- 
                                Dentro desse grupo os autores incluem a escola do design, a escola do planejamento e a escola do posicionamento. A escola do design é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas. Dentro dessa escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças. As principais premissas dessa escola são: Ø A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado – ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional. Ø A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nessa escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários nesse processo. Ø O modelo deve ser simples e informal – muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais – a estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo. Ø As estratégias devem ser únicas – cada caso deve ser analisado individualmente. 
 Consulta: PALUDO APUD Andrews, 1982 apud Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2005. 
- 
                                Gab C. Essa fonte da Vanessa ta errada. É trecho do livro do autor Rodrigo Renno, da editora método, 2