SóProvas


ID
80347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da validade dos negócios jurídicos e da possibilidade
de sua anulação, em cada item subseqüente é apresentada uma
situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Os pais de Hoterlino, jovem de 19 anos de idade, faleceram em grave acidente automobilístico, herdando ele todos os bens e passando a residir com seus avós maternos. Tempos depois, necessitando saldar dívidas contraídas com cartão de crédito, fez, sozinho e de boa-fé, a venda de uma casa de praia a um casal de argentinos residentes na França. Nessa situação, essa venda é anulável, pois trata-se de negócio jurídico efetuado por indivíduo relativamente incapaz não assistido por seus representantes legais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.A venda não será anulável tendo em vista ter sido realizada por relativamente incapaz, tendo em vista que nos termos do Código Civil, conjugando-se os arts. 3º e 4º, Hoterlino é TOTALMENTE CAPAZ, por ter 19 anos de idade.
  • CODIGO CIVIL 2002Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
  • errado.Maioridade absoluta >= 18 anosExceto: Deficiente mental e demais outros casos de incapacidade de direitos de fato.Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.
  • ERRADA. Se Hoterlino possui 19 anos de idade, então ele é plenamente capaz e não precisa de representante ou assistente.

  • Pessoal, na boa.
    Não gosto de fazer esse tipo de comentário, mas essa questão é muito fácil.
    O que leva o examinador elaborar uma questão dessas?
    Lamento, mas precisei desabafar!
  • Grande Glauber,

    Na hora da prova, alguém pode estar resolvendo tão rápido que lê 16 no lugar de 19, e a questão que era simples vai por água abaixo. Não despreze nenhum tipo de questão, pois essa situação pode acontecer até mesmo com um estudioso como você.

    Bons estudos.
  • Nas minhas provas nunca vem uma dessas...

  • Verdade, José Maria. Não devemos subestimar nenhum tipo de questão.