SóProvas


ID
832663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Devido à inexistência de norma brasileira, a descrição de arquivos deve seguir as orientações da norma internacional de descrição arquivística (ISAD-G).

Alternativas
Comentários
  • O Brasil possui a NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística): essa norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.
    Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.

    Bons estudos :)
  • Concordo com a Marcela...

    No intuito de padronizar a descrição arquivística o Conselho Internacional de Arquivos criou uma norma mundial de descrição arquivística, General International Standard Archival Description, a ISAD (G). Esta norma propõe padronizar a descrição arquivística a partir de uma estruturação multinível, isto é, do geral ao particular, inserindo cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo, em uma relação hierárquica. Existe também outras normas, como a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).
    Fonte: Descri%C3%A7%C3%A3o_documental

    Força e fé! Sucesso, pessoal!

  • Ok, mas falando sério...

    O que é NOBRADE?
  • Como a Marcela ja havia dito "O Brasil possui a NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística): essa norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional".

    A padronização da descrição, além de proporcionar maior qualidade ao trabalho técnico, contribui para a economia dos recursos aplicados e para a otimização das informações recuperadas. Ao mesmo tempo que influem no tratamento técnico realizado pelas entidades custodiadoras, as normas habilitam o pesquisador ao uso mais ágil de instrumentos de pesquisa que estruturam de maneira semelhante a informação.

    Mas o que é Descrição de Documentos?
    A descrição nada mais é do que um instrumento de pesquisa.

    A descrição documental pode ser considerada um procedimento arquivistico que permite a localização dos documentos existentes nos arquivos, através de instrumentos de pesquisa, como guias, inventáriosíndices, etc.

    A descrição deve seguir a NOBRADE (norma brasileira de descrição arquivística).