SóProvas


ID
808609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne ao Congresso Nacional e a entendimentos jurisprudenciais do Supremo Tribunal Federal, julgue o  próximo  item.


O julgamento das contas do chefe do Poder Executivo, seja este federal, distrital, estadual ou municipal, é exclusivo do Poder Legislativo respectivo; sendo que o tribunal de contas exercerá, nesse caso, função auxiliar, limitando-se à elaboração de parecer prévio a fim de auxiliar a atuação do Poder Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as observações do professor Ricardo Vale e Nádia Carolina (Estratégia Concursos): 


    Os Tribunais de Contas são órgãos vinculados ao Poder Legislativo, sem subordinação hierárquica a qualquer órgão deste Poder. Sua autonomia é garantida constitucionalmente. Destaque-se que, embora estejam vinculados ao Poder Legislativo, não exercem função legislativa, mas de fiscalização e controle, de natureza administrativa.

    A missão desses órgãos é ORIENTAR o Poder Legislativo no exercício do controle externo. Para isso, a CF/88 lhes confere autonomia. Esses órgãos podem, inclusive, realizar o controle de constitucionalidade das leis. Veja o que entende o STF a respeito desse assunto:


    Súmula 347 do STF: O Tribunal de Contas, no exercício de suas atribuições, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Público.

    Esse controle de constitucionalidade não se dá em abstrato (lei em tese), mas sim no caso concreto (via de exceção). Por meio dele, pode a Corte de Contas deixar de aplicar um ato por considerá-lo incompatível com a Constituição.

  • Não entendi, o TCU não se limite a elaborar parecer....por que essa questão está correta?

  • Realmente, fiquei com a mesma dúvida da Gabriela ?!

  • De fato a questão está com a redação estranha, mas  o artigo 71 inciso I da CF que diz Compete ao Tribunal de Contas "apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar do seu recebimento".

    A questão pede, "nesse caso", ou seja, no caso de prestação de contas anuais".

  • A questão mencionou "nesse caso", somente em outros casos que o TCU julga, no julgamento das contas do chefe do Poder Executivo o tribunal só elabora parecer mesmo, como citado pela Ana Paula.

  • Tribunal de contas aprecia.


  • ITEM - CORRETO - 

    CF, Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;


    CF, Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;




  • Em relação às contas do chefe do Executivo o tribunal de contas somente aprecia. No tocante aos demais administradores públicos o tribunal tem competência para julgar.



  • "No tocante à contas do Presidente da República, o TCU (art. 71, I, da CF), o TCU tem competência, tão somente, para apreciá-las, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado no prazo de sessenta dias a contar do seu recebimento. Portanto, não cabe ao TCU julgar as contas do Presidente da República. Quem as julga é o Congresso Nacional, consoante estabelece o art. 49, IX, da CF. 
    Quanto às contas dos demais administradores públicos, o TCU dispõe de competência para julgá-las, por força do inciso II do art. 71 da Carta Magna. 
    Esse modelo, em decorrência do disposto no art. 75 da Carta Política, é de observância obrigatória no âmbito dos estados, do DF  e dos municípios". 
    MA & VP, Descomplicado, 22ª edição, pg. 905;
  • Certo


    De acordo com o inciso I do art. 71 da Constituição Federal, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, que tem a competência de apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.


    Em âmbito estadual/distrital e municipal, o julgamento das contas dos governadores e prefeitos se dará com auxílio dos tribunais de contas estaduais e, no caso de municípios em que houver tribunal de contas municipal, com auxílio deste


  • Adendo:

     

    A competência para julgamento das contas do Chefe do Poder executivo, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal, é sempre exclusiva do  respectivo Poder Legislativo ( Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, Câmara Legislativa e Câmara Municipal). Nessa hipótese, caberá às cortes de contas, apenas, a elaboração de um parecer prévio, como forma de auxílio à tarefa da Casa legislativa.

     

    FONTE: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo Direito Constitucional Descomplicado. 15ª. edição. São Paulo: Método, 2016. p.477

     

    bons estudos

  • A única ressalva que faço -  se eu não me engano só São Paulo e o Rio de Janeiro,ambas capitais,  é que possuem TC-municipais. No entanto devemos levar em consideração a teoria e não o caso concreto.

  • Questão com redação tosca , diz que é exclusivo do legislativo!

  • Questoes do cespe= conhecer a lei + saber interpretar depois.

  • Questão linda! Questão resumo de raciocínio!

  • Gabarito Correto.

    CN - julga.

    TCU - parecer prévio.

  • ATENÇÃO a um detalhe importante:

    Os pareceres prévios elaborados pelo TCU e pelo Tribunal de Contas de determinado Estado são meramente opinativos, não possuindo caráter vinculativo, PORÉM, em se tratando de parecer elaborado pelo TC de determinado MUNICÍPIO a Câmara de Vereadores estará vinculada a ele. Neste caso, tal parecer só deixa de prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da Câmara.