-
Questão correta letra B
a) Em sua comunicação, Sua Excelência destaca a necessidade de incremento de pessoal nesta casa, que há muito carece de funcionários que deem conta da demanda municipal, que vem crescendo ano após ano, e a população já começou a perceber o acúmulo de afazeres do órgão e passou a reclamar formalmente da falta de atendimento adequado.
Feriu a impessoalidade.
c) Vossa Excelência há de reconhecer como é bonito o trabalho desenvolvido na região e ficará encantado quando conhecer as pessoas que o desenvolveram.
Feriu a impessoalidade.
d) As terras demarcadas para plantio estão legalmente prevista, no acordo, permitindo a cultura de mais de um produto e não precisando de autorização prévia para uso.
O correto seria previstas.
e) Para autoridades de nível superior é empregado o fecho respeitosamente. Para autoridades de mesma hierarquia ou inferior usa-se atenciosamente.
-
Perdão, na (b) parece o Rolando Lero ... texto truncado, sem clareza e objetividade!
(d)gerundismo..
-
A) Falatou clareza e concisao
B) CORRETO
C) "como é bonito o trabalho desenvolvido" Faltou impessoalidade
D)As terras demarcadas para plantio estão legalmente prevista ----> previstas
E) "Segue pareceres para exame"-------> SEGUEM
-
Só uma observação para a letra "E".
Entre magistrado (juiz) e advogado não há relação de hierarquia, razão pela qual o uso de "atenciosamente" está correto.
O erro consiste na expressão "seque pareceres", que seria correto na forma "sequem pareceres".
-
mais um erro, "no acordo" não vem entre virgulas, a não quando deslocado.
-
Pessoal, desculpem a ignorância, mas português é a disciplina mais difícil pra mim.
Na letra "B" (gabarito).
Em resposta ao memorando n.° 15, de 11 de agosto de 2012, encaminham-se, em anexo, as atas das reuniões do Conselho Tutelar do município de Porto Velho – RO.
O encaminham-se não deveria ser escrito sem a letra "m" (encaminha-se), ainda que "ATAS" esteja no plural?
Alguém poderia comentar por favor?
Grato.
-
Olá, Daniel (:
Na Letra B), "encaminham-se" concorda com "as atas" devido a esta regra:
Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:
a) quando é índice de indeterminação do sujeito;
b) quando é partícula apassivadora.
Quando índice de indeterminação do sujeio, o "se" acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular.
Exs.: Precisa-se de governantes interessados em civilizar o país.
Confia-se em teses absurdas.
Era-se mais feliz no passado.
Quando pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração.
Exs.:Construiu-se um posto de saúde.
Construíram-se novos postos de saúde.
Para identificar a função do "se", omite-se o "se" e acrescenta-se o verbo "ser" devidamente conjugado e também passa-se o verbo principal para o particípio. Se a frase fizer sentido, o "se" é partícula apassivadora. Se não fizer, é índice de indeterminação do sujeito.
Sucesso!
-
Não entendo como a letra B pode está correta se, segundo a norma culta:
"Não é recomendável empregar a expressão 'em anexo' , já que anexo é adjetivo e, como tal, não pode ser preposicionado. O mesmo princípio vale para 'em incluso'". - Gramática da Língua Pertuguesa para Concursos, 9ª Edição.
Acredito que esta questão caberia recurso.
-
Olá, Fabiana
Como você, também tinha dúvidas com relação ao uso de "anexo".
O termo "em anexo" é uma locução adverbial consagrada por seu uso, não pela norma culta. Alguns autores realmente condenam seu uso, mas o próprio manual de Redação Oficial do Planalto cita o uso dele (além da possibilidade de utilizar o adjetivo "anexo"), com os devidos cuidados e possíveis substituintes:
"O adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas. Dirigimos os anexos projetos à Chefia. Use também junto, apenso. A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, dirigimos os projetos à Chefia. Empregue também conjuntamente, juntamente com."
Espero tê-la ajudado.
Abraços, e bons estudos a todos!
-
Minha maior dúvida foi quanto a palavra: ENCAMINHAM-SE, parecendo-me indireta, impessoal.
-
O erro da letra A é usar "Sua excelência" como pronome de tratamento, quando o correto é "Vossa excelência". Sua excelência é usado no envelope.
-
Anexo é adjetivo e concorda com o substantivo referente ao objeto que está sendo encaminhado.
"em anexo" é locução adverbial de novo e concorda com o verbo utilizado. Exemplo: Segue, em anexo, o arquivo solicitado.
Lembrando que, se o adjunto vier no final, a frase fica na ordem direta e não serão necessárias as vírgulas.
-
Mas a intenção da redação oficial é essa: ser impessoal.
Antonio Sacconi não recomenda o uso do "em anexo". Outra observação, "em anexo" é invariável, por isso, a assertiva supracitada está correta.
-
Para responder corretamente, é necessário analisar cada alternativa:
A letra A está incorreta porque além de ser tudo um período só (a falta de pontuação compromete uma leitura eficiente) há emprego de linguagem informal. A letra C está incorreta porque falta linguagem formal (há uso de adjetivos, além de haver falta de objetividade na linguagem empregada). A letra D está incorreta porque há falta de concordância entre o sujeito, que está no plural, e a palavra "prevista", que também deveria estar no plural. Além disso há mau emprego de vírgulas, que isolam erroneamente o termo "no acordo". A letra E está errada porque há falta de concordância entre os termos "Segue" e "pareceres".
A resposta correta é a letra B.