SóProvas


ID
80605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação
e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de

Para a administração pública gerencial, ao contrário do que ocorre na administração pública burocrática, a flexibilização de procedimentos e a alteração da forma de controle implicam redução da importância e, em alguns casos, o próprio abandono de princípios tradicionais, tais como a admissão segundo critérios de mérito, a existência de organização em carreira e sistemas estruturados de remuneração.

Alternativas
Comentários
  • A administração pública gerencial não abandonou todos os principios tradicionais da administração pública burocrática, tais como como a admissão segundo critérios de mérito, a existência de organização em carreira e sistemas estruturados de remuneração.
  • A administração pública burocrática coibi os abusos, cria regras para o funcionamento da máquina estatal, e combate o nepotismo e a corrupção.Por outro lado, a gererencial preocupa-se mais com a eficiência, o dinamismo operacional como forma de flexibilização da administração.
  • RESPOSTA: ERRADA

    Primeiro erro: é que a Administraçao gerencial ainda se utiliza de algumas caracteristicas da Adminstração Burocratica.

    Segundo erro: que esta expresso na questão Admissão segundo critérios de mérito, pois  é uma afronta ao Art. 37da C/F.

    ART.37C/F. A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos príncipios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: ( príncipio da eficiência EC 19/98).

    II. a investidura em cargo público ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e titulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvados as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

  • Pela minha concepção, eu acho que critérios de mérito entram sim na hora de admitir um servidor. Pois a pessoa somente será servidora pública caso tenha um merecimento, uma aptidão, uma superioridade, que será comprovada passando em um concurso de provas ou de provas e títulos.

    Caso alguém tenha algum respaldo comprobatório que me contradiz, por favor, mande a resposta a minha caixa de entrada. Eu não quero errar uma questão desse tipo em algum concurso.

  • A questão é errada. Apesar da insatisfação com o modelo burocrático, não podemos entender que a administração gerencial abandone todos os seus princípios.

    Essa questão foi copiada do Plano Diretor, segundo o qual:
    A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.

    Muitos dos princípios burocráticos permanecerão, entre eles: a divisão do trabalho, a racionalidade, a impessoalidade, o universalismo de procedimentos, admissão por critérios de mérito, estruturação dos cargos em carreira, separação entre cargo e ocupante, entre tantos outros.
  • Na administração gerencial, a flexibilização de procedimentos não impacta em retirar alguns aspectos da burocracia que fortalecem os resultados da administração, como a impessoalidade, o treinamento, a admissão segundo critérios de mérito, carreiras organizadas, etc. Todos esses princípios continuam válidos na administração gerencial, ao contrário do que está dito na questão em análise.

  • Para a administração pública gerencial, ao contrário do que ocorre na administração pública burocrática, a flexibilização de procedimentos e a alteração da forma de controle implicam redução da importância e, em alguns casos, o próprio abandono de princípios tradicionais, tais como a admissão segundo critérios de mérito, a existência de organização em carreira e sistemas estruturados de remuneração,

     

    olhando a parte destacada, temos um absurdo, olhe o concurso público, passa quem tem mérito,

     

    gabarito errado.

  • Nem cheguei a ler  a questão toda , no momento em que cheguei a palavra ´´abandono´´, lembrei das pegadinhas da cespe que são muito comuns em querer dizer, que houve abandono/ruptura de um modelo para o outro.

    CONTINUEM FIRME , É CHEGADA NOSSA HORA CONCURSEIROS!

  • Não abandonou, Questão errada.
  • Gabarito - Errado.

    Na administração gerencial, a flexibilização de procedimentos não impacta em retirar alguns aspectos da burocracia que fortalecem os resultados da administração, como a impessoalidade, o treinamento, a admissão segundo critérios de mérito, carreiras organizadas, etc.

    Todos esses princípios continuam válidos na administração gerencial.

  • essa questão me falou isso de um jeito tão confiante q eu acreditei nela :(