SóProvas


ID
836134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de gestão pública, julgue os itens seguintes.

De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

    Modelo Gerencial seria o correto.
  • Gabarito ERRADO, apenas na administração pública burocrática e gerencial  que se busca a finalidade pública. Na administração pública Patrimoninalista - que nem foi implementada no Brasil... surgiu através das práticas da monarquia, não ocorria a diferença entre o público e o privado.Era para satisfazer a finalidade do monarca e não os objetivos da coisa pública. Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante ( no caso o monarca). Como já foi citado apenas na administração burocratica e gerencial que buscava atingir a finalidade pública, como a questão falou em autonomia para gerir recursos,
    logo se enquandra no contesto de administração gerencial como destacado pelo colega acima. A saber no modelo burocrático não tem nenhuma margem de liberdade ( autonomia) tudo é padronizado, pré- determinado.
    lolo 

  • Na administração pública gerencial a estratégia volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade; para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados; e para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados. Adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas.
    Fonte:http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos42004/128.pdf
  • Categoricamente ERRADA
    Numa gestão do tipo patrimonialista o quadro administrativo é constituído de dependentes pessoais do gestor (familiares ou funcionários pessoais) ou de parentes, amigos (favoritos), ou ainda por pessoas que lhe estejam ligadas por um vínculo de fidelidade (troca de favores). As relações que dominam o quadro administrativo não são as do dever ou a disciplina objetivamente ligada ao cargo, mas à fidelidade pessoal do servidor ao gestor (Idem, p. 131). Neste modelo de gestão a separação entre assuntos públicos e privados, entre patrimônio público e privado desaparecem com a difusão do sistema de prebendas e apropriações.(*)4
    (*)Weber (1991) chama de prebendalismo a existência de uma administração patrimonialista mantida através de formas de sustento do servidor patrimonial por: 
    a) asignações (predominantemente emespécie) sobre as existências do senhor em dinheiro ou bens;
    b) mediante terras de serviço e c) mediante apropriação de probabilidades de rendas, direitos e tributos.
    As prebendas existem quando se conferem de um modo renovado, com apropriação individual porém nunca hereditária. Chama-se feudos os poderes políticos de mando apropriados quando se conferem principalmente por contrato a indivíduos qualificados e quando recíprocos direitos e obrigações estão orientados em princípio por conceitos de honra estamental e militar. A existência de um quadro administrativo mantido principalmente com feudos se chama "feudalismo de feudo". Feudos e prebendas militares se mesclam até ser, por vezes, não distintas.
  • Na verdade a questão faz referência aos modelos da administração pública burocrática e gerencial, que buscam a finalidade pública.

    Na administração pública Patrimonialista surgiu através das práticas da monarquia, não ocorria a diferença entre o público e o privado.Era para satisfazer a finalidade do monarca e não os objetivos da coisa pública.  Dessa forma o Estado acabou se tornando um patrimônio de seu monarca.


    A alternativa correta é : ERRADO.

  • ERRADO.


    O modelo patrimonialista apresenta características como: confusão entre a propriedade privada e pública; corrupção e nepotismo; desorganização do Estado e da Administração; descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais. Esse modelo esteve inserido de modo predominante na história recente do país no período conhecido como República Velha. 


    Portanto, as características apresentadas na questão nada têm haver com o modelo patrimonialista, visto que neste modelo ainda não se tinha a ideia de objetivos, metas e resultados. Essas características são predominantes do Modelo Gerencial.

  • No modelo patrimonialista não se buscava o interesse público, pois o gestor(coronelismo) o confundia com seus próprios interesses. Entendia a Administração Pública como uma extensão da sua vida particular, possuía autonomia para gerir os recursos mais não realizava a gestão com o fim público, o que torna a assertiva incorreta.

