SóProvas


ID
832006
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento gerencial que procura avaliar resultados a partir da mensuração de ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa. Entre esses ativos constam: produtos e serviços de qualidade, funcionários competentes e motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos. Além disso, o BSC é um instrumento que focaliza diferentes perspectivas de desempenho.

Uma das perspectivas de desempenho estabelecidas no BSC é a dos clientes, a qual apresenta como característica o fato de

Alternativas
Comentários
  • Qual é o lance da D)? Simples. A banca queria que o candidato soubesse os exemplos dos indicadores e não propriamente os indicadores. 


    CHIAVENATO (2009):  BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber: 

    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio. 

    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem

    etc. 

    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista intemo da organização. Inclui indicadores que garantam a Dualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação intema e das interfaces.

    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamentoe estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

  • Dimensões do BSC: Financeira, Clientes, Processos Internos, Aprendizagem e Treinamento.

    A) Errada. Dimensão Financeira (Falou em dinheiro, provavelmente remeterá à Finanças);

    B) Errada. Dimensão Processos Internos (Falou em Produtividade, provavelmente remeterá à Processos Internos);

    C) Errada. Dimensão Processos Internos (Falou em Produtividade, provavelmente remeterá à Processos Internos);

    D) Correta.

    E) Errada. Dimensão Processos Internos e Financeira;

  • A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced Scorecard.

    O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)

    Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.

    Analisando cada perspectiva separadamente podemos resumi-las da seguinte forma:

    1. Financeira: trata da visão dos investidores, como por exemplo, a lucratividade do negócio.
    2. Processos internos: tem relação com os processos já existentes na organização. São exemplos: a qualidade e a produtividade.
    3. Crescimento e Aprendizagem: Relaciona-se com a gestão de pessoas, liderança, motivação, clima e cultura.
    4. Clientes: Relaciona-se com o consumidor. Exemplos: prospecção de clientes, retenção e satisfação.

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)

    Analisando as alternativas:

    A- INCORRETA. Refere-se à perspectiva financeira.

    B- INCORRETA. Refere-se à perspectiva dos processos internos.

    C- INCORRETA. Refere-se à perspectiva dos processos internos.

    D- CORRETA. Trata da perspectiva "clientes".

    E- INCORRETA. A primeira parte refere-se ao crescimento e aprendizagem; já a lucratividade refere-se à dimensão financeira.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D