SóProvas


ID
830140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Determinada autoridade policial instaurou inquérito para investigar Júlio pela prática de constrangimento ilegal, crime que ele nega ter praticado. Júlio afirma querer demonstrar cabalmente sua inocência. Uma das testemunhas alega ter sido por ele ameaçada.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

  • Letra B

    O crime de Constragimento ilegal prevê:

    Constrangimento ilegal

            Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:

            Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

    O Código de Processo Penal assevera:


    Art. 322.  A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos.

    Art. 325.  O valor da fiança será fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites:
    I - de 1 (um) a 100 (cem) salários mínimos, quando se tratar de infração cuja pena privativa de liberdade, no grau máximo, não for superior a 4 (quatro) anos

  • Sobre as alternativas:

    a) Não sei. Não me interessa.

    b) Já esclarecida pelo colega acima.

    c) Se estivessem presentes os requisitos de necessidade e adequação (fumus boni juris e opericulum in mora), caberia medida cautelar.

    d) Não cabe interceptação telefônica, haja vista que tal meio de prova não é permitido para crimes cuja pena máxima seja de detenção (Art. 2º, III, lei 9296/96). Ainda assim, creio que há um outro erro pois delegado não solicita e sim representa ao juiz.

    e) Apesar do indício de que o acusado está ameaçando testemunhas, hipótese em que seria admissível a prisão cautelar, o crime de constrangimento ilegal não é crime previsto na lei 7960 e por isso não é admitida a decretação da prisão temporária. Além disso, vejo outro erro pois a assertativa fala em requerimento do delegado, sendo que este deve representar.

  • letra a - pena máxima menor q dois anos = sumaríssimo 9099.
  • ESSA QUESTÃOESTÁ MAIS PARA DIREITO PENAL DO QUE PROCESSO !!!!!!!!!!!!!!!!1
  • a) Na hipótese de Júlio ser denunciado pelo membro do MP, o procedimento a ser seguido será o do rito sumário.
    Falso. A pena prevista para o crime do art. 146 é de detenção de 03 meses a 01 um ano ou multa. Assim, subordina-se ao rito sumaríssimo (juizados especiais criminais, com aplicação dos procedimentos previstos pela Lei 9.099/95).
    Neste sentido, vale lembrar que:
    Crimes cuja a pena máxima é de até 02 anos = rito sumaríssimo

    Crimes cuja a pena máxima é acima de 02 e até 04 anos = rito sumário
    Crimes cuja a pena máxima é acima de 04 anos = rito ordinário.

    b) Sendo afiançável o crime de constrangimento ilegal, será possível, caso Júlio seja preso, o arbitramento pela autoridade policial de fiança em valores entre um e cem salários mínimos. 

    Correto, pois, de acordo com o art. 322 do CPP, a autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 04 anos; sendo que, neste caso, a fiança deve ser arbitrada de 1 (um) a 100 (cem) salários mínimos, conforme preconiza o art. 325 inciso I do CPP.

    c) Ainda que estivessem presentes os requisitos legais de necessidade e adequação, não seria admitida, nesse caso, a decretação de medida cautelar, por falta de requisito objetivo de admissibilidade.
    Errado, pois os 02 requisitos necessários à aplicação das medidas cautelares trazidas pelo inovação da Lei 12.403/11 são justamente o binômio necessidade x adequação. Nestes termos, o art. 282 do CPP, incisos I e II, rezam que, para a aplicação das medidas cautelares deverão observar: I) necessidade para aplicação da lei penal (...); II) adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou acusado. 


    d) Por solicitação do delegado, o juiz poderá determinar a interceptação telefônica do telefone celular de Júlio, desde que haja indícios razoáveis da autoria, e a prova não possa ser feita por outros meios. 
    Errado, pois de acordo com a Lei 9.296/93, em seu art. III, não é possível a realização de interceptaões telefônicas quando o crime for punível com pena de detenção, como é o caso do delito de constrangimento ilegal.

    e) Em face de requerimento do delegado, havendo fundada suspeita contra Júlio, o juiz poderá determinar a sua prisão temporária, caso seja essa medida imprescindível para as investigações do inquérito policial.
    Falso, pois não é admissível a prisão temporária em caso de crime de constrangimento ilegal, uma vez que este não está expresso no rol de crimes que em que é possível a sua decretação, nos termos da Lei 7.960/89, inciso III.

  • CAROS COLEGAS! OBVIAMENTE QUE DIANTE DAS OUTRAS ALTERNATIVAS A LETRA "B" ESTÁ CORRETA. TODAVIA, DIANTE O DISPOSTO NO ART. 69, PARÁGRAFO ÚNICO DA LEI 9.099/95, PENSO QUE A QUESTÃO FOI FORMULADA COM CERTA ATECNIA. O QUE ACHAM?
  • Concordo com o colega Luiz Cláudio. 
    Outra coisa: O delegado só arbitra fiança quando é caso de flagrante? Porque a questão não indica haver flagante e a alternativa indica uma possivel prisão que seria afiançada pela autoridade policial.
    Achei errado isso também.
  • a respeito do paragráfo único do art. 69:

    Parágrafo único. Ao autor do fato que, após a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, não se imporá prisão em flagrante, nem se exigirá fiança. Em caso de violência doméstica, o juiz poderá determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a vítima.

    A questão fala que caso Júlio seja preso será possível o arbitramento da fiança. Uma vez que se ele for apresentando a autoridade policial e e se recusar a assumir o compromisso de comparecer ao juizado, ele ficará preso e entendo que o delegado será obrigado a lavrar o flagrante.


    Dessa forma, entendo que o gabarito se encontra em completa harmonia.  
  • olá pessoal1
    gabarito: letra "B", conforme:
    LEI Nº 12.403, DE 4 DE MAIO DE 2011
    “Art. 325.  O valor da fiança será fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites: 

    I - de 1 (um) a 100 (cem) salários mínimos, quando se tratar de infração cuja pena privativa de liberdade, no grau máximo, não for superior a 4 (quatro) anos; 

    II - de 10 (dez) a 200 (duzentos) salários mínimos, quando o máximo da pena privativa de liberdade cominada for superior a 4 (quatro) anos. 

    § 1o  Se assim recomendar a situação econômica do preso, a fiança poderá ser: 
    I - dispensada, na forma do art. 350 deste Código; 
    II - reduzida até o máximo de 2/3 (dois terços); ou 
    III - aumentada em até 1.000 (mil) vezes. 

    Bons estudos bons estudos, abraço.


     
  • Pessoal, qual o erro da letra c?

    O crime de constrangimento ilegal é punido com detenção de 03 meses a um ano. Para que seja decretada uma preventiva é necessário o preenchimento dos requisitos do artigo 313 do CPP, salvo no caso de descumprimento de medidas cautelares diversas da segregação. Não bastando a mera necessidade ou adequação.

    A situação posta não preenche qualquer dos requisitos do artigo 313 do CPP, sendo inadmitida a decretação da preventiva como diz a questão. Sendo, portanto, correta.


    Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva: (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

    I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

    II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

    III - se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência; (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).


    Não estaria correta também a letra C? O que vocês acham?

  • "elano aragão", eu ACHO que o requisito da admissibilidade não é aplicável à apreciação da possibilidade de aplicação de medida cautelar. E, como a alternativa dá essa justificativa, ela estaria incorreta. 


  • elano aragão

    Entendo que a assertiva C) está errada, uma vez que "medidas cautelares" não se restringe à prisão preventiva, mas contempla também outras que não invadem tanto a esfera de liberdade do acusado. Ex: Proibição de se ausentar da Comarca.

    No seu caso, entendo que a sua análise estaria incorreta, pois listou os requisitos do art. 313, que só se aplicam à medida cautelar de "prisão preventiva", mas não se aplicam a outras medidas cautelares.

    Logo, presente os requisitos citados pela questão, a medida cautelar deveria ser deferida, razão pela qual a assertiva está INCORRETA,

  • A fiança pode ser Dispensada, Diminuída de 2/3 ou Aumentade MIL vezes.

    Pena até 4 anos -> fiança = 1 a 100 salários mínimos

    Pena superior a 4 anos -> fiança = 10 a 200 salários mínimos

  • D) Por solicitação do delegado, o juiz poderá determinar a interceptação telefônica do telefone celular de Júlio, desde que haja indícios razoáveis da autoria, e a prova não possa ser feita por outros meios. FALTOU A PENA SER DE RECLUSÃO.

    São requisitos para a concessão da interceptação telefônica:

    1) indícios de autoria/participação;

    2) a prova não puder ser feita de outro modo;

    3) pena de RECLUSÃO.

    CP - Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:

     Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!