-
Assertiva errada. Existe uma relação muito forte entre a afeição e a cognição. Segundo a fonte, "Em todos os estágios de desenvolvimento mental da criança há um paralelismo entre o desenvolvimento cognitivo e afetivo, isto é, há uma relação direta entre a inteligência e a afetividade. A afetividade constitui a mola propulsora da ação, ou seja, é o interesse e a vontade da criança que funcionam como impulsionadores da conduta, e as estruturas as quais esta criança dispõe para agir correspondem às funções cognitivas. A partir dessa relação, pode-se considerar que o afeto é de fundamental importância na construção da inteligência, isto é, a afetividade corresponde aos sentimentos, às emoções, aos desejos, às vontades e aos valores, que dão o suporte às ações". A cognição associada à afetividade ditará o nível de saúde mental, satisfação, autoestima etc.
Fonte: http://estimulosaamulti.blogspot.com.br/2011/11/relacao-entre-afetividade-e-cognicao.html
-
A satisfação no trabalho é considerada fenômeno de natureza afetiva (BOSWELL
et al., 2009) e essa concepção foi assumida no estudo ora relatado. Ainda assim, é
necessário esclarecer que, de acordo com Brief e Weiss (2002), existe outra vertente
teórica segundo a qual se trata de um fenômeno de natureza cognitiva. A respeito
desta duplicidade de concepções, esses últimos autores apontam a existência de um
paradoxo: a satisfação no trabalho é, geralmente, compreendida em termos afetivos,
porém, somente seus aspectos cognitivos são mensurados. A discussão relativa à
pertinência de uma ou de outra proposta teórica está além do escopo deste trabalho;
entretanto, reconhece-se a falta de unanimidade na concepção da satisfação.
Quem quiser ler mais:
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=a%20satisfa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20fen%C3%B4meno%20de%20natureza%20afetiva%20e%20cognitiva&source=web&cd=10&cad=rja&ved=0CHYQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.spell.org.br%2Fdocumentos%2Fdownload%2F7263&ei=FMHuUIPjEYyy8QSIqIGICg&usg=AFQjCNHgOciAxXAhhWj0Q20wqW5gG7OLOQ
-
Segundo Spector (2002), satisfação no trabalho é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente em relação ao trabalho de forma geral (global) e em seus vários aspectos (facetas). Para o autor, existem dois enfoques para o estudo de satisfação no trabalho: o global e o de facetas.
O enfoque global trata da satisfação como um sentimento único e geral em relação ao trabalho.
O enfoque alternativo ou de facetas discrimina aspectos do trabalho como:
a) recompensas (salários e benefícios);
b) outras pessoas no ambiente de trabalho (supervisores e colegas);
c) as condições de trabalho;
d) a natureza do trabalho em si.
Como vimos no início deste capítulo, motivação significa mover e indica um estado psicológico caracterizado por um elevado grau de disposição ou vontade de realizar uma tarefa ou perseguir uma meta. Já a satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao trabalho que têm, seja no todo, seja em relação a alguns de seus aspectos.
O que leva à motivação tem diversos sentidos segundo as várias abordagens motivacionais. Para Herzberg – teoria dos dois fatores, por exemplo, como os fatores motivacionais, são satisfacientes, pode-se afirmar que quanto maior a satisfação, maior a motivação.Entretanto, se pensarmos de acordo com o ciclo motivacional é a insatisfação que leva à motivação.
1.6 Satisfação e comprometimento organizacional
O comprometimento organizacional é uma variável de atitude amplamente discutida no campo do trabalho. Ela está fortemente relacionada à satisfação no trabalho.
O comprometimento organizacional tem três componentes:
• a aceitação dos objetivos organizacionais;
• a disposição para trabalhar com afinco pela organização;
• o desejo de permanecer na organização.
Os três tipos de comprometimento são: afetivo, contínuo e normativo.
• Comprometimento afetivo: ocorre quando o funcionário deseja permanecer na organização devido a ligações emocionais. (EU QUERO)
• Comprometimento contínuo/calculativo: ocorre quando o funcionário deve permanecer na organização porque precisa dos benefícios e do salário ou não consegue encontrar outro emprego. (EU PRECISO)
• Comprometimento normativo: ocorre quando o funcionário acredita que deve este comprometimento para a organização, com base na sua crença de que é a coisa certa a se fazer. (EU TENHO)
-
O pessoal jogou um monte de conceito, mas não especificou onde está o erro na questão. O que posso concluir é que todo mundo errou a questão assim como eu....kkk
-
Ela tb é cognitiva!
-
Corroborando
Significado de Cognitivo
adj. Refere-se à capacidade de adquirir ou de absorver conhecimentos.
Diz respeito ao conhecimento, à cognição.
Linguística. Que se refere aos mecanismos mentais pelos quais um indivíduo se vale ao utilizar sua percepção, memória, razão.
Psicologia. Que faz referência aos mecanismos mentais presentes na percepção, no pensamento, na memória, na resolução de problemas.
Ou seja, o que pode ser satisfeito para você, não necessariamente, será satisfeito para mim.
Portanto, item ERRADO.
-
Errada, pois a satisfação é um fenômeno de natureza afetiva e cognitiva.
-
Sobre esse assunto, temos que saber essas diferenças básicas sobre satisfação no trabalho, clima organizacional e clima psicológico:
Satisfação no trabalho:
-é COGNITIVO e AFETIVO (ou seja, ele não é apenas afetivo. É afetivo e Cognitivo)
-é Descritivo e Avaliativo
-Abrange o indivíduo e a organização.
Clima organizacional:
- é COGNITIVO (ou seja, é racional, não é elemento emocional)
-é Descritivo
- abrange a organização/ grupo
Clima psicológico:
- é AFETIVO
-é Avaliativo
-abrange o indivíduo
Fonte: Andréia Ribas
-
A satisfação é um fenômeno de natureza afetiva, mas também cognitiva ,sendo este um processo de aquisição de conhecimento, e o ser humano precisa de constante desafios para se manter motivado ou seja satisfeito com seu meio.
-
A satisfação é um fenômeno de natureza afetiva e cognitiva, em que as pessoas demonstram o quanto gostam ou não dos diferentes aspectos do trabalho, evidenciando a qualidade de vida no trabalho.
-
ERRADO
É sempre bom lembrar....
Satisfação = percepção afetiva + cognitiva
Clima organizacional = percepção cognitiva
-
CLIMA ORGANIZACIONAL: percepções cognitivas, natureza descritiva, estudado no nível do grupo/organização.
CLIMA PSICOLÓGICO: percepções afetivas, natureza avaliativa, estudado no nível do indivíduo.
SATISFAÇÃO NO TRABALHO (QVT): percepções cognitivas e afeitvas, natureza descritiva e avaliativa, estudado no nivel do indivíduo, grupo/organização.
DICA: olhem para a satisfação como algo amplo/genérico - trata de todas as percepções, todas as naturezas e estuda todos os níveis.
-
Gabarito E
Tem relação cognitiva!
#NinguémVaiLerSeuTextão
-
Satisfação = percepção afetiva + cognitiva
Clima organizacional = percepção cognitiva
SATISFAÇÃO NO TRABALHO (QVT): percepções cognitivas e afeitvas, natureza descritiva e avaliativa, estudado no nivel do indivíduo, grupo/organização.