-
se fez a comunicaçao, nao seria o caso de omissao
-
Os conceitos estão trocados. Leia-se omissão na definição da distorção e vice-versa. O cespe faz muito este tipo de questão, com inversão de 2 conceitos.
-
MINHA ETERNA DICA DO CESPE:
Sempre que existir VERBOS nas questões, ANALISE-OS, busque os SIGNIFICADOS e os SINÔNIMOS.
São esses tipos de questões que te tira de um concurso PÚBLICO.
OMISSÃO = Ocultar, esconder, negar
Logo, a afirmação se contradiz ao dizer que tem EXCESSO DE INFORMAÇÕES!
Exemplo: Omissão de socorro!
-
Eu acho que quando a questão aborda "comunicação pública" ela não se refere à comunicação de um superior ao seu subordinado, à qualidade essa comunicação ou como ela se dá. Acredito que o conceito de de comunicação pública tem a ver, a grosso modo, com a maneira pela qual a Administração Pública cumpre com seu dever de transparência, quais são e como se desenvolvem os canais de comunicação entre ela e os administrados/sociedade/cidadãos, e por aí vai...
-
1.Omissão: exclusão de dados ou informações comprometendo a totalidade ou a significância do processo de comunicação.Segundo Chiavenato (2008, p.80) “certos aspectos ou partes importantes da comunicação são omitidos, cancelados ou cortados por alguma razão, fazendo com que a comunicação não seja completa ou com que seu significado perca alguma substância”.
2.Distorção: a partir da percepção individual a comunicação poderá ser distorcida.“Quando a mensagem sofre alteração, deturpação, modificação, afetando e modificando seu conteúdo e significado”. (CHIAVENATO, 2008, p.81)
3.Sobrecarga: aumento de mensagens afetando o entendimento. “Quando a quantidadede comunicação é muito grande e ultrapassa a capacidade pessoal do destinatário de processar as informações, perdendo parte delas ou distorcendo seu conteúdo”.(CHIAVENATO, 2008, p.81)
-
Leonardo Gouveia, penso que vc quis se referir à troca por "omissão" e " sobrecarga".
-
"as chefias não transmitem a orientação necessária à realização..." - Omissão
"quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário de processá-las adequadamente" Sobrecarga
-
" O Cespe, nesta questão, trocou os conceitos. Quando ocorre uma omissão na comunição, as informações ou orientações não são transmitidas. Já o excesso de comunicações é uma distorção, e não uma omissão. O gabarito é questão errada."
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos.
-
Os tipos de barreiras à comunicação são os seguintes:
> omissão: ocorre quando há supressão de informações do conteúdo da mensagem transmitida.
> distorção: ocorre quando há uma alteração no conteúdo da mensagem transmitida.
> sobrecarga: ocorre quando a quantidade de informações excede a capacidade do canal, fazendo com elas cheguem ao receptor distorcidas ou, em parte, omitidas.
GABARITO: ERRADO.
-
Barreiras à Comunicação
1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.
2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.
3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.
4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.
5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.
6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.
Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:
a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.
c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.
d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.
e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.
As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
O enunciado errou nos conceitos. A não transmissão de informações é chamada de omissão, e não distorção. Além disso, o excesso de informações acima da capacidade do destinatário é chamado de sobrecarga de informações, e não omissão.
Gabarito: E
-
O enunciado traz alguns exemplos de barreiras à comunicação, contudo, comete alguns deslizes nos conceitos, vejamos:
“Quando as chefias não transmitem a orientação necessária” temos uma omissão e não uma distorção.
“Quando a quantidade de informações transmitidas excede a capacidade do destinatário” temos uma sobrecarga de informação e não uma omissão.
Gabarito: ERRADO