-
HAMMER e CHAMP definem a Reengenharia, em linhas gerais, como o REPENSAR FUNDAMENTAL e a REESTRUTURAÇÃO RADICAL DOS PROCESSOS que visam a alcançar drásticas melhorias em indicadores de desempenho, tais como, custos, qualidade, atendimento e velocidade. Está voltada para a ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS, com vistas à melhoria do PROCESSOS e sua implementação, e conseqüente redução dos custos, rapidez no atendimento, motivação dos colaboradores e maior controle dos processos.
-
Reengenharia é definido como o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.Portanto, o erro da questão proposta é dizer que a reengenharia está voltada para a "automação e robotização" dos processos de trabalho.
-
A reengenharia está preocupada em fazer cada vez mais com menos. Seus três componentes são: pessoas, TI e processos. Na verdade, a reengenharia focaliza os processos organizacionais. A reengenharia nada tem a ver com a tradicional departamentalização por processos. Ela simplesmente elimina departamentos e os substitui por equipes. Apesar de estar ligada a demissões em massa devido ao consequente downsizing e à substituição de trabalho humano por computador, a reengenharia mostrou a importância dos processos horizontais das organizações e do seu tratamento racional.
-
Acredito também que a palavra "aprimoramento" é fator substancial para o erro da questão pois a Reengenharia não aprimora, mas parte para um estudo e uma completa mudança no processo.
-
Infelizmente acontece essa substituição de mão de obra por equipamento, pois a reengenharia está preocupada em fazer cada vez mais com cada vez menos, mas esse não é um dos objetivos, é uma consequência.
-
Discordo da colega Mila!
A reengenharia é justamente uma das vantagens da departamentalização por processos, por meio da qual as organizações procuram reinventar-se atraves do total redesenho dos processos.
-
Bom dia Pessoal,
Tambem concordo com o nosso colega em dizer que o erro da questao esta na seguinte situacao ' Qdo a banca fala que esta voltada pra automacao e robotizacao dos processos' isso nao e verdade e reengenharia e uma mudancao em todos os aspectos da empresa e nao uma Forma Robotizacao dos processos
Bons estudos
-
A reengenharia não é voltada para a automação e robotização dos processos de trabalho.
"Reengenharia é o ato de repensar e reprojetar de forma de forma radical os processo de uma empresa para obter melhorias drásticas em desempenho." (Hammer). Reengenharia É Por tudo abaixo e refazer novamente. Há que proceder ao seu redesenho, se necessário a partir do zero, isto é, como de uma folha de papel em branco. 'jogar fora' os atuais processos e começar de novo, utilizando o poder da moderna tecnologia da informação para redesenhar completamente os processos, de forma a alcançar profundos melhoramentos no seu desempenho.
A reengenharia se fundamenta em quatro palavras chave:
- Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira?
- Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.
- Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe.
- Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “que” e o “porque” e não o “como” do processo.
-
O termo reengenharia foi usado pela primeira vez no mundo dos negócios em 1990, no
artigo “Reengineering Work: Don´t Automate, Obliterate”, de Michael Hammer.
Traduzindo o nome do artigo temos “Reengenharia do trabalho: não automatize,
elimine”.
A partir daí a reengenharia ganhou o mundo, se transformou num dos maiores
modismos da administração. Como nem sempre ela foi aplicada da forma correta,
passou a ser muito criticada por diversos setores. O resultado é que muitas empresas
tiveram melhorias consideráveis, enquanto outras gastaram muito dinheiro para não
obter resultado nenhum.
Como podemos observar no título do artigo, a reengenharia não é automação, ou seja,
não é troca de pessoas por máquinas. É muito importante isso. Na prática, a
reengenharia até significou a substituição de pessoas por máquinas, mas na teoria o seu
objetivo era outro.
Fonte: aula pdf - STM 2010
-
CAMPANHA!
O SITE PRECISA URGENTEMENTE DE UM PROFESSOR PARA COMENTAR E EXPLICAR AS QUESTOES!
-
A reengenharia, NÃO é concebida como um aprimoramento ou redesenho de processos
-
Na minha opinião as explicações dos colegas são pertinentes, diminuí-las porque não saem de um professor "famoso" (subentendi) não é um bom julgamento! Concordemos que ao se estudar para concursos de analista o melhor que se tem a fazer é ser professor de si mesmo (autodidata) - dica analise o comentário mais votado - geralmente está bem explicado!
Dentre nossos comentaristas têm muitos professores concurseiros!
Obrigado pelos comentários e bons estudo a todos!
-
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
-
A reengenharia é uma técnica de mudança radical nos processos da organização, que consiste em redesenhá-los a partir do zero e com foco no cliente. A questão está errada ao falar que a reengenharia objetiva reduzir o número de colaboradores. Ela não tem nada a ver com isso!
GABARITO: Errado.
-
Durante os anos 90, emergiu uma nova ferramenta de redesenho de processos denominada Reengenharia. É um método que busca modificar a empresa de uma forma radical, é 0 princípio da folha em branco, iniciar do zero, por meio do redesenho dos processos.
Reengenharia de processos versus melhoria de processos
Reengenharia é a ação de reorganizar uma empresa, reduzindo 0 número de departamentos e/ou níveis hierárquicos, muitas vezes com a dispensa de funcionários (MICHAELIS, 2003).
Para Davenport (1994) a reengenharia de processos distingue-se da melhoria de processos, que visa a um nível inferior de mudança. Se a reengenharia de processos significa a realização de um trabalho de maneira radicalmente nova, a melhoria de processos significa apenas a realização desse mesmo processo com uma eficiência e eficácia um pouco maior.
☛Fonte: Prof.ª Giovanna Carranza - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Para os concursos de Analista e Técnico – Coleção Tribunais e MPU
-
Não é um dos objetivos, MAS é uma consequência.