-
Errado. Um diretório é uma estrutura lógica que possibilita a organização de arquivos na memória secundária do computador. Memória principal é a memória RAM. Memória secundária é aquela de armazenamento permanente, como HDs e discos óticos.
-
ERRADO.
Há dois erros importantes na afirmativa.
O primeiro deles é dizer que um diretório é uma estrutura física. Não, não é. Diretório é uma estrutura lógica. Estruturas físicas implicam em hardware, tipo, o HD seria uma "estrutura física".
O segundo é dizer que ele permite a organização de arquivos na memória principal. Não! A memória principal do computador é a memória RAM. Os diretórios organizam os HDs, pendrives, etc. Ou seja, as unidades de armazenamento em massa, que são consideradas como memória secundária.
-
Errado.
Um diretório (ou pasta) é uma estrutua lógica que possibilita a organização de arquivos na memória secundária (disco rígido, pendrive, ou seja, dispositivos de armazenamento permanente) do computador.
-
ERRADO
Reparem o que o camarada disse...
Um diretório é uma estrutura física que possibilita a organização de arquivos na memória principal do computador.
Dois erros numa afirmação só. Vamos começar pelo primeiro deles.
Estrutura física? Tipo... algo tangível? Uma caixa, uma gaveta? Não! A gente até usa esses termos pra definir um diretório, mas apenas a título de metáfora. E isso justamente porque é difícil compreender a ideia de um diretório sem compará-lo a algo do mundo físico, "real", algo em que tocamos, ou com o que lidamos no nosso dia a dia, como uma caixa ou uma gaveta. Mas um diretório é uma estrutura lógica, não física! É um espaço criado apenas em termos lógicos, virtuais.
O outro agora...
Memória principal? Não. A memória principal do computador é, genericamente, a memória RAM. Aquela que o processador acessa diretamente e onde arquivos abertos e programas em execução são armazenados para que possamos utilizá-los. Os diretórios fazem parte da organização lógica das unidades de armazenamento em massa, por exemplo, HDs e pendrives. E as unidades de armazenamento em massa compõem a chamada memória secundária do computador.
Portanto, pra que a afirmação fosse verdadeira ela deveria estar escrita da seguinte forma:
Um diretório é uma estrutura lógica que possibilita a organização de arquivos na memória secundária do computador.
-
ERRADO!
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memóriascache." [VELLOSO:2011:38]
- Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidoscomo o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays,disquetes e fitas magnéticas.
-
ERRADO!
Em informática, diretório, diretoria ou pasta é uma estrutura utilizada para organizar arquivos em um computador ou um arquivo que contém referências a outros arquivos.
Um diretório pode conter referências a arquivos e a outros diretórios, que podem também conter outras referências a arquivos e diretórios. Isso pode se estender bastante. Pode-se ter, por exemplo, vinte diretórios, um dentro do outro.
Os diretórios servem, portanto, para organizar o disco rígido e outras mídias (disquetes, Zip disks, CDs, DVDs,cartões de memória, flash drives USB, etc.). Graças a eles, podemos colocar os arquivos mais importantes em um canto para que não sejam alterados, agrupar arquivos por dono, tipo, ou da forma que for desejada.
Toda essa estrutura de arquivos e diretórios pode ser vista como uma árvore. Assim, o diretório principal, que não tem nome, é conhecido como a raiz ("root", no original em inglês), os diretórios são ramificações e os arquivos são as folhas.
-
Assertiva ERRADA.
Complementando: cabe ao sistema operacional (ou seja, ao software) gerenciar esses diretórios criando, apagando e modificando-os conforme as demandas do usuário e as necessidades do sistema.
-
Assertiva ERRADA.
Tudo que se vê na tela do computador são representações lógicas de informações que estão armazenadas fisicamente em linguagem de máquina, uma linguagem não compreensível pelo ser humano.
-
Pegou pesado em falar memória principal! Eu elaboraria assim: Um diretório é uma estrutura física que possibilita a organização de arquivos na memória rom do computador.
Acho que poderia enrolar alguém. Hahaha, vamos que vamos. Gabarito: ERRADO.
-
Gabarito: ERRADO
Os diretórios são “fictícios”, servindo apenas para organizar melhor a estrutura de armazenamento de arquivos.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Errado
Um diretório (ou pasta) é uma estrutura lógica que possibilita a organização de arquivos na memória secundária (disco rígido, pendrive, ou seja, dispositivos de armazenamento permanente) do computador.
-
ERRADO
Assim ficaria certo:
Um diretório é uma estrutura lógica que possibilita a organização de arquivos na memória do computador.
Bons estudos...
-
Memória principal: Memória RAM.
Memória auxiliar: HD, Pen drive, HD externo.
-
Diretório: É uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, Diretórios também podem ser chamados de pasta.
Fonte:Focus Concursos
-
Estrutura física: HD, SSD, Pen-drive, cartão de memória, etc.
Estrutura lógica: Diretórios, pastas, arquivos, subpastas, etc.