SóProvas


ID
790054
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Perante resistências à mudança em um órgão público, naturais em grupos que passam pela reorganização da estrutura interna, cumpre inicialmente aos gestores utilizar-se de

Alternativas
Comentários
  • KOTTER (1997) desenvolveu um método aplicável a qualquer tipo de transformação organizacional que  visa minar as resistências à mudança envolvendo oito etapas:
    1.ESTABELECIMENTO DE UM SENSO COM URGÊNCIA; 2. criação de uma coalizão administrativa; 3. desenvolvimento de uma visão e estratégia; 4. comunicação da visão da mudança; 5. investimento de empowerment os funcionários para ações abrangentes; 6. realização de conquistas em curto prazo; 7. a consolidação de ganhos e produção de mais mudanças; e, 8. estabelecimento de novos métodos na cultura.

    A primeira etapa, segundo Kotter corresponde ao que cumpre inicialmente os gestores: criação de atmosfera de confiança na mudança, a  disponibilidade de apoio e a  mostra de urgência para a mudança, conforme letra B.
  • Diante da enorme complexidade de estudar esta matéria (gestão de pessoas), vamos fazer uma relação para facilitar a fixação.
    De acordo com o comentário do colega Victor, do autor Kotter, podemos verificar relação com a concepção do modelo de KURT LEWIN (muito cobrado pela FCC!), da seguinte maneira: pode-se verificar que as 4 primeiras etapas relacionam-se ao processo de descongelamento do padrão atual. As etapas 5, 6 e 7 apresentam práticas novas e relacionam-se a mudança efetivamente. E a última etapa estabelece as mudanças na cultura corporativa e auxilia a sua implementação, ou seja, o recongelamento (incorporação do novo padrão de comportamento).
    Resumo da Teoria de Kurt Lewin (muito cobrada pela FCC): 1. DESCONGELAMENTO 2. MUDANÇA 3. RECONGELAMENTO
    Falando diretamente da questão, sabemos que deve haver um esforço INTERPRETATIVO para adequar ao conhecimento adquirido nas aulas, mas vamos, enfim, à análise da questão:

    Perante resistências à mudança em um órgão público, naturais em grupos que passam pela reorganização da estrutura interna, cumpre inicialmente aos gestores utilizar-se de
    a) meios de pressão, de forma a fazer valer o plano em detrimento de outras posições, combinado à intensa comunicação do produto do processo de mudança. INICIALMENTE não ocorrerá pressão. b) criação de atmosfera de confiança na mudança, a disponibilidade de apoio e a mostra de urgência para a mudança.  c) conciliações, de forma a trocar interesses, oferecendo abertura para negociações ou premiando mostras de alinhamento das pessoas em relação ao plano. Seria um tanto absurdo a organização "negociar" ou abrir mão de mudanças (necessárias à sobrevicência) diante de resistências dos recursos humanos. d) investimento em treinamento, capacitando o pessoal a agir dentro dos novos moldes, e premiação de melhores práticas. INICIALMENTE a mudança estará na fase do DESCONGELAMENTO. O treinamento e capacitação não acontecerão INICIALMENTE, mas mais adiante, provavelmente já na fase de MUDANÇA (2ª etapa, segundo teoria de Kurt Lewin, vista acima). e) capacidade política, de forma a articular apoios que gerem pressão para o convencimento de grupos e indiquem penalidades pela não adesão. INICIALMENTE, não serão adotadas essas medidas, visto que o processo de DESCONGELAMENTO visa mostrar para o indivíduo a importância de implantar a mudança, já que o seu sucesso depende da conscientização das pessoas para fazer as coisas de modo diferente (percebam que é de forma "colaborativa", em um primeiro momento). Vamos para próxima!
  • GABARITO: B