-
Comentário dos professores Claudenir Brito e Rodrigo Fontenelle (Estratégia):
Embora não seja o objetivo principal do auditor independente (que, como sabemos, é opinar sobre as demonstrações contábeis), segundo a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências do Controle Interno, o auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança. (Itens 9, 10 e 11 da citada norma). Portanto, entendemos que o gabarito está correto.
NBC TA 265
9. O auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança. 10. O auditor também deve comunicar tempestivamente à administração no nível apropriado de responsabilidade: (a) por escrito, as deficiências significativas de controle interno que o auditor comunicou ou pretende comunicar aos responsáveis pela governança, a menos que não seja apropriado nas circunstâncias comunicar diretamente à administração; e (b) outras deficiências de controle interno identificadas durante a auditoria que não foram comunicadas à administração ou a outras partes e que, no julgamento profissional do auditor, são de importância suficiente para merecer a atenção da administração. 11. O auditor deve incluir na comunicação por escrito das deficiências significativas de controle interno: (a) descrição das deficiências e explicação de seus possíveis efeitos (ver item A28); e (b) informações suficientes para permitir que os responsáveis pela governança e a administração entendam o contexto da comunicação. O auditor deve especificamente explicar que: (i) o objetivo da auditoria era o de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis;
Abs.
-
De
acordo com os Itens 9 e 10 da NBC TA 265:
O
auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências
significativas de controle interno, identificadas durante a auditoria, aos
responsáveis pela governança.
O auditor também deve comunicar tempestivamente à
administração no nível apropriado de responsabilidade:
(a) por escrito, as deficiências significativas de controle interno que
o auditor comunicou ou pretende comunicar aos responsáveis pela governança, a
menos que não seja apropriado nas circunstâncias comunicar diretamente à
administração; e
(b) outras deficiências de
controle interno identificadas durante a auditoria que não foram comunicadas à
administração ou a outras partes e que, no julgamento profissional do auditor,
são de importância suficiente para merecer a atenção da administração.
-
Na hr de fazer a questão me lembrei disso, mas fiquei com uma dúvida: a questão não diz que é um assunto urgente, somente que é uma não confirmidade. Mesmo assim deve comunicar tempestivamente por escrito à alta administração?
-
Qual o erro da alternativa D?
-
NBC TA 265, 11
O auditor deve incluir na comunicação por escrito das deficiências significativas de controle interno:
(a) descrição das deficiências e explicação de seus possíveis efeitos; e
(b) informações suficientes para permitir que os responsáveis pela governança e a administração entendam o contexto da comunicação. O auditor deve especificamente explicar que :
(i) o objetivo da auditoria era o de expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis;
(ii) a auditoria incluiu a consideração do controle interno relevante para a elaboração das demonstrações contábeis com a finalidade de planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia do controle interno; e
(iii) os assuntos comunicados estão limitados às deficiências que o auditor identificou durante a auditoria e concluiu serem de importância suficiente para comunicar aos responsáveis pela governança.
Resposta E
-
O erro da alternativa D está no fato de que o auditor externo não tem que solicitar as devidas correções das não conformidades encontradas no Controle Interno da entidade. Ele apenas as comunica à Administração.
-
Vimos que o auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança. Segundo a NBC TA 265, o auditor deve incluir na comunicação por escrito das deficiências significativas de controle interno:
- Descrição das deficiências e explicação de seus possíveis efeitos; e
- Informações suficientes para permitir que os responsáveis pela governança e a administração entendam o contexto da comunicação.
Portanto, a única alternativa correta é a letra E. O erro da letra A está em dizer que deve ser apresentado à administração quando solicitado, pois sabemos que o auditor DEVE comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança. O auditor não evidencia no relatório tais deficiências (erro da letra B), não exige elaboração de notas explicativas (erro da letra C) e nem determina a correção de erros (erro da letra D).
Gabarito: alternativa E.