- ID
- 797107
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- CBM-DF
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Química
- Assuntos
-
- Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria.
- Representação das transformações químicas
- Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro.
- Substâncias e suas propriedades
- Transformações Químicas
- Transformações: Estados Físicos e Fenômenos
A baixa umidade do ar contribui para a ocorrência de grande quantidade de queimadas da vegetação durante o inverno no DF. Essa umidade pode ser medida em termos absolutos ou relativos. A umidade absoluta fornece uma medida da massa de água por unidade de volume de ar ou por unidade de massa de ar. Já a umidade relativa é definida como a razão, expressa em porcentagem, entre a concentração de água presente em determinado volume de ar atmosférico e a concentração máxima que pode estar presente, nesse mesmo volume e à mesma temperatura, sem que ocorra condensação do vapor de água.
Com base nas informações acima apresentadas, considerando o comportamento ideal para todos os gases, o fato de a densidade da água, a 20 ºC, ser igual a 1,0 g/mL e sabendo que a condensação do vapor de água contido no ar atmosférico, a 20 ºC, ocorre quando a umidade absoluta atinge 17,0 g/m3, julgue o próximo item.
A 20 ºC, o volume de água líquida formado a partir da condensação de toda a água contida em 1,0 m3 de ar atmosférico, com umidade relativa de 20%, é igual a 4,0 mL.