SóProvas


ID
832981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue os próximos itens.

O inventário é utilizado para classificar os documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • O inventário tem outra finalidade. O que classifica o arquivo é o plano ou a tabela de temporalidade.
  • Errado,
    O inventário seria o instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descritiva dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries. Normalmente inclui um histórico da instituição produtora dos documentos, uma breve explicação dos critérios utilizados em seu arranjo e um índice. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, o inventário pode ser sumário ou analítico.

    Sucesso,
  • ERRADO!!!
    Classificação dos arquivos
    Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo:
    - as entidades mantenedoras (públicos ou privados);
    - a natureza dos documentos (especial ou especializado);

    - aos estágios de sua evolução (corrente, intermediário e permanente) ;
    - à extensão de sua atuação (setorial e central).
    Bons estudos!!!

  • O INVENTÁRIO É UM INSTRUMENTO DE PESQUISA RESULTANTE DA DESCRIÇÃO.
    ELE DESCREVE A COMPOSIÇÃO DE UM FUNDO OU PARTE DELE.


  • Inventário:

    Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    Fonte: Dicionário de Termos Arquivisticos
  • Olá guerreiros,

    É válido lembrar que a classifcação de documentos acontece na fase Corrente, é uma das rotinas do Protocolo, enquanto o inventário é um dos elementos de pesquisa da Descrição que, por consequência, faz parte da fase Permanente.

    Força!
  • ATIVIDADES DA FASE PERMANENTE:
    1. Arranjo: reunião dos doc. de forma esttrutural ou funcional.
    2. Referência: política de acesso e uso do doc.
    3. Descrição e publicação: a partir das informações subtraídas, pode-se elaborar "instrumentos de pesquisa", que, por sua vez, tornam o acervo mais acessível e divulgam o conteúdo e as características dos docs.
    4. Conservação

    INTRUMENTOS DE PESQUISA:
    1. Guia: Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos
    2. Inventário: Instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo ou de uma ou mais de suas subdivisões toma por unidade a série, respeitada ou não a ordem da classificação
    3. Catálogo: Constituem-se em instrumentos voltados para a localização específica de unidades documentais. O catálogo dará continuidade à descrição da série iniciada com o inventário, detendo-se, agora, em cada documento, respeitando ou não a ordenação destes dentro da série
    4. Repertório
    5. Índice: Relação sistemática de nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização
    6. Edição de texto
  • Questão ERRADA - inventário serve para recuperar um arquivo.
  • Complementando o ótimo resumo da Aline:

    Obs1: ordem das atividades no arquivo permanente: arranjo; descrição e publicação; conservação; e referência.

    Obs2: o arranjo no arquivo permanente é apenas estrutural (= os documentos são dispostos tendo como base a distribuição dos setores na organização, o organograma, pois se deve obedecer o princípio do respeito aos fundos)! Ele só é funcional (= baseado no assunto) quando realizado no arquivo corrente. Já nos arquivos intermediários, segundo Marilena Leite Paes, aplicam-se apenas critérios racionais de disposição, não se fala em arranjo.

    Obs3: Repertório (ou catálogo seletivo): diferencia-se do catálogo por descrever pormenorizadamente documentos previamente selecionados de um ou mais fundos, por isso, é considerado um instrumento de pesquisa mais abrangente. Sua elaboração só se justifica em casos específicos, quando há intenção de ressaltar documentos relevantes, logo, deve ser realizado um juízo de valor para estabelecer a inclusão ou não de determinado documento. 

    Obs4: os instrumentos de pesquisa são apenas quatro: guia, inventário, catálogo e repertório.

    Obs5: Instrumentos de pesquisa auxiliares: índice; edição de fontes (citado pelo Bellotto); e tabela de equivalência ou concordância

    Edição de fontes: os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos, como nos anteriormente citados, figura o texto integral.
    A forma ideal é a que prevê não só o texto, mas também estudos introdutórios e fontes paralelas. Acrescenta ao texto estudos introdutórios e fontes.

    tabela de equivalência ou concordância: dá equivalência de antigas notações, remetendo ao termo atual que tenha sido empregado em virtude de alterações no sistema de arranjo. Explicação: os termos muito antigos que as pessoas não usam mais são trocados por outros mais modernos, mais vigente, com o intuito de atingir o grupo social atual, alvo. Contudo, os antigos não podem ser eliminados, porque atendem as necessidades dos usuários mais antigos. Nesse contexto, cria-se uma tabela estabelecendo a relação entre os termos antigos e novos. É como se fosse um “ver também”.

    Fontes:aulas do professor Antônio Victor do euvoupassar, Arquivo Teoria e Prática (Marilena Leite Paes) e Arquivologia Facilitada (João Tiago e Leonardo Reis).

    Espero ter ajudado!
  • inventário é um instrumento de pesquisa elaborado na descrição

  • Inventário: Descreve a composição do fundo ou parte dele.

  • O inventário sumário -> deve ser o 1º instrumento a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados
    O inventário analítico -> propicia ao usuário um conhecimento individualizado das unidades de arquivamento, através da descrição minuciosa de seu conteúdo.
    Renato Vallenti (Eu Vou Passar)

    Portanto questão errada.

  • Inventário instrumento de pesquisa.

  • Errado.

    Inventário: é um instrumento de pesquisa que auxilia o usuário na busca e recuperação de documentos que estão no arquivo permanente. Utilizado nos arquivos permanentes, é um instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. O inventário não tem a função de tratar documentos de qualquer natureza, pois sua única função é informar ao usuário sobre os documentos que já estão no arquivo permanente.

  • Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.

    Inventário Instrumento de pesquisa.