SóProvas


ID
836341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, que tratam da organização racional do
processo decisório e do processo racional de solução de problemas.

Uma decisão autocrática poderá ser utilizada com vistas à aceleração do processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: (Certo)
    Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder. Pode ser um líder, um comitê, uma assembléia... O governante tem controle absoluto em todos os níveis de governo sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórica concreta e política que convergem em muitos pontos.
    Em muitos casos, no processo decisório das entidades, o responsável pela decisão deve tomá-la de maneira autocrática visando a agilidade e a manutenção da competitividade com outras empresas.
    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Autocracia
  • Uma decisão autocrática , ou centralizada agiliza a tomada de decisão , pelo fato de não consultar alguém ou algum departamento , assim acelerando o processo decisório ! É recomendável que se tome um decisão autocrática em situações sem grau de complexidade e que não acarretem prejuízo a empresa.
  • Assertiva correta. Em regra, o processo decisório é agilizado com um processo mais participativo com poder mais compartilhado. Todavia, se uma decisão precisa ser tomada imediatamente, o decisor pode não possuir o tempo necessário para uma assembléia, decidindo ele mesmo o curso de ação da organização.
  • As decisões autocráticas não precisam de discussão, informação ou acordo do grupo. Essas decisões são tomadas para acelerar o processo de resolver os problemas. São aceitas por todos e as pessoas que as tomam não esperam que sejam questionadas. Muitas decisões autocráticas são estratégicas ou dos acionistas, ou têm conteúdo estritamente técnico, para as quais a participação pode não trazer nenhum benefício.

    Maximiano, p.102
  • 1 – Estilo Autocrático ou Autoritário:

     

    O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta à Pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes.

    Nesse estilo, o líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais.

    · Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão se não lhes dor ordenado. Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações.

    · O líder autocrático, julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Toma uma postura muita vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os outros dependem dele. Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.

    · É comum por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão com erros alheios. Infunde certo temor nos liderados, para que não o contradigam. Usa de artifícios para que o obedeçam sem dialogar.

    · As decisões são tomadas com rapidez, o que é muito positivo. Mas, quando um líder autocrático termina seu mandato, muitas vezes o grupo fica perdido, não está acostumado a tomar suas próprias decisões, provocando um vácuo no poder de comando.

  • São três os tipos de decisões: autocráticas, compartilhada e delegada.
    AUTOCRÁTICAS => Nas autocráticas as decisões são tomadas para acelerar o processo de resolver problemas. Por isso são tomadas pelo líder, aceita por todos e não questionada.
    COMPARTILHADAS => Ascompartilhadas são tomadas pelos gerentes junto a sua equipe, elas não podem ser impostas, pois afetam pessoas. São compartilhadas as decisões que não podem ser impostas e precisam de discussão, participação e aconselhamento das pessoas que serão afetadas por elas. As decisões compartilhadas dividem-se em dois grupos principais: consultivas e participativas. Consultivas, são tomadas após consulta a uma pessoa ou grupo Participativas, são tomadas junto. Não quer dizer que tenha que fazer o que o grupo pediu.
     DELEGADAS => As delegadas não precisam ser aprovadas ou revistas pela administração. São tomadas por equipes ou pessoa que recebeu poderes. Não precisam ser aprovadas ou revistas para administração. A pessoa ou grupo assume plena responsabilidade pelas decisões. A chave da administração participativa é especificar com clareza as responsabilidades de todos os envolvidos. Informação e clareza quanto aos limites de decisão condicionam o sucesso das decisões, especialmente quando são delegadas.
  • Se só um toma a decisão, se torna mais rápido do que se fossem vários.

  • Sempre devemos analisar com cautela a questão da centralização ou descentralização no processo decisório. No tocante à rapidez, devemos considerar se o enunciado se refere a uma decisão isolada (no caso da questão), ou o processo decisório como um todo.

    Devemos estar atento ao seguinte: a decisão é apenas uma etapa do processo decisório. 

    A questão da centralização e descentralização envolve vantagens e desvantagens quanto à agilidade do processo e quanto à agilidade da decisão. Enfim, são duas coisas distintas.

    Normalmente, dizemos que uma organização é centralizada quando sua cúpula toma todas as decisões essenciais com pouca ou nenhuma participação do pessoal dos escalões inferiores. Por outro lado, quanto maior a participação dos escalões inferiores no processo decisório, maior a descentralização. 

    Ou seja, na centralização a decisão é mais rápida, mas o processo decisório como um todo nem sempre o é, já que as peculiaridades de cada situação são mais conhecidas pelos indivíduos que estão mais próximos dessas situações.

    Assim, podemos fazer a seguinte correlação: 

    Centralização: decisões com mais rapidez. 

    Descentralização: processo decisório com mais rapidez. 

    Fiquem atentos, pois essa correlação é bastante difundida pela banca CESPE. 

    Assim, se analisarmos apenas uma decisão isolada, a situação torna a decisão centralizada mais rápida que a decisão descentralizada.

     

  • Gab: CERTO

    Excelente apontamento do colega Mateus Fernandes.

    • Centralização: A decisão é com maior rapidez. 
    • Descentralização: O processo decisório será com maior rapidez. 

    1. Outra que ajuda!

    Ano: 2008 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão:  Prova: CESPE/ CEBRASPE- 2008 - FUB - Administrador

    Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 68. A descentralização é indicada quando se busca maior agilidade no processo decisório. CERTO.

    Anote!