Alternativas
O plano estratégico é um documento que contém a relação de atividades de comunicação de longo ou médio prazo, e sua principal função é definir os veículos de comunicação a serem utilizados em uma campanha.
Nem todo planejamento estratégico precisa conter metas ou objetivos que permitam avaliar a efetividade das ações – mesmo sem indicadores, o planejamento retém um alto valor para a organização.
No planejamento estratégico, em geral realizado em conjunto por todos os funcionários da organização, é feita uma análise e discutidos, entre outros, os seguintes aspectos: (a) missão da empresa; (b) contexto empresarial; (c) objetivos globais; (d) estratégia global; (e) prioridades estratégicas; (f) alocação de recursos; e (g) realimentação do sistema organizacional.
O plano estratégico, na área de comunicação, envolve principalmente a ferramenta de propaganda, por seus altos investimentos – em geral, os custos com as demais ferramentas (relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, etc.) são bem inferiores, por isso não fazem parte explícita do plano.
O planejamento estratégico é um processo que permite à organização reagir positivamente às variações do meio ambiente e explorar melhor as oportunidades de mercado, por meio de um posicionamento de marketing bem definido, pelo uso de um conjunto de ações que têm por objetivo atingir metas definidas previamente.