Alternativa correta: Letra "d" A vitaliciedade só pode ser adquirida no primeiro grau de jurisdição após dois anos de efetivo exercício da carreira de juiz. Durante esse período, a perda do cargo dependerá de deliberação do tribunal a que estiver vinculado. Decorrido o período do estágio probatório, o juiz de primeiro grau se torna vitalício e, neste caso, o magistrado só perderá o cargo em razão de sentença judicial transitada em julgado.
Os membros dos Tribunais Superiores também gozam das mesmas garantias dos demais membros do Poder Judiciário porém, aqui, a vitaliciedade possui uma característica particular: é adquirida imediatamente no momento da posse, inclusive para aqueles que ingressam pelo quinto constitucional.
Comentários:
a) ERRADA. Diferentemente dos empregados públicos, os servidores públicos submetem-se a regime jurídico estatutário, vale dizer, a relação jurídica entre o agente e o Estado é definida diretamente por uma lei.
b) ERRADA. Somente são de competência da Justiça comum, estadual ou federal, conforme a esfera envolvida, os litígios decorrentes da relação de trabalho que envolvam servidores estatutários. Quanto aos empregados públicos, a causa é de competência da Justiça do Trabalho, a despeito de qual esfera pertençam.
c) ERRADA. Embora todo cargo público esteja necessariamente associado a uma função pública, nem toda função pública está associada a um cargo público.
d) CERTA. Em conformidade com o Art. 95, I, da CF, todos os juízes gozam de vitaliciedade, mas apenas os de primeiro grau se sujeitam ao período de dois anos do exercício:
Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:
I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;
e) ERRADA. A criação de cargos é reservada à lei, não podendo, portanto, ser delegada ao Poder Executivo.
Gabarito: alternativa “d”