-
Há dois conceitos de RECEITA PÚBLICA - amplo e restrito.
Na resposta (letra D), o examinador pediu o conceito adotado pela Lei n. 4.320/64 - CONCEITO AMPLO de RECEITA PÚBLICA (também chamado de entrada), o qual estabelece como receita pública todos aqueles recursos arrecadados junto aos cofres públicos, INDEPENDENTE DE POSSUÍREM NATUREZA TRANSITÓRIA OU PERMANENTE. Portanto, neste conceito, será indiferente se a entrada aumentará ou não o patrimônio público.
A diferença entre o conceito amplo de receita pública, acima citado e adotado na resposta, e o restrito, é exatamente esta, ou seja, enquanto o conceito amplo abrange os recursos transitórios ou permanentes, o conceito restrito abrange tão só os recursos permanentes, isto é, aqueles que acarretarão aumento definitivo no patrimônio público, excluindo-se, de tal sorte, depósitos, fianças, cauções, antecipação de receita orçamentária, dentre outros.
Atenção para estas questões, pois na maioria dos casos é cobrado o conceito restrito de receita pública, a não ser que seja mencionada a Lei em apreço, caso em que se deverá adotar o conceito amplo de receita pública.
-
Enganou-se o amigo abaixo no conceito de Receita Pública - A questão trata de Conceito Geral , não restrito . Atenha-se a alternativa d)
Decorrente da entrada de recursos financeiros ao tesouro da pessoa politica, a qualquer titulo, em caráter transitório ou definitivo aumentando o patrimônio público ou não.
O uso do conectivo ou gera alternação entre A e B .
O conceito cobrado é o Conceito Geral de Receita , não o restrito .
-
Mas, ele deixou isso claro na resposta. Releia " A diferença entre o conceito amplo de receita pública, acima citado e adotado na resposta..."
-
Apenas, exclusivamente e somente...
Não, né?!
Abraços.
-
Conforme ensinamentos do prof. Harrison Leite:
• CONCEITO DOUTRINÁRIO = RECEITA EM SENTIDO ESTRITO (apenas os ingressos definitivos é que devem ser considerados receitas. Ex.: impostos e alienação de bens);
• CONCEITO LEGAL = RECEITA EM SENTIDO AMPLO (pois inclui até mesmo os empréstimos, que são receita de capital e geram lançamento passivo).