SóProvas


ID
836170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os
itens de 10 a 15.

Caso se queira visualizar a relação entre o número de reclamações feitas pelos cidadãos e o número de funcionários novatos realizando atendimento aos cidadãos, a ferramenta de qualidade adequada é o fluxograma.

Alternativas
Comentários
  • Fluxograma não, o correto seria diagrama de causa e efeito ou  diagrama espinha de peixe ou ainda diagrama de Ishikawa, ferramenta utilizada no controle da qualidade.

  • ERRADO
    FLUXOGRAMA é um resumo ilustrativo do fluxo das várias operações de um processo. Este documenta um processo, mostrando todas as suas etapas. 
    É uma ferramenta fundamental, tanto para o planejamento (elaboração do processo) como para o aperfeiçoamento ( análise, crítica e alterações) do processo.  
    O fluxograma facilita a visualização das diversas etapas que compõem um determinado processo, permitindo identificar aqueles pontos que merecem atenção especial por parte da equipe de melhoria. 

    É basicamente formado por três módulos:  
    I n í ci o  ( en t rad a ) : assunto a ser considerada no planejamento  
    Processo: consiste na determinação e interligação dos módulos que englobam o assunto. Todas 
    as operações que compõe o processo.  
    Fim (saída): fim do processo, onde não existem mais ações a ser considerada. 
  • Com a devida vência, discordo da Isabela.
    O Gráfico de ishiwawa, espinha de peixe ou causa efeito, ele verifica a causa e o efeito de situação concreta.
    ex: ocorreu um acidente de carro ( causa), porque aconteceu esse acidente: negligência do motorista, evento da natureza, imperícia ( não tinha carteira),
    pneus carecas, pista derrapante, erro de terceiro ( ou seja o efeito) .
    O certo seria o gráfico de controle, exemplo, para um órgão saber quantos funcionários precisa em determinado período usa-se esse gráfico, para justamente evitar disperdícios, uma agência de viagem ela precisa de mais funcionários na época de  dezembro- janeiro e tb de junho- julho, pois são nessa época em que as pessoas viajam, logo no período por exemplo de março não precisa de tanto funcionário... logo o quantitativo de funcionários será menor. ONDE SE VÊ ISSO, onde se vê essa variação do tempo, quantitavo ideal, através  do  gráfico de controle....

    Caso se queira visualizar a relação entre o número de reclamações feitas pelos cidadãos e o número de funcionários novatos realizando atendimento aos cidadãos, a ferramenta de qualidade adequada é o Gráfico de controle.


    O fluxograma é a representação gráfica dos processos.









  • Acredito que a ferramenta adequada seja o Diagrama de Correlação ou Dispersão.

    Segundo o professor Rodrigo Rennó: "O diagrama de dispersão possibilita a correlação entre duas variáveis. Ou seja, pode ajudar a vermos como uma mudança ocorrida em um fator pode afetar outro fator. Portanto, podemos ver através deste gráfico a alteração em uma variável quando outra se modifica".
  • Item errado.
    Concordo com o colega Tony e acredito que o diagrama de dispersão é a ferramenta mais adequada.

    Diagrama de dispersão
    O que é:
    Gráfico cartesiano que representa a relação entre duas variáveis.

    Para que se utiliza:
    Verificar a correlação entre duas variáveis.
  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - Área 1 Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Excelência nos serviços públicos; Ferramentas de Qualidade; 

    O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade por meio da qual podem ser levantadas as causas do atraso no atendimento ao cidadão de uma organização pública, por exemplo.

    GABARITO: CERTA.

  • Questão erra ao afirma que o FLUXOGRAMA é uma ferramenta para medir o número de reclamações, pois o mesmo serve para representar graficamente o processo.

    • As sete ferramentas da qualidade são o diagrama de pareto, diagramas de causa-efeito, histogramas, folhas de verificação, gráficos de dispersão, cartas de controle e fluxograma. 
    • O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
    • Diagrama causa-efeito (ou espinha de peixe, ou ishikawa) listará possíveis causas para os problemas. 
    • Histogramas representa como a distribuição de frequências, é uma representação gráfica na qual um conjunto de dados é agrupado em classes uniformes, representado por um retângulo cuja base horizontal são as classes e seu intervalo e a altura vertical representa a frequência com que os valores desta classe estão presente no conjunto de dados.
    • As folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso elas evitam comprometer a análise dos dados.
    • Gráficos de dispersão são utilizados para correlacionar dados e permitem que façamos uma regressão linear e determinemos uma reta, que mostra o relacionamento médio linear entre as duas variáveis. Essa opção poderia tornar a questão correta. 
    • As cartas de controle são um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, que determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas. 
    • O fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
    • Fonte: Wikipedia

  • ERRADO

    =================================================================

    Tal como foi explicitado, além da do Gráfico de Dispersão (certificaria ou não a relação entre esses 2 dados), poderia ser utilizado também uma Folha de Verificação;

  • Folha de verificação não serviria aqui...

    Diagrama de dispersão. 
    Trata-se de uma ferramenta que ajuda a identificar visualmente a existência de uma correlação entre duas variáveis. A correlação estará presente através de uma relação linear, seja positiva ou negativa.  
    Esta ferramenta possibilita também a verificação de quais os fatores que se relacionam com determinado problema do processo, considerando-se cada problema uma variável distinta. 

     

    Listas de verificação. 
    Esta ferramenta, também chamada de folha (ou lista) de controle, ou ainda de folha de coleta de dados, é um método simples e prático para que se possa verificar o cumprimento de requisitos ou monitorá-los em um processo. 

    Esse levantamento de frequência se torna mais fácil com a referida lista, uma vez que basta realizar marcações ao longo de cada um dos eventos pré-determinados para que se levante a sua frequência. 

    Este levantamento pode servir de base para a elaboração de um histograma sobre o que está sendo analisado, de modo que os dados sejam visualizados de maneira mais intuitiva, como será visto a seguir

     

    Prof Carlos Xavier

  • Acho que o que a questão deixa bem evidenciado é a relação entre duas variáveis (x,y), o que nos remete ao Diagrama de Dispersão.

  • pessoal a empresa mudou seu funcionarios e houve raclamaçoes dos cidadãos,ou seja ,correlação entre duas variáveis; mudança de um fato afetou a outro.

  • Tente pensar assim: Quando não consigo me concentrar em algo específico é porque tenho em mente muitas coisas e fico disperso.

    Nos gráficos de dispersão isso ocorre, tenho 02 variáveis ou mais.

  • Fluxograma - consiste na representação da sequencia lógica dos passos de realização de um processo ou atividade, através de símbolos padronizados e textos devidamente arrumados. Permite a visualização gráfica, que se mostra mais amigável do que os textos escritos.

    MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. ed. juspodivm. 2016.

  • Diagrama de dispersão seria o mais adequado.