SóProvas


ID
811918
Banca
CETRO
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Na recuperação judicial de empresas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  
     

    Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

    Art. 59. O plano de recuperação judicial implica novação dos créditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuízo das garantias, observado o disposto no § 1o do art. 50 desta Lei.

  • Lei de Falências.

    Art. 59. O plano de recuperação judicial implica novação dos créditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuízo das garantias, observado o disposto no § 1o do art. 50 desta Lei.

            § 1o A decisão judicial que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo judicial, nos termos do art. 584, inciso III, do caput da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil.

            § 2o Contra a decisão que conceder a recuperação judicial caberá agravo, que poderá ser interposto por qualquer credor e pelo Ministério Público.

  • Porquê a alternativa "a" está errada? Não é obrigatória a Assembléia Geral de Credores?
  • José algusto, a assembléia geral de credores não é obrigatória em recuperação judicial especial, como a que ocorre com micro empresas e empresas de pequeno porte (art. 72 lei 11101/05)

    • a) ERRADA-  NÃO é obrigatório, tanto que o artigo 64 diz que o devedor e seus administradores serão mantidos na condição da atividade empresarial sob fiscalização do Comitê, SE HOUVER...
    • b) ERRADA - artigo 49 - Estão sujeitos a recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, AINDA QUE NÃO VENCIDOS.
    • c) ERRADA - pois o artigo 50 constitui rol exemplificativo.
    • d) CORRETO - Conforme artigo 59. 
    • e) ERRADA, conforme artigo 64 supracitado na questão A.

  •  a) é obrigatória a constituição da Assembleia Geral de Credores. ERRADA - Lei 11.101/2005 - Art. 56. Havendo objeção de qualquer credor ao plano de recuperação judicial, o juiz convocará a assembléia-geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperação.

    obs.: a contrario sensu, não havendo objeção ao planode recuperação judicial não se constituirá a assembléia-geral de credores.

     

     b) estão sujeitos todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. ERRADA - Lei 11.101/2005 - Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos.

     

     c) o plano de recuperação não poderá envolver alienação judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor. ERRADA - Lei 11.101/2005 - Art. 60. Se o plano de recuperação judicial aprovado envolver alienação judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, o juiz ordenará a sua realização, observado o disposto no art. 142 desta Lei.

     

     d) o plano de recuperação implica novação dos créditos anteriores ao pedido. GABARITO - Lei 11.101/2005 - Art. 59. O plano de recuperação judicial implica novação dos créditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuízo das garantias, observado o disposto no § 1o do art. 50 desta Lei.

     

     e) durante o procedimento de recuperação, o devedor ou seus administradores serão afastados da condução da atividade empresarial. ERRADA - Lei 11.101/2005 - Art. 64. Durante o procedimento de recuperação judicial, o devedor ou seus administradores serão mantidos na condução da atividade empresarial, sob fiscalização do Comitê, se houver, e do administrador judicial, salvo se qualquer deles: