-
Não gostei da questão mas...
"Contratualização é conceder autonomia em troca de resultados. É a mudança do controle com foco no processo, característica da adm burocrática, para o controle de resultados. A administração confia no servidor, deixa ele escolher os meios, mas controla os resultados.Fala também em "mesmo com estrito monitoramento permanente", mas isto não é controle de processo, é controle de resultados. É o acompanhamento contínuo dos resultados do gestor, pois depois a questão fala em "delegação de competência suficiente para escolher os meios". A adm gerencial não abandona o controle. Ela só muda o foco dom processo para o resultado. Podemos dizer até que é um rígido controle de resultados."
Rafael Encinas
-
Acho que essa questão fala bastante de Administração Pública. Antes do modelo gerencial, havia o burocrático que buscava romper com o patrimonialista, pois separava os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Havia um controle fortíssimo de todas as atividades do administrador.
Com o modelo gerencial, desloca-se o foco do princípio da legalidade, do controle de procedimentos, para enfatizar o controle de resultado a ser obtido pela administração, com o cumprimento de metas e emprego eficaz do dinheiro público, havendo redução de custos e buscando-se o emprego eficaz do dinheiro público e, por consequência, aumentando a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. Em síntese, a Administração Pública gerencial busca o atingimento de metas com a eficiência necessária.
-
Coitado de quem teve que responder essa questão no dia da prova rs
-
CERTO. De acordo com a mudança gerencialista em direção ao controle de resultados, deve ser dada autonomia para o gestor poder buscar os melhores resultados possíveis dentro do contexto que trabalha. Entretanto, esta autonomia não é total e este servidor deve ser constantemente monitorado pelos órgãos de controle.
-
Típica questão da CESPE para deixar em branco.
-
O Q Concursos poderia criar a opção DEIXAR EM BRANCO, para vermos estatísticamente quantas questões optaríamos por não responder afim de não prejudicarmos resultado em uma possível avaliação Real bem como compararmos o desempenho dos colegas neste sentido.
-
Gabrito: CERTO:
Strito Monitoramento Permanente, através, por exemplo, da capacitação dos servidores, que tem por finalidade o incremento da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos, de modo a melhor atender às necessidades da sociedade, que a custeia.
O interesse público de ter na prestação dos serviços do Estado agentes capacitados se coaduna ao propósito do curso de atender à necessidade de formação e qualificação da gestão pública em todos os entes da Administração Direta e Indireta.
--- > capacitar os gestores e técnicos para o desenho e a gestão do planejamento;
--- > capacitar os servidores para utilizar e avaliar diferentes metodologias quantitativas e qualitativas, tecnologias de informação e instrumentos de análise de políticas na gestão programas sociais e formar tecnicamente gestores públicos para acompanhar, avaliar, monitorar, controlar e auditar a execução de metas físicofinanceiras das políticas públicas, promover a melhoria das funções exercidas pelos servidores, desde o início da sua carreira, com reflexo direto na prestação de serviço ao cidadão.
-
Estrito monitoramento dos agestes públicos no controle por resultado? WTF????
Vamos combinar que a banca forçou a mão aí... Qualquer que fosse o gabarito ela teria como fugir pela tangente. Esse tipo de questão é literalmente um tiro no escuro!
-
Muito subjetiva
-
Questão altamente subjetiva!
Acertei, mas não sabia. Digo o porquê.
A descentralização de resultados através de maior autonomia dada aos servidores é incerto. Reduzir a burocracia em troca de liberdade funcional não quer dizer que existe um efetivo controle de resultados. Além disso, a delegação de competência sob o fundamento de confiança é algo arriscado no serviço público, apesar de normal, os fatos cotidianos estão aí para comprovar os resultados disso (sem generalizar).
Enfim, o que vale é acertar. Quando cair em prova que a descentralização de resultados através da margem dada ao servidor para que aja por autonomia própria (respeitando a lei) e a critério próprio escolher o meio mais viável para o serviço, a questão está correta.
Bons estudos.
-
Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, é correto afirmar que: O controle dos resultados de forma descentralizada, na administração pública, depende de um grau de confiança limitado nos agentes públicos, que, mesmo com estrito monitoramento permanente, devem ter delegação de competência suficiente para escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas.
-
creio que seja por quê esta "delegando" a execução das mestas prefixadas, pois o controle é da administração, porém se fosse "outorga" não teria esse monitoramento