- 
                                I. A codificação pelo emissor, a transmissão, a decodificação e o feedback constituem o processo de comunicação. CORRETO.
 
 II. A comunicação formal se consolida nos fluxos direcionais ASCENDENTE, DESCENDENTE E LATERAL. Os fluxos de comunicação são baseados na direção em que esta é dada, como comunicação: para cima (ascendente), para baixo (descendente) ou para os lados (lateral).
 
 III. Como atividade gerencial a comunicação deve proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
 Esta alternativa está errada, pois é a LIDERANÇA, e NÃO A COMUNICAÇÃO, que deve proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos. Logo, alternativa "d" está incorreta, portanto a alternativa correta seria a "b".
- 
                                Concordo com o argumento do colega acima, mas acredito que o líder não o faz por outro meio senão a comunicação, o que torna correta a assertiva "III".
                            
- 
                                III. Como atividade gerencial a comunicação deve proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos. (CERTA)
 
 Vamos lá, um grande líder tem que saber se comunicar e persuadir pessoas em prol de um objetivo comum, que são o alcance de metas organizacionais.
 Pegamos grandes líderes da história, políticos, líderes religiosos. Possuem em comum que possuem grande facilidade em oratória o que atria muitas pessoas e de alguma forma motiva estas pessoas.
 
 Depedendo a forma de falar com  um subordinado, o chefe pode motivar ou desmotivar seu subordinado.
 
 Logo, comunicação e liderança andam de mãos dadas.
 
- 
                                É um absurdo a ESAF considerar o item I correto. Faltaram o receptor e o ruído. Além de administração ser uma matéria subjetiva, ainda temos que aceitar a prepotência das bancas em anular essas questões mal feitas. Precisamos de uma lei nacional que acabe com esses abusos.
                            
- 
                                Quanto à firmação III, a questão já especifica a comunicação como "atividade gerencial", o que envolve o conceito e as caracteristicas da liderança. Item correto.
                            
- 
                                Gabarito D
 
 Comentários do Professor Carlos Xavier, Estratégia concursos
 
 ITEM I. Certo. A codificação, a transmissão, a decodificação e o feedback são elementos que constituem o processo de comunicação, assim como afirmado pela questão. Além disso, a codificação realmente acontece no emissor.  	ITEM II. Errado. A comunicação formal pode acontecer tanto na direção vertical (mais comum) como na horizontal. Na direção vertical, ela pode ser tanto ascendente quanto descendente. Assim, quando afirma que o fluxo ascendente é exclusivo da comunicação informal, o item está errado.  	ITEM III. Certo. A comunicação deve buscar motivar os funcionários, fazê-los trabalhar bem em equipe (cooperar) e contribuir para sua satisfação nos cargos.
- 
                                E o receptor? Quando se fala em "constituir" deve ser apresentado todas as partes do processo de comunicação.
 
 Vejam Robbins (2002, p.277).
 
 Sei não hein!!!!
- 
                                Proposição III correta.
 
 Segundo Chiavenato a comunicação possui dois propósitos principais:
 
 1. Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas.
 2. Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
 
 Fonte: Processos Administrativos de Idalberto Chiavenato, pg 269.
 
 
- 
                                Minha gente, uma coisa é falar que o item está certo; outra é provar (por meio de uma bibliografia) que o mesmo é coerente com o autor X. A I, ao meu ver, não me soa correta.  Primeiro que codificação é um processo que se dá ao "meio, aparelho". Vamos ver o que diz a doutrina?  
 
 A comunicação pode ser vista como um processo composto por várias etapas (Rodrigo Rennó APUD Adaptado de Idalberto Chiavenato e Philip Kotler)  aqui apresentadas em maior número, com a finalidade de facilitar a compreensão desse processo: • Emissor/Fonte: é a pessoa que, desejando se comunicar, emite a mensagem para a outra parte. • Mensagem: é o conjunto de símbolos, é a ideia que o emissor quer transmitir. • Codificador: é o meio ou equipamento utilizado para converter a mensagem em código passível de ser transmitido. • Transmissor: é o meio ou aparelho utilizado para transportar a mensagem do emissor/fonte ao canal. • Canal: é o meio de transmissão da mensagem entre a fonte e o destino. • Decodificador: é o meio ou aparelho que decodifica a mensagem e a torna compreensível. • Receptor/Destino: é a pessoa para quem a mensagem foi enviada. É o destinatário da mensagem, que deve recebê-la e compreendê-la. • Feedback: é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor, e permite confirmar se a mensagem foi corretamente compreendida. • Ruído: é toda interferência estranha à mensagem que torna a comunicação menos eficaz: pode ser barulho, informação ambígua, canal inadequado, aparelho com defeito etc. Atenção → Em um processo de comunicação sempre existe algum ruído. 
 
- 
                                As quatro funções básicas da comunicação são:  controle, motivação, expressão emocional e informação. 
 
 TCE – Administração – Prof. Rafael Ravazolo
 
 
- 
                                Pessoal, importante se acostumar com o fato de que a maioria das bancas costumam usar uma lista incompleta em uma assertiva. Se não houver um item incorreto na lista ou se eles não utilizarem um expressão restritiva, vão considerar a assertiva correta. Nesse caso se a assertiva I fosse "...são os únicos elementos que constituem o processo de comunicação" seria considerada errada. Obviamente para ser mais clara a frase da assertiva I poderia ser "...são alguns dos elementos que constituem...", mas também a banca precisa dificultar um pouco né?! Não adianta se todo mundo acertar 100% da prova! O uso do verbo constituir não precisa significar a formação da integralidade de algo. Vanessa IPD, Quando uma pessoa fala diretamente com outra no mesmo ambiente as cordas vocais serão o aparelho codificador, não há necessidade de nenhum outro, então a codificação é feita diretamente pelo emissor, sem necessidade de um aparelho separado. Da mesma forma, se escrevo uma carta, é verdade que preciso de caneta e papel, mas o verdadeiro aparelho codificador nesse caso é a minha mão, tanto que a caneta poderia ser substituída por lápis e o papel por papiro. 
- 
                                Complementando... Item I está correto. Resumidamente esse é o processo de comunicação eficaz; Item II está incorreto. Temos comunicação forma ascendente quando são realizadas pesquisas de satisfação e pesquisa de clima, por exemplo; Item III está correto. Esse são objetivos da comunicação. Não há como incentivar funcionários e manter um clima agradável sem ser por intermédio da comunicação do gestor e seus liderados; FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. [Gab. D] bons estudos! 
- 
                                
                            
- 
                                Concordo com quem disse que está incompleta a I) e estaria errada e com quem disse que a I) não restringiu apenas aqueles elementos e também estaria certa. O que concluo é que quando sai o gabarito tem justificativa para tudo... ou seja, REZEM MEUS AMIGOS" 
- 
                                ITEM I - CORRETO: O Processo de Comunicação é composto de sete partes: 1. Fonte; 2. Codificação; 3. Canal; 4. Decodificação; 5. Receptor; 6. Retroação; e 7. Ruído.    ITEM II - ERRADO: Segundo Chiavenato os canais formais de comunicação são aqueles que fluem dentro da cadeia de comando ou responsabilidade da tarefa definida pela organização. Existem três tipos de canais formais: as comunicações descendentes, as ascendentes e as horizontais.   ITEM III - CORRETO: A comunicação como atividade gerencial não proporciona somente motivação, cooperação e satisfação nos cargos, mas controle, expressão emocional e informação.   Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)