GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Gilmar Possati
O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
===
BALANÇO FINANCEIRO
Definição
Q547878 ➜ O balanço financeiro demonstra a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte. (CERTO)
- OBS.: Veja que o Balanço Financeiro (BF) é mais abrangente que o balanço orçamentário, pois além dos aspectos orçamentários, o balanço financeiro evidencia também os aspectos extraorçamentários.
- Além disso, o BF evidencia o saldo em espécie proveniente do exercício anterior. Trata-se da “rapa do tacho”, o resto de grana (caixas e equivalentes de caixa, na linguagem técnica) que sobrou do exercício anterior.
===
O QUE INTEGRA O BF?
Q602995 ➜ Integram o balanço financeiro itens orçamentários (receitas e despesas) e extra-orçamentários (recebimentos e pagamentos). Então, está correta a contabilidade da unidade que registra, nesse balanço, como receita extra-orçamentária, os restos a pagar inscritos no exercício. (CERTO)
- Os restos a pagar inscritos realmente devem ser evidenciados como receita extraorçamentária.
- Lembre-se:
- Restos a pagar inscritos = ingressos extraorçamentários
- Restos a pagar pagos = dispêndios extraorçamentários
===
RESTOS A PAGAR DO EXERCÍCIO ≠ RESTOS A PAGAR PAGOS
Q26626 ➜ Os restos a pagar PAGOS no exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. (ERRADO)
- Inscrição de restos a pagar: Receita extra-orçamentária;
- Pagamento de restos a pagar: Despesa extra-orçamentária.
Q200386 ➜ Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária, para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. (CERTO)
===
COMPOSIÇÃO:
Q1129474 ➜ O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público. (CERTO)