Em relação à pluralidade ou diversidade cultural nas organizações, assinale a opção correta.
a) Preconceito refere-se à generalização de crenças acerca das características positivas, negativas ou neutras de pessoas e grupos sociais que atuam nas organizações. Errado.
O preconceito pode ser pensado como uma atitude negativa, com grande carga afetiva, perante um grupo e seus integrantes, que considera as diferenças entre os grupos como fraquezas. O preconceito está ligado ao conceito de discriminação, que se refere ao reconhecimento de uma diferença entre coisas ou pessoas. Fonte a.
b) A igualdade de oportunidades, o tratamento igualitário e o cumprimento de requisitos legais nas organizações são exemplos de ações da gestão da diversidade baseada no acesso e legitimidade. Errado.
O paradigma de acesso e legitimidade, foca em ligar a demografia da força de trabalho com aqueles grupos de consumidores chave para expandir e melhor servir segmentos de mercado especializados, que é a abordagem mais comum para a gestão da diversidade. Embora o paradigma de acesso e legitimidade busque operar em ambientes de negócios onde existe uma diversidade crescente entre os consumidores, clientes, ou mercado de trabalho, a busca de nichos de mercado tendem a enfatizar o papel da diferenças culturais na organização sem realmente analisar essas diferenças, fazendo com que os indivíduos sintam-se excluídos de oportunidades em outras partes da organização. (TORRES e PÉREZNEBRA, 2004) Fonte b.
c) Estereotipia organizacional refere-se a uma atitude negativa das pessoas, com grande carga afetiva, em relação às características de outras pessoas ou grupos sociais atuantes nas organizações identificadas como fraquezas. Errado.
Definição de preconceito, ver comentário da assertiva ‘a’.
Fonte a: http://era.org.br/2012/05/gerenciamento-da-diversidade-nas-organizacoes/
Fonte b: http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/232.pdf
d) A gestão da diversidade baseada na discriminação e justiça focaliza aspectos como equiparação das diferenças e aumento da participação de grupos diversos. Errado.
O paradigma da discriminação e justiça foca em oportunidades iguais, tratamento justo, recrutamento, e complacência. É uma forma mais dominante de se entender diversidade, (TORRES e PÉREZ-NEBRA, 2004) e, embora haja o objetivo de respeitar as diferenças culturais e de ter um quadro de empregados diversos, o tipo de trabalho continua sendo homogêneo, já que as diferentes formas de execução das tarefas não é valorizada. Fonte b.
e) O gerenciamento da diversidade nas organizações busca desenvolver e estabelecer normas que valorizem as diferenças entre os grupos com vistas à melhoria da efetividade organizacional. Certo.
A maior diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas. Os administradores precisam modificar suas filosofias, reconhecer as diferenças e responder a elas de maneira a assegurar a produtividade, sem cometer discriminação. O gerenciamento da diversidade trata do desenvolvimento e do estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional. Essas normas promovem um conjunto de expectativas claras de como os empregados devem ser tratados e do tipo de comportamento esperado das pessoas. As maneiras de gerir a diversidade orientam também a forma pela qual as organizações e seus membros compreendem esse fenômeno social e desenham estratégias, normas e valores organizacionais que buscam ao máximo aumentar a vantagem competitiva representada pela diversidade. Fonte a.
Fonte a: http://era.org.br/2012/05/gerenciamento-da-diversidade-nas-organizacoes/
Fonte b: http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/232.pdf