SóProvas


ID
793309
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 29/7/2012, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a sequência correta.


( ) Desde então, não apenas a realidade econômico- financeira do país sofreu mudanças significativas, com o controle da inflação e a transferência de setores da economia, então sob o tacão do Estado, para a iniciativa privada, como também surgiram fenômenos nem sequer sonhados pelo legislador.


( ) O atual Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 21 anos, representou em seu tempo um marco na defesa dos direitos da cidadania, mas está longe de englobar, em seus 119 artigos, a complexidade de que se revestiu a atividade econômica a partir da revolução tecnológico-informacional.


( ) É o caso, entre outros, dos cartões de débito e crédito com chip, do comércio e da pirataria eletrônicos, do teleatendimento e da telecobrança, da informatização do sistema bancário, dos smartphones e tablets.


( ) A esses e outros traços do cenário do consumo no país, é inútil procurar respostas específicas no Código de Defesa do Consumidor. Foi mais do que oportuna a iniciativa do Senado de criar uma comissão de juristas, cujo trabalho foi concluído em março, para propor um anteprojeto de reforma do referido instrumento legal.


( ) Filho dos movimentos contra a carestia dos anos 1970 e da hiperinflação dos anos 1980, respondia ao contexto em que surgia: o de um país que emergia da chamada "década perdida", engolido pela crise e descrente da eficácia da ação governamental depois de sucessivos planos de estabilização frustrados.

Alternativas
Comentários
  • O texto começa pelo ( ) 3 ??? Sem pé nem cabeça ? =s
  • Tamires, você deve estabelecer a sequência.
    Quatro dos cinco fragmentos contêm elementos de coesão qe retomam um trecho anterior. O único que começa sem nenhum elemento é o 2° fragmento, e por isso ele deve ser enumerado como número 1. Daí, olhando as alternativas, percebemos que só há uma que responde a questão = a letra B
  • O texto NÃO começa pelo terceiro excerto. A sequência 3, 1, 4, 5, 2 da letra B indica q: 

    1 - O início está no segundo excerto.
    2 - Sua sequência está no último excerto.
    3 - Segue-se o primeiro excerto.
    4 - Depois vem o terceiro excerto.
    5 - Por último se encontra o quarto excerto. 

    Ou seja: 


    O atual Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 21 anos, representou em seu tempo um marco na defesa dos direitos da cidadania, mas está longe de englobar, em seus 119 artigos, a complexidade de que se revestiu a atividade econômica a partir da revolução tecnológico-informacional. 

    Filho dos movimentos contra a carestia dos anos 1970 e da hiperinflação dos anos 1980, respondia ao contexto em que surgia: o de um país que emergia da chamada "década perdida", engolido pela crise e descrente da eficácia da ação governamental depois de sucessivos planos de estabilização frustrados. 

    Desde então, não apenas a realidade econômico- financeira do país sofreu mudanças significativas, com o controle da inflação e a transferência de setores da economia, então sob o tacão do Estado, para a iniciativa privada, como também surgiram fenômenos nem sequer sonhados pelo legislador.

    É o caso, entre outros, dos cartões de débito e crédito com chip, do comércio e da pirataria eletrônicos, do teleatendimento e da telecobrança, da informatização do sistema bancário, dos smartphones tablets

    A esses e outros traços do cenário do consumo no país, é inútil procurar respostas específicas no Código de Defesa do Consumidor. Foi mais do que oportuna a iniciativa do Senado de criar uma comissão de juristas, cujo trabalho foi concluído em março, para propor um anteprojeto de reforma do referido instrumento legal.


  • Concordo que a ordem dos textos é essa, mas como adequá-las ao gabarito b? 

    O certo não seria 2, 5, 1, 3 e 4.
  • Finalmente entendi...é simples...só tenho que classificar o texto na posição em que se aprensetam:

    1º texto - 3º
    2º texto - 1º
    3º texto - 4º
    4º texto - 5º
    5º texto - 2º

    numerando os parênteses: 3,1,4,5 e 2
  • Duas maneiras tranquilas de resolver questoes desse tipo: 

    1ª ) Identificar quais paragrafos são, com certeza, sequencias um do outro, identificando termos em um que remetem diretamente ao anterior. Achando alguma sequencia do tipo dá pra matar ou pelo menos reduzir drasticamente as alternativas. 

    2ª) Identificar (como é o caso dessa questão) aquele paragrafo que provavelmente é o primeiro, eliminando todos os outros que é usado um termo remete a uma ideia anterior. 

    Ex:  (    )"Filho dos movimentos contra a carestia dos anos 1970 e da hiperinflação dos anos 1980, respondia...." QUEM ELE SE REFERE COMO SENDO FILHO DOS MOVIMENTOS????? O Código de Defesa do Consumidor. 

    (    ) "A esses e outros traços do cenário do consumo no país..." Que "esses"?????? Não citou ainda, não pode vir primeiro. 

    (    ) "É o caso, entre outros, dos cartões..." - O QUE é o CASO??? Não pode ser primeiro paragrafo. 

    (     ) "Desde então, não apenas..." DESDE QUANDO MESMO??? Não pode ser primeiro paragrafo. 

    (     ) "O atual Código de Defesa do Consumidor, em vigor há 21 anos, representou..." AI SIMMMM, INDEPENDE DE QUALQUER OUTRO ANTERIOR, INTRODUZ UM TEMA. NRO 1.

    Se for ver nas alternativas, só a B coloca o 1 nesse paragrafo. Pronto. Um ponto a mais! 

  • Ainda não consegui entender como adequar a sequência ao gabarito (indicado como B). Como o texto poderia começar pelo 3º excerto? Não faz sentido.

    Seria impossível iniciar o texto com "É o caso, entre outros...".  Aqui o gabarito B indica a seguinte sequência: 3, 1, 4, 5, 2.

  • banca filha da mãe, que pegadinha, é pra ordenar os parênteses, ou seja, o primeiro trecho é o segundo parêntese e assim por diante, nunca vou passar num concurso desse jeito, só me ferro em pegadinha