SóProvas


ID
787318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser classificada como Teoria da Comunicação.
  • gabarito letra B. Um exemplo disso é a teoria matemática da informação!

  • a) A principal contribuição da teoria empírica de campo consistiu na validação da teoria hipodérmica, ao constatar, ao longo de décadas, a supremacia absoluta dos mass media sobre outras agências de socialização, tais como: religião, política e família. (E) A TEORIA EMPÍRICA DE CAMPO tem  nomenclatura “Efeitos Limitados” serviu para contradizer a Teoria Hipodérmica, que também era conhecida por Teoria dos Efeitos Ilimitados. Nesse sentido, ambas teorias tratam do poder da mídia: uma o definecomo limitado e a outra, antagonicamente, como ilimitado.

     

     b) Um dos problemas constitutivos do campo teórico da comunicação de massa foi o sistemismo, ou seja, a transposição mecânica para o campo das ciências sociais e humanas de categorias e analogias oriundas das ciências exatas e naturais.  (C) Exemplo é a Teoria da Matemática.

     

     c) A permanência da teoria hipodérmica como o paradigma mais sólido do pensamento comunicacional deve-se ao fato de a assimilação acrítica de conteúdos midiáticos pelas massas continuar sendo verificada como uma constante nas pesquisas sobre efeitos. (E) As críticas a essa teoria eram basicamente sobre seu teor extremamente simplista, pois não considera o papel das diferentes ordens sociais. A comunicação, segundo esse grupo, não procuraentender os grupos de identificação.

     

     d) A fragilidade da teoria da persuasão foi apontada pelos estudiosos dos fenômenos da comunicação de massa que identificaram nela a confirmação de um dos pressupostos básicos da teoria hipodérmica, qual seja, o de que o meio é a mensagem. (E)  Em comum com a Teoria Hipodérmica, a ABORDAGEM DA PERSUASÃO (como também é conhecida esta teoria) estabelece uma estrutura lógica, até certo ponto mecanicista, baseada no behaviorismo. No entanto, distancia-se do antigo paradigma ao definir filtros psicológicos individuais no processo de comunicar. Já a famosa frase " o meio é a mensagem" é de MARSHAL McLUHAN  através dessa abordagem, ele compreende que o meio deve ser analisado como “um conjunto de expressões que uma linguagem midática pode decodificar ao ser apropriada por outro usuário.” Para ele o conteúdo (mensagem) de um meio é sempre fruto de outro meio. O conteúdo da escrita seria a fala; a palavra escrita é oconteúdo da imprensa e a palavra impressa é o conteúdo do telégrafo. Portanto, essa frase de nada tem haver com as teorias citadas.

     

     e) Os contestadores da teoria crítica acreditam que a influência sistêmica dos meios de comunicação de massa é intrínseca aos contextos totalitários.  (E)  Os teóricos críticos veem a produção midiática como umproduto da era capitalista. Eles destrincham a natureza industrial das informações contidas em obras de arte como filmes e músicas: seus temas, símbolos e formatos.