SóProvas


ID
810781
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C 

    mamão com açúcar, hein!

    a) É livre a manifestação do pensamento, sendo facultado o anonimato. (ERRADO)
    CF/88 Art. 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
     
    b) É assegurado o direito de resposta, desproporcional ao agravo, além da indenização por dano exclusivamente moral ou à imagem. (ERRADO)
    CF/88 Art. 5º  V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
     
     
    c) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. (CERTO)
    CF/88 Art. 5º II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
     
    d) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, desde que haja prévia licença. (ERRADO)
    CF/88 Art. 5º X - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
  • Parábens pelo comentário Blenda Gomes, mesmo a questão sendo fácil poderá auxiliar as pessoas que estão começando a estudar agora.


    bons estudos.
  • Apenas acrescentando mais informações sobre a resposta correta.

    Art. 5º, II - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de leiSegue nesse inciso o princípio da legalidade que protege o indivíduo frente a atuação arbitrária do Estado. Assim, só por meio das espécies normativas devidamente elaboradas conforme a Constituição podem-se criar obrigações para o indivíduo, pois expressam a vontade geral. Aos particulares é lícito fazer tudo aquilo que a lei não proíba. Não é necessária uma lei autorizando determinado comportamento, basta que não exista uma norma que o proíba. Por outro lado, para os agentes públicos, o princípio da legalidade tem outra conotação. Com efeito, o agente público somente pode agir conforme o estabelecido em lei. Significa dizer que se não houver previsão legal para determinada atuação, não há possibilidade de o poder público proceder daquela forma.

    Professor Frederico Dias

  • Concordo plenamente com Rodrigo e muito obrigado pelos comentários Brenda Gomes.
  • a) Correção. art. 5º IV. é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
    b) Correção. art 5º V. é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
    c) Correta. art 5º II. ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
    d) Correção.art 5º IX. é livre a expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, imdependentemente de censura ou licença.
  • GABARITO:  LETRA C
    De acordo com o art. 5º da Constituição Federal de 1988:
     
    a)      É livre a manifestação do pensamento, sendo facultado o anonimato. (ERRADO)
    Explicação: Está desacordo com o inciso IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;”
     

    b)      É assegurado o direito de resposta, desproporcional ao agravo, além da indenização por dano exclusivamente moral ou à imagem. (ERRADO)
    Explicação: Está desacordo com o  inciso V - "é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
     
    c)      Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. (CORRETO)
    Explicação: Está de acordo com o inciso II – “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;”
     

     d) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, desde que haja prévia licença. (ERRADO)
    Explicação: Está de acordo com o inciso X “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    Passemos a analise das afirmativas:

    A) INCORRETA. 

    É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato (art. 5º, IV, CF/88).

    Observe que a Constituição garante a manifestação de pensamento, mas veda o anonimato em função de alguém atingir o direito de outra pessoa. Logo, sua identificação será crucial para permitir sua responsabilização.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem (art. 5º, V, CF/88). 

    Súmula STJ 227: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral.

    B) INCORRETA. 

    É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem (art. 5º, V, CF/88). 

    Alternativa equivocada, devendo haver proporcionalidade na resposta, ademais, o dano não é assegurado apenas a moral ou a imagem, mas também o material, nos moldes do diploma sobredito.

    C) CORRETA. 

    Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II, CF/88).

    A alternativa reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    D) INCORRETA. 

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença (art. 5º, IX CF/88).

    A alternativa equivocada. Não há dependência concernente à censura ou licença.

    Note: qualquer censura institucionalizada que seja imposta sem justificação constitucional caracterizará uma intervenção violadora do âmbito de proteção dessa liberdade.

    AMPLIANDO O CONHECIMENTO: Em junho de 2015, o Plenário do STF julgou (decisão unânime) procedente a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4815 e declarou não ser exigível a autorização prévia do biografado para a publicação de biografias.

    Fonte: CF 88.

    GABARITO DA QUESTÃO: C.