SóProvas


ID
819670
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere que um servidor redigiu um documento sobre um tema com o qual tem envolvimento emocional. Em consequência, usou uma linguagem indireta, com rodeios e empolgação para expor suas ideias. Esse texto deixou de atender ao seguinte requisito da qualidade da redação oficial:

Alternativas
Comentários
  • Estava na dúvida entre a D e E. Mas, a resposta correta é a B. =(
    Pensei que se o servidor redigiu com uma linguagem indireta, com rodeios e empolgação para expor suas ideias, ela não tinha sido claro. Mas, a questão correta afirma que o servidor não foi objetivo. ¬¬

    Objetividade, concisão e clareza são conceitos com significados próximos, e que podem nos atrapalhar nessas questões.

    A título de esclarecimento dos termos:

    conciso
    [Do lat. concisu.]
    Adjetivo.
    1.Em que há concisão (1):
    explicação concisa.

    2.Sucinto, resumido.
    3.Breve, lacônico.
    4.Preciso, exato:
    “Aires .... enche a sua velhice .... anotando, um pouco irregularmente, nos cadernos do seu Memorial, com língua precisa e concisa, a substância do que vê e sente...” (Mário Casassanta, Machado de Assis e o Tédio à Controvérsia, p. 18). [Antôn.: prolixo.]

    clareza
    (ê) [De claro + -eza (ê).]
    Substantivo feminino.
    1.Qualidade do que é claro ou inteligível:
    a clareza de uma frase.

    2.Limpidez, nitidez, transparência:
    a clareza da água.

    3.Qualidade da vista que percebe e distingue bem as coisas:
    Vê com clareza, não precisa de óculos. 

     
    Fonte: Novo dicionário Aurélio.

    "A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade."


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    Bons estudos!
  • Pelo que venho estudando, as características de um texto deve ter para estar no padrão de redação oficial são: impessoalidade, concisão, clareza, formalidade e uniformidade. Creio que a questão tenha levado em considerado objetividade como impessoalidade.
  • Bruna, o MRPR versa diversas vezes a respeito da objetividade...
  • "usou uma linguagem indireta, com rodeios e empolgação para expor suas ideias". Ou seja, usou de sua subjetividade ao invés de ser objetivo.

  • B)   Objetividade

    Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias.

     

    http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf