-
Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).
RENNO (2013)
-
GABARITO: A
Ia exemplificar com a Apple, mas a Vanessa já o fez, então agradeço.
Diferenciação é basicamente isso mesmo, ter produtos únicos, por mais que eles sejam mais caros a qualidade cobre e a fidelidade dos usuários é absurda. É só vê a molecada do iPhone, pagam caro, porém pagam com sorriso na cara, porque é um iPhone né (o que acho bobagem, diga-se de passagem).
BONS ESTUDOS.
-
Para quem se confundiu (como eu): valor é diferente de preço.
-
Sobre a D:
Eficiência está ligada à estratégia liderança em custos. As demais, diferenciação e enfoque, estão ligadas às características do produto ou serviço oferecido ao cliente.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as estratégias genéricas de Porter. Neste caso, marquemos a estratégia aplicável à situação narrada no enunciado.
As principais estratégias genéricas são as seguintes, e entendê-las nos ajuda a responder a questão.
- Liderança em custos – é aquela em que a empresa busca maior eficiência na produção, de modo a obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Ser mais eficientes (menores custos) permite que a organização opere com maior lucratividade em relação aos seus concorrentes.
- Diferenciação – busca obter vantagem competitiva por meio das características diferenciadas dos seus produtos ou serviços. O cliente, ao perceber que a organização lhe oferece certa exclusividade, não verá muito problema em pagar um preço mais elevado. A diferenciação não precisa estar, necessariamente, no produto; pode estar presente também no atendimento oferecido pela organização.
- Foco ou Enfoque – essa estratégia, a instituição focaliza seus esforços num nicho de mercado (recorte de um mercado), buscando obter uma vantagem que não seria possível obter no mercado como um todo.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A