SóProvas


ID
80473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os itens , acerca dos tipos de auditoria e seu
planejamento.

Segundo a orientação do TCU, na fase de planejamento, a equipe de auditoria deve construir uma visão geral do objeto a ser auditado. Entre as fontes de informação disponíveis, recomenda-se que notícias veiculadas pela mídia não sejam levadas em conta, a fim de se evitar a contaminação ou o direcionamento dos trabalhos, que devem caracterizar-se pela isenção e pela objetividade.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se levar em conta TODA a informação disponível, INCLUSIVE as notícias veiculadas pela mídia. Questão ERRADA!
  • Segundo o Prof. Marcelo Aragão:

    "Na fase de planejamento, a equipe de auditoria deve, preliminarmente, construir uma visão geral do objeto a ser fiscalizado, podendo fazer uso, entre outras, das seguintes fontes de informação:(*) Sistemas Informatizados;(*) Cadastros existentes na Unidade Técnica a que se vincula o órgão/entidade auditado;(*) Legislação e normas específicas;(*) Contas dos últimos exercícios;(*) Fiscalizações anteriores, incluindo papéis de trabalho;(*) Outros processos relacionados ao órgão/entidade auditado ou ao objeto da auditoria;(*) Servidores do TCU que tenham participado de trabalhos recentes no órgão/entidade auditado ou em objetos afins;(*) Órgãos de controle interno;(*) Próprio órgão/entidade auditado;==> (*) Notícias veiculadas na mídia; (*) Trabalhos acadêmicos publicados;(*) Tribunais de Contas Estaduais e Municipais e Ministério Público;(*) Possíveis ações judiciais concernentes ao órgão/entidade auditado;(*) Levantamentos anteriores sobre o objeto;"
    Logo, Gabarito: Errado
  • Segundo o Manual de auditoria do TCU as Fontes de informação são:


    Deve-se identificar a fonte específica para cada tipo
    de informação. Exemplos de fontes de informação:
    a) documentação legal e institucional que dá
    suporte ao objeto de auditoria;
    b) legislação orçamentária (PPA, LDO e
    LOA);
    c) missão declarada, planos estratégicos e
    relatórios de gestão;

    d) pronunciamentos feitos e decisões tomadas
    pelas autoridades competentes;
    e) organogramas, diretrizes internas e manuais
    operacionais;
    f) atas de reuniões;
    g) sistemas de informações gerenciais;
    h) bases de dados informatizadas;
    i) sistemas de informações da administração
    pública (SIAFI, SIGPlan, SIDOR, SIASG);
    j) bibliografia especializada;
    k) gestores e especialistas;
    l) beneficiários de programas governamentais;
    m) relatórios e estudos produzidos por fonte
    credenciada;
    n) mídia especializada.

     

    in https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questoes/disciplina/Auditoria+Governamental/assunto/Planejamento+e+Programa+de+Auditoria

  • Trata-se das atividades preliminares da fase de planejamento. A equipe de auditoria deve, preliminarmente, construir uma visão geral do objeto a ser fiscalizado, podendo fazer uso das seguintes fontes: sistemas informatizados, fiscalizações anteriores, controle interno, mídia, possíveis ações judiciais, dentre outras.

  • Durante a construção da VGO, o auditor utiliza várias informações para construir o seu conhecimento acerca do objeto auditado. 

    Legislação, o histórico do objeto, pesquisas acadêmicas, trabalhos anteriores de auditoria sobre o objeto são bastante utilizados para a construção da VGO. 

    A mídia também pode ser utilizada para isso, pois é fonte importante de informações que podem ajudar o auditor a entender como o objeto funciona. 

    Apesar de a mídia poder ajudar o auditor na VGO, ela não pode ser usada como evidência na auditoria. Assim, notícias podem ajudar a compor a VGO, mas não são caracterizadas como evidência de auditoria.

    Resposta: Errado

  • Errado

    Vencidas as providências administrativas para o trabalho de auditoria, começa uma etapa

    que pode ser chamada de construção da visão geral do objeto ou análise preliminar do objeto

    auditado, que consiste no levantamento de um conjunto de informações relevantes sobre o

    objeto auditado para adquirir-se o conhecimento necessário à formulação das questões que

    serão examinadas pela auditoria.

    Entre as fontes de informações consideradas, incluem-se notícias veiculadas na mídia. Essas informações auxiliam o auditor na compreensão geral do objeto, além de constituir indícios e indicadores relevantes para a auditoria.

    Logicamente, que a confiabilidade, a fidedignidade e a relevância dessas informações são examinadas e confirmadas pelo auditor, para que possam ser consideradas como evidências de auditoria.

    Prof. Marcelo Aragão - GranCursos