-
A questai d também parece correta
-
Letra a está errada porque o primeiro curso de Biblioteconomia surgiu em 1821 pela instituição Ècole Nationale na França (RUSSO, 2010).
Letra b é a mais adequada porque a Biblioteconomia se ocupa de informações registradas em suportes e de todos os processos que permitem a sua sistematização, organização e disponibilização aos usuários em qualquer ambiente (CARTER, 2004).
Letra c - não entendi nada!
Letra d está incompleta porque o bibliotecário deve ficar: Atentos às fontes de informação indiferente ao seu suporte; Astutos juízes das vantagens e desvantagens de várias fontes de informação; Capazes de organizar a informação para que possa ser localizada e utilizada independentemente do seu suporte; Especialistas no uso de fontes jurídicas ou não.
Disponível em <http://www.infolegis.com.br/perfilbibjuridico.htm>. Acesso em: 18 fev. 2012.
Letra e está errada porque a informação é o principal objeto de estudo.
-
Questão estranha, para mim a "d" também está certa, ele não disse que o bibliotecário só vai cuidar da administração do acervo.
-
Em relação a letra C, achei essa definição de Danton (MIRANDA, 2003):
"[...] a Biblioteconomia comparada seria a: análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos."
-
GABARITO: B
a) “A Biblioteconomia é considerada uma das mais antigas disciplinas que se ocupa do acesso à informação e de sua transmissão porque está intrinsecamente ligada ao surgimento da biblioteca. O marco fundamental para o campo foi a obra de Gabriel Naudé (1600-1653), Advis pour dresser um bibliothéque (1627), o primeiro manual para bibliotecários, que formalizou as bases conceituais da Biblioteconomia, abrindo caminho para a afirmação de importantes conceitos, como a ideia de ordem bibliográfica” (SANTOS; RODRIGUES, 2013).
c) A biblioteconomia comparada poderia ser definida como a "análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o próposito principal de propor generalizações e princípios válidos" (MIRANDA, 2003).
d) “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito” (PASSOS, 2009).
e) A Biblioteconomia tem como objetivo de estudo e trabalho a Informação.
-
Acredito que o erro da "D" está na parte onde se afrma:
voltada à formação de bibliotecários para a administração de acervo da área jurídica.
Sabemos que aqui no Brasil não existe essa formação específica.
-
Sobre a alternativa C: . A biblioteconomia comparada poderia ser definida por Miranda (2003) como a análise de bibliotecas, sistemas de bibliotecas, alguns aspectos da biblioteconomia, ou problemas bibliotecários em dois ou mais ambientes nacionais, culturais e sociais, nos termos de seus contextos sócio-políticos, econômicos, culturais, ideológicos e históricos, cuja análise visa entender as similaridades e as diferenças, com o propósito principal de propor generalizações e princípios válidos.
Sobre a alternativa D: “A biblioteconomia jurídica é a aplicação das teorias e técnicas biblioteconômicas à Ciência do Direito"