SóProvas


ID
834550
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

Alternativas
Comentários
  • e) correta
    Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
    a) se observam as regras da gramática formal, e
    b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
    É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
  • A letra "d" diz a mesma coisa da letra "e". Portanto, as duas são corretas.

    d) não se observam as regras da gramática informal =  se observam as regras da gramática formal
         não se emprega um vocabulário incomum = emprega-se um vocabulário comum

  • Padrão culto é a forma mais correta de se escrever frases, textos. etc. Temos vários níveis, e este, de todos é o " perfeito", onde são feitas todas as concordâncias de forma correta, permitindo a quem ler, entender com facilidade o assunto em questão.


  • Concordo com a Anne!!!

    Acho que nem os examinadores viram esse erro hahahahahaha...

  • Essa questão vale 2 pontos!

    rsrsrsrs

  • Gab.: E

    A letra D não esta correta porque não existe gramática informal, a gramatica é unica e formal, diferente da linguagem que pode ser formal ou informal.