  • ERRADA
    A Questão apresenta o conceito de Administração Gerencial

    (CESPE Consultor  do Senado 2002) Uma das características do patrimonialismo é a apropriação de ativos e interesses públicos por particulares. C

    (CESPE Analista  TCE/AC  2007) A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: assistencialista, burocrático e  gerencial. E

    (CESPE Analista  TCE/AC  2007) Na administração pública gerencial, a estratégia volta­-se para a definição dos objetivos que o administrador público deve atingir em sua unidade, para a garantia da autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros e para o controle e a cobrança a posteriori de resultados. C
  • O governo patrimonialista não tinha interesse ao público mas sim a extenção de sua vida pessoal.

  • O conceito apresentado se refere ao gerencialismo.

  • De acordo com o modelo GERENCIALISTA, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

  • “A administração patrimonialista é caracterizada pela dificuldade de definição do que venha ser o patrimônio público e o privado, o que pode permitir a proliferação de nepotismo e de corrupção.” Historicamente, este tipo de administração corresponde ao Estado Absolutista, que prevaleceu até o século XVIII. O aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis.  A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

    Fonte: PREPARATÓRIA PARA OTRIBUNAIS DE CONTAS, CERS, prof. Leonardo Albernaz

  • GABARITO:E

     

    Patrimonialismo


    Este modelo é caracterizado pela não distinção entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio privado. Em outros termos, a res publica (coisa do povo) se confundia com a res principis (coisa do príncipe).
     

    Esta forma de administração pública predominou no período pré-capitalismo, quando o monarca exercia o domínio sobre os bens públicos e particulares, sem qualquer necessidade de prestar contas à sociedade.
     

    O patrimonialismo é caracterizado pela forte presença da seguintes características: nepotismo, corrupção, ineficiência, improviso, falta de profissionalismo, ausência de métodos de trabalho, falhas de planejamento, entre outras. 

  • De acordo com os modelos da administração pública burocrática e gerencial, o gestor público deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pública sejam atingidos.

  • O modelo patrimonialista está pouco se lixando para o interesse público.

  • É tanta roubalheira hoje no país, tanta corrupção, tantos desvios de verbas públicas derivadas de nossos tributos, tanto nepostismo que me pergunto se vivemos um patrimonialismo implícito.

     

    #complicado

     

    Bons estudos

  • GABARITO: ERRADO

     

    A questão afirma que o modelo patrimonialista busca atingir os objetivos e a finalidade pública, o que está ERRADO, pois este modelo não visa entes fins, mas sim as necessidades e interesses do governante e de seus pares.

    Abraços.

  • ERRADO

     

    Patrimonialista: 

    - Negativos (Corrupção e Nepotismo)

    - Descontrole

    - Favorecimento

     

  • ERRADO 

    QUESTÃO RETRATA MODELO GERENCIALISTA

     

    MODELO PATRIMONIALISTA

    - NÃO HAVIA A DISTINÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
    - ASPECTOS INERENTES = NEPOTISMO + CLIENTELISMO + CORRUPÇÃO
    - RELAÇÃO ENTRE O GOVERNO E A SOCIEDADE NÃO É DE CIDADANIA (SIM, DE PATERNALISMO + SUBSERVIÊNCIA)
    - AOS CIDADÃOS SE CONCEDEM BENESSES, EM VEZ DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
    - EXISTE: AUSÊNCIA QUADRO DE FUNCIONÁRIOS COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FORMAL.
    - APARELHO DO ESTADO FUNCIONA COMO UMA EXTENSÃO DO PODER DO SOBERANO
    - SEUS AUXILIARES (SERVIDORES) = POSSUEM STATUS DE NOBREZA REAL.

     

  • As atividades do modelo patrimonialista não focalizavam os objetivos finalísticos da ação do Estado e não atendem às necessidades da população. As respectivas características mencionadas são pertinentes ao modelo gerencial.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • GERENCIALISTA

  • ERRADO

    Administração patrimonialista

    -Descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais.

    -Confusão entre o público e privado:

    ·        Utilização do patrimônio para fins privados;

    ·        Todo o patrimônio pertence ao Governante.