1 – Estilo Autocrático ou Autoritário:
O estilo autocrático é o mais antigo. Sua origem remonta à Pré-história, quando os primeiros agrupamentos humanos se organizaram e surgiram os primeiros chefes.
Nesse estilo, o líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais.
· Este tipo de liderança caracteriza-se pela confiança na autoridade e pressupõe que os outros nada farão se não lhes dor ordenado. Geralmente não se importa com o que os liderados pensam além de desestimular inovações.
· O líder autocrático, julga-se indispensável, mostrando que só a sua maneira de fazer as coisas é a correta. Toma uma postura muita vezes paternalista, sentindo-se feliz por notar que os outros dependem dele. Divide pouquíssimo serviço, preferindo fazê-lo.
· É comum por parte deste líder, reações coléricas, de irritação, de incompreensão com erros alheios. Infunde certo temor nos liderados, para que não o contradigam. Usa de artifícios para que o obedeçam sem dialogar.
· As decisões são tomadas com rapidez, o que é muito positivo. Mas, quando um líder autocrático termina seu mandato, muitas vezes o grupo fica perdido, não está acostumado a tomar suas próprias decisões, provocando um vácuo no poder de comando.
Sempre devemos analisar com cautela a questão da centralização ou descentralização no processo decisório. No tocante à rapidez, devemos considerar se o enunciado se refere a uma decisão isolada (no caso da questão), ou o processo decisório como um todo.
Devemos estar atento ao seguinte: a decisão é apenas uma etapa do processo decisório.
A questão da centralização e descentralização envolve vantagens e desvantagens quanto à agilidade do processo e quanto à agilidade da decisão. Enfim, são duas coisas distintas.
Normalmente, dizemos que uma organização é centralizada quando sua cúpula toma todas as decisões essenciais com pouca ou nenhuma participação do pessoal dos escalões inferiores. Por outro lado, quanto maior a participação dos escalões inferiores no processo decisório, maior a descentralização.
Ou seja, na centralização a decisão é mais rápida, mas o processo decisório como um todo nem sempre o é, já que as peculiaridades de cada situação são mais conhecidas pelos indivíduos que estão mais próximos dessas situações.
Assim, podemos fazer a seguinte correlação:
Centralização: decisões com mais rapidez.
Descentralização: processo decisório com mais rapidez.
Fiquem atentos, pois essa correlação é bastante difundida pela banca CESPE.
Assim, se analisarmos apenas uma decisão isolada, a situação torna a decisão centralizada mais rápida que a decisão descentralizada.