SóProvas


ID
793357
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na questão abaixo, selecione a opção que melhor representa o conjunto das afirmações, considerando C para afirmativa correta e E para afirmativa errada.

I. A implantação de um sistema automatizado de folha de pagamento capaz de reduzir redundâncias e erros é um exemplo de busca pela eficiência.


II. A redução do número de funcionários e a terceirização de diversas funções é uma ação que promove o aumento da efetividade em um departamento.


III. Eficiência e eficácia são excelentes parâmetros para a medida do desempenho organizacional por indicarem, respectivamente, ênfase no alcance e ênfase nos meios utilizados para alcançar um objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Estes indicadores do processo de controle realmente causam confusão no estudante paraquedista em administração principalmente por muitas das vezes serem usados como sinônimos no nosso cotidiano. Para cessar a confusão:
    1. Eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os resultados esperados:   obtidos/previstos = realizado/pretendido = alcançados/esperados;
    2. Eficiência é a relação entre os resultados e os recursos utilizados: resultados/recursos = outputs/inputs;
    3. Economicidade é a relação entre o custo total em $ e os resultados obtidos (envolve aspectos monetários): custo/resultados;
    4. Efetividade é o real impacto do que está sendo feito. Deu certo? Funcionou? Os três indicadores acima podem ser positivos, mas se não houver efetividade de nada adianta.
  • EFICIÊNCIA = Jogar bonito, mas não vencer a partida.
    EFICÁCIA = Fazer gol, mesmo não jogando bem, e vencer a partida.

    Lembrando que eficiência e eficácia não necessariamente caminham juntas.

  • Muito bom Nazaré!

    Agora creio que vou guardar os conceitos.

    Obrigada,
  • EFICIÊNCIA é: fazer certo; é O MEIO para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

    EFICÁCIA é: a coisa certa; é  O RESULTADO; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão.

    No dia da prova estava nervoso errei esta questão. Mas com calma, Deus por favor me de ela de presente todos os dias, a questão facilmente é resolvida, pois na primeira o sistema é um meio então eficiência., então CERTA.

    Na Segunda fala-se de economicidade. Perguntas referente a efetividade para estarem certas têm que apresentar resultados. ERRADA

    Na terceira ouve a  inversão dos conceitos acima demonstrados. ERRADA.

    No geral, a prova de adminstração estava de média a difícil, e muito chata, com o jogo de letras obrigou o candidato a saber todas as alternativas.

    Sucesso a todos......
  • Para ajudar a fixar, pois esse tema realmente causa muita confusão:

    Eficaz: Seleção Brasileira de 94 (jogou feio, mesmo assim levou).

    Eficiente: Seleção Brasileira de 82 (jogou muito bonito, mas não levou).

    Efetivo: Seleção Brasileira de 70 (jogou bonito e levou, combinação de eficaz e eficiente).
  • I) CORRETO. Ser eficiente é fazer da melhor forma, e a implantação deste sistema minimiza erros, pois erros nos cálculos de pagamentos geram prejuízos para o empreendimento.

    II) ERRADO. Isso nem sempre é solução para problemas financeiros da org. 

    III) ERRADO. Alcance do Objetivos --> EFICÁCIA / Meios utilizados --> EFICIENCIA 




    Fonte: Aberaldo Neves (ponto dos concursos)
  • EFICIENTE: Falar muito sem dizer nada;

    EFICAZ: Falar pouco mas falar bonito;

    EFETIVO: Falou o suficiente.

  • A primeira frase está certa. A implantação de um sistema automatizado deve gerar menos erros e uma maior velocidade do sistema de pagamento.

    Com isso, a organização gastará menos tempo e recursos humanos para atingir seus objetivos. Isto significa que ela aumentará sua eficiência.

    A efetividade da organização é medida pela sua capacidade de impactar sua realidade, gerar as mudanças necessárias no meio externo. Isto não é relacionado diretamente com a redução do número de funcionários ou com algum programa de terceirização.

    Estas práticas podem ser até danosas para a capacidade de executar suas atividades. Assim, a segunda frase está equivocada. O mesmo ocorre com a última frase. A banca inverteu os conceitos de eficiência e eficácia. Portanto, o gabarito é a letra B.


    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó