SóProvas


ID
830653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os fundamentos históricos e teórico-metodológicos
do serviço social e os aspectos relacionados ao redimensionamento
da profissão em vista das transformações societárias, julgue os
próximos itens.

A vertente marxista, originada no movimento de reconceituação do serviço social, remete a profissão ao enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração do homem na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • A vertente marxista que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil vai configurar-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx. (Carmelita Yasbek)

  • No movimento de reconceituação, processo de questionamento da prática profissional e do tradicionalismo na profissão de Serviço Social ocorrido na América Latina, foi o primeiro momento em que a profissão se aproximou do pensamento marxista. Essa aproximação inicial se deu de forma enviesada e com muitos problemas devido ao fato de se recorrer a obras de qualidade duvidosa e de segunda mão, em detrimento dos clássicos escritos pelo autor. Entretanto, posteriormente, é com a apropriação do pensamento marxista que a profissão tem a capacidade de rompimento com o conservadorismo. A partir da vertente marxista o Serviço Social passa a dispor de uma visão crítica e histórica da sociedade, compreendendo a questão social como inerente ao modo de produção capitalista e fruto da contradição capital X trabalho. Assim, as concepções como de ajustamento e integração do homem a sociedade passam a ser negadas pela profissão e fazem parte do seu passado conservador.


    RESPOSTA: ERRADO
  • A questão está errada, a vertente marxista não foi originada no movimento de reconceituação do Seso. 

  • a vertente marxista remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes (ou seja, integração PROFISSÃO SOCIEDADE), o Cespe embaralha um pouco dizendo que isso acontece numa perspectiva de integração do HOMEM na sociedade, mas Integração homem sociedade é próprio da visão POSITIVISTA. 

  • Eu não entendo os comentários que não fala sobre o erro da questão. 

    O erro não é a falta de explicação da teoria marxista, mas sim dizer que foi originada no movimento de reconceituação #PeloamordeDeus.

  • Erro: perspectiva de integração do homem na sociedade -> Corrente fenomenológica

  • Os comentários dos colegas ajudam mais que os do professor do QC, pois este nunca aborda a questão de forma particular, trazendo texto que são relacionados com assunto, mas n trata onde estar de fato o erro da questão .

  • Os professores que respondem as questões na área de serviço social não abordam com precisão os erros das questões no enunciado, apenas se trás textos e mais textos, porque não aborda especificamente em cima de cada questão, tenho certeza que absorveria muito melhor qual o erro da questão, ainda bem que tem os comentários do alunos que ajudam muito mais, por ser mais claros em relação ao erro do quesito. ficaadia

  • Pessoal se atentem ao enunciado. Integração do homem na sociedade, lembrem-se de São Tomás de Aquino, esse pensamento tá lincado a igreja. Ta na incorporação pela profissão. O tomismo e depois no neotomismo, dignidade da pessoa humana, capacidade de desenvolver potencialidades, sua perfectibilidade, ser social e político "Bem de todos" e a necessidade de autoridade para cuidar da justiça geral. Hj temos de a matriz hegemônica marxista dialética, teórico etc etc N associem + a Marx na hora da sua prova :) Espero ter ajudado a tod@s