SóProvas


ID
836179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos recursos humanos na administração pública, julgue
os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho que aprecia a assiduidade, a pontualidade, a capacidade de trabalho e o conhecimento técnico de servidor público, assim como seu relacionamento com o grupo, atribuindo-lhe notas de 1 a 5, é compreendida pelo método de incidentes críticos.

Alternativas
Comentários
  • SERIA O MÉTODO DAS "ESCALAS GRÁFICAS".
  • Métodos dos Incidentes Críticos: baseiam-se no fato de que no comportamento humano existem certas características extremas, capazes de levar a resultados positivos. Uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e negativos a respeito de seus subordinados. Focaliza tanto as exceções positivas como as negativas no desempenho das pessoas.
    • Incidentes críticos

    Baseado na observação e registro dos aspectos, comportamentais considerados extremos (+ ou  -)

    vantagem: fácil para montar e utilizar, minimiza o efeito halo, método de registro diário

    desvantagem: método demorado, fixa-se em poucos aspectos de desempenho, ou seja é parcial

    Acredito que a avaliacao de desempenho que aprencia a assiduidade, pontualidade... seja a escala gráfica

    • Escala gráfica: formulário de dupla entrada com fatores previamente definidos, origem na área militar;

    vantagem: simples e de fácil aplicação;

    desvantagem: superficialidade e subjetividade, favorece o efeito halo e de tendência central.

    fonte: professora Andréa Ribas - estudioaulas.com.br

     

  • Gab: ERRADO
    A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho 
    de cada pessoa, em função das tarefas que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Ela faz parte das práticas que as organizações adotam para administrar suas operações com excelência. A avaliação pode ser feita pela própria pessoa (auto-avaliação), pelo gerente, pela pessoa e o gerente, pela equipe de trabalho, pelos parceiros ao redor (360º), para cima, pelo órgão de RH ou pela comissão de avaliação. Os métodos tradicionais de avaliação. Os métodos tradicionais de avaliação são as escalas gráficas, a escolha forçada, a pesquisa de campo, os incidentes críticosas listagens de verificação. Todos esses métodos padecem de críticas severas. Os métodos modernos se situam ao redor da administração participativa por objetivos (APPO). A avaliação do desempenho tem várias aplicações em todos os processos de gestão de pessoas. (CHIAVENATO – 2008, 269)
    Método tradicional para se avaliar o desempenho: Escala Gráfica. É um método baseado um uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. O número de fatores de avaliação varia conforme os interesses de cada organização, indo de 5 a 10 fatores em geral, como pontualidade, lealdade, honestidade, apresentação pessoal, conhecimento do negócio, bom senso, facilidade de aprender etc.
    Bons estudos!!!  
  • Escalas gráficas
    É um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.
    Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários.

    Os fatores de avaliação constituem comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Assim, os funcionários que mais os ostentam são aqueles que desempenham melhor as suas atividades, não importando exatamente qual o cargo que ocupam. Dessa forma, se uma organização escolhe o conhecimento do cargo como um fator de avaliação, ela está sinalizando a todos os funcionários a importância e o realce que dá a esse aspecto.
    O número de fatores de avaliação varia conforme os interesses de cada organização, indo de 5 a 10 fatores, em geral.

    Métodos dos incidentes críticos
    É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso) .
    O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos. Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizadas por Taylor, no inicio do século XX.
  • Uma dica:
    Como é incidentes críticos as notas seriam por exemplo 0 ou 10.
  • Não seria Listas Verificação que é um método similar ao da Escala Gráfica?
  • O que ajuda na resolução da questão é conhecer também o conceito do modelo de avalição por Incidentes Críticos. Nesse modelo o avaliador registra a ocorrência dos incidentes que são críticos para o desempenho da função e utiliza como referência para a avaliação. O ponto positivo desse processo é que aumenta a qualidade do feedback aplicado com base em dados e fatos no entanto pode causar sobrecarga para o avaliador.

    Definição a partir de Gil, 2001
  •  Incidentes críticos:
     
    É o sistema em que o  avaliador concentra-se em determinar os pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, considerando aspectos negativos e positivos.
     
    Exemplo:
     
     Aspectos positivos:
    *Apresenta boa comunicação.
    *Sabe lidar com pessoas.
    *Argumenta de forma clara.
     
    Aspectos negativos: 
    *Apresenta muitos erros 
    * Não produz conforme o esperado
    *Atrasa e irrita-se com facilidade.
     
    Prós da avaliação de desempenho por incidentes críticos:
    # Avalia o desempenho bom e ruim.
    #Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. Aspectos positivos devem ser realçados e melhorados, já os negativos devem ser corrigidos ou eliminados.
    # Método de fácil montagem  e fácil utilização.
     
    Contras:
    # Não se preocupa com aspectos normais de desempenho.
    # Peca por fixar-se  em poucos aspectos de desempenho, ou seja, acaba tornando-se parcial.


    Gabarito: Errado :)
  • Perdão,amigos, mas a questão não dá a definição da escala gráfica, e sim da "LISTA DE VERIFICAÇÃO" que uma simplificação da " ESCALA GRÁFICA". 

    bora lá:

    Escala gráfica é, como como colega que usou aula da Andreia Ribas comentou , aliás estou usando o livro da mesma como base, utiliza formulários de dupla entrada e avalia o desempenho por fatores previamente definidos, porém LISTA DE VERIFICAÇÃO, ou ainda CHECK -LISTS, é baseada em fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário .
    Cada fator  de desempenho recebe uma avaliação QUANTITATIVA de 1-2-3-4-5.
    Por ser um simplificação do escala gráfica apresenta o mesmos pontos positivos e negativos.


    Referênica  LIVRO GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO ANDREIA RIBAS P153
    (INCLUSIVE COMENTA ESSA QUESTÃO AFIRMANDO : se refere a lista de verificação.)

  • Gabarito E. O método de avaliação em questão é o Lista de Verificação.

  • Gabarito E. O método de avaliação em questão é o Lista de Verificação.

  • resolvendo por outra questão da cespe.

    (CESPE/  TJ-ES/  ANALISTA  JUDICIÁRIO/  2011)  Considere  que,  em determinada  organização,  se  utilize  um  instrumento  de  avaliação  em  que sejam  atribuídas  notas  de  regular  a  excelente  para  diversos  aspectos,  tais como assiduidade e capacidade de trabalho. Nessa situação, o instrumento de avaliação  pode  ter  sido  elaborado  com  base  no  método  de  avaliação  do  tipo escala gráfica. 


    correto.


  • Além do erro já citado pelos colegas sobre a avaliação ser do tipo escala gráfica, existe outro erro, que é quando a questão afirma que avaliação de desempenho aprecia o "relacionamento com o grupo" sendo que a avaliação de desempenho não entra nesse mérito, somente no mérito de desempenho do trabalho.

  • Amigo Vanilson, muito cuidado ao identificar o método de avaliação nessa questão.

    CESPE/  TJ-ES/  ANALISTA  JUDICIÁRIO/  2011)  Considere  que,  em determinada  organização,  se  utilize  um  instrumento  de  avaliação  em  que sejam  atribuídas  notas  de  regular  a  excelente  para  diversos  aspectos,  tais como assiduidade e capacidade de trabalho. Nessa situação, o instrumento de avaliação  PODE  ter  sido  elaborado  com  base  no  método  de  avaliação  do  tipo escala gráfica. 

    correto.

     Na questão que você citou observe que o cespe usou a palavra "PODE" ser escala gráfica , o que lhe permite interpretar que para ser escala gráfica o método deve especificar cada valoração que ele atribui aos aspectos que se esta avaliando, por exemplo  no aspecto assiduidade excelente seria o indivíduo que  chega sempre no horário, regular quase sempre e etc. Caso  essa identificação e explicação dos valores atribuídos aos aspectos não ocorram será lista de verificação. 

  • gabarito:errado


    seria o metodo da LISTA DE VERIFICAÇÃO.


    " Baseada em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados
    (check-lists) a respeito de cada funcionário.

    Cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa – 1, 2,
    3, 4 e 5.
    É uma simplificação do método da escala gráfica e, por isso, apresenta
    os mesmos pontos positivos e negativos."


    fonte:(prof andreia ribas)

  • Gente, fiz pesquisas a partir das respostas, porém não identifiquei qual é o método que utiliza os incidentes críticos a partir de notas de 1 a 5. Encontrei apenas o método de avaliação de liderança que é de 1 a 8.

    Por favor, gostaria da resposta.
  • • Técnica dos incidentes críticos
    Anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho. Identifica
    as características que melhoram ou pioram o desempenho.
     

    (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) O procedimento de questionário para descrição de tarefas é o procedimento mais adequado para descrever e classificar comportamentos críticos dos trabalhadores.
    Gabarito: Errado. Trata-se da técnica de incidentes críticos

     

    Andreia Ribas


     

  • ai foi uma mistura de escalas gráficas e lista de verificação

  • Escala gráfica   utiliza formulários de dupla entrada e avalia o desempenho por fatores previamente definidos,

     LISTA DE VERIFICAÇÃO, ou ainda CHECK -LISTS, é baseada em fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário .
    Cada fator  de desempenho recebe uma avaliação QUANTITATIVA de 1-2-3-4-5.
    Por ser um simplificação do escala gráfica apresenta o mesmos pontos positivos e negativos.