SóProvas


ID
786097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não observáveis diretamente, como inteligência, personalidade etc., é fundamental que as medidas sejam precisas e capazes de medir o que se propõem medir, definições essas cujos conceitos, respectivamente, são

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir (p.112).

    Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. 

    Fonte: http://www.algosobre.com.br/psicologia/os-testes-psicologicos-e-as-suas-praticas.html
  • Fidedignidade: coerência sistemática, precisão e estabilidade 

    Validade: medir aquilo que propõe  

  • Qual é diferença entre a "a" e a "d". A ordem interfere? 

  • Interfere sim Carolina Oliveirs. Pois são definições diferentes. 

    Validade - é o grau em que o teste realmente mede aquilo que ele se propõe a medir. A validação diz o que o teste está medindo realmente (se é inteligência, memória, raciocínio verbal, etc.).

    Precisão (ou Fidedignidade) - significa consistência. A precisão de um teste é a consistência dos escores obtidos pelas mesmas pessoas quanto retestadas com o mesmo teste ou com uma forma equivalente do teste. Antes de um teste ser liberado, deve haver uma verificação cuidadosa e objetiva de sua precisão. Deve ser relatado o número e a natureza das pessoas a partir das quais a precisão foi verificada.



  • Os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm:

    Preditor.Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivos (que faz ver adiante) capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo;

    Validade.Significa a capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante. Um teste sem validade não funciona, pois mede coisas que não se pretende medir;

    Precisão (fidedignidade). Significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida. As repetidas aplicações do teste apresentam resultados constantes.

  • CAROLINA OLIVEIRS o enunciado diz RESPECTIVAMENTE, então interfere sim. :D

  • Sim nessa questão a ordem se faz importante e é justamente a pegadinha da questão, pois, a partir do momento em que encontramos a palavra respectivamente o que se pede é a ordem dos conceitos. Assim, a resposta correta para a questão é a letra D.

    Bons estudos!

  • É fundamental que as medidas sejam precisas = Fidedignidade

    capazes de medir o que se propõem medir= Validade

    então respectivamente são Fidedignidade e Validade

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos aulxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Livro: Psicodiagnóstico-V

    Jurema Alcides Cunha e Colaboradores

    Cap. 14 - Avaliação Psicométrica: A qualidade das medidas e o entendimento dos dados

    "Na psicologia e em outras áreas de ciência do comportamento, é usual a construção de escalas para medir variáveis, conceitos ou constructos teóricos não diretamente observáveis, como, por exemplo, inteligência, depressão, traços de personalidade, etc. O objetivo, ao se contruir essas escalas, é que essas medidas sejam o mais precisas possível e que meçam realmente o que se estava querendo medir. Esses dois conceitos dizem respeito à fidedignidade (precisão, exatidão) e à validade das escalas medidas, respectivamente, e é o que abordaremos nesta seção." (pág. 158)

  • Em suma:

     

    validade: segurança de que o teste mede exatamente aquilo a que se propõe, ou seja, o construto para o qual é indicado. É uma verificação direta de o teste satisfazer o não sua função; (índices externos)

    precisão/fidedignidade: confiabilidade, consistência e estabilidade dos resultados quando retestado; (índices internos)

    normatização: uniformidade na interpretação dos resultados a partir de critérios ou parâmetros (é uma etapa da padronização porque a correção/interpretação é uma das etapas da aplicação);

    padronização: uniformidade de procedimentos utilizados na aplicação dos testes;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Marquei A não entendi porque fidedignidade vem primeiro alguém pode explicar?