redução não deveria ser em letra maiúscula? Ex.: Art. 2º
A questão pede que sejam analisadas as questões dentro dos requisitos observação das regras da gramática formal e emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. A letra B está incorreta porque a forma correta é "...aos dos servidores em atividade". A letra C está incorreta porque o uso do verbo "investigar" está sendo usado de maneira incorreta. O uso correto é "destinados à investigação da". A letra D está incorreta porque o uso da vírgula é indevido. Além disso, a parte final está incorreta. O certo é "...para providências que se fazem necessárias". A letra E está incorreta porque o pronome oblíquo está errado. Na verdade o uso correto é "...de ambos países que queiram aderi-lo". A resposta correta é a letra (A).
a- Considerar-se-ão extraordinárias, e como tais remuneradas com acréscimo mínimo de 50%, as horas-aula que excederem a carga horária estabelecida no art. 2.º desta lei.
Comentário da professora Verônica Ferreira:
a) ✔️ Resposta correta.
b) ❌A forma correta é "...aos dos servidores em atividade".
Fiquei com dúvida nessa alternativa, então o Prof. Joel Marinho me explicou: "Esse OS da forma DOS retoma anaforicamente PROVENTOS E DEMAIS VANTAGENS."
c) ❌O uso correto é "destinados à investigação da".
d) ❌O uso da vírgula é indevido. Além disso, a parte final está incorreta. O certo é "...para providências que se fazem necessárias".
e) ❌O pronome oblíquo está errado. O uso correto é "...de ambos países que queiram aderi-lo".
e) ...e ambos países que lhe queiram aderir.
FORMA CORRETA: ...e ambos os países que lhe queiram aderir. - Quando a palavra “ambos” (ou “ambas”) vem acompanhada de um substantivo, o artigo definido é obrigatório .
Nessa mesma frase o "lhe"está corretamente empregado por ser objeto indireto (a ele) - ...que queiram aderir a ele/ ...que lhe queiram aderir.
Gabarito: Letra A
Pela formalidade em que as palavras são escritas, já dá para matar a questão.
O art. começar com a letra minúscula não incorre em erro gramatical. Como o colega teve essa dúvida, imaginei que outras pessoas também possam estar com a mesma dificuldade.