SóProvas


ID
80464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens , acerca dos tipos de auditoria e seu
planejamento.

Na auditoria específica para apuração de erros e fraudes, contratada por empresas que não mantêm auditores internos e sabem que há alcance, desvio ou mesmo falta de prestação de contas, mas desconhecem a causa da irregularidade, bem como suas dimensões e o(s) responsável(eis) por esta, o trabalho compreende menor extensão e maior profundidade em relação à conta ou ao elemento patrimonial sob investigação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
     
    No caso apresentado o tipo de auditoria é a especial.
     
    Quando já foram detectadas as fraudes e os erros e a administração que conhecer a causa, o causador e extensão das irregularidades para avaliá-las, o trabalho é específico, direcionado e tem como objetivo somente a apuração de erros e fraudes.
     
    Como a assertiva trata da conta ou do elemento patrimonial sob investigação, podemos deduzir que a administração sabe onde existe a fraude ou o erro, mas quer descobrir a sua causa e efeito; nesse caso os testes serão direcionados somente para aquelas contas ou elementos, de forma que o trabalho seja menos amplo e mais profundo.

    fonte: professor Cláudio Zorzo
     
  • Um exemplo que ilustra bem é o filme o contador ele é contratado justamente só para detectar se houve fraude ou não.
  • TEC CONCURSOS

        

    Item certo. Questão doutrinária. Segundo os autores Franco e Marra (Auditoria Contábil, Atlas, 4a Edição, pág. 215), existe um tipo de auditoria contratada por empresas que não mantém auditores e os procuram nos momentos em que o erro e a fraude se manifesta. Desconhecendo-se a causa, a irregularidade, bem como seu volume e autor. Nesses casos, a auditoria confunde-se com a perícia contábil, compreendendo menor extensão, porém maior profundidade nos exames. Menor extensão, porque analisa apenas aquilo que está relacionado ao erro ou fraude. Maior profundidade porque o exame do elemento/conta é feito de forma minuciosa, que não seria observada em outros tipos de auditoria. Como as fraudes e os erros já foram detectados e a administração quer apenas conhecer a causa, o trabalho deverá ser somente para apuração dessas fraudes e erros, ou seja, um trabalho específico, diminuindo a extensão e aumentando a profundidade (detalhamento) em relação à conta ou ao elemento patrimonial sob investigação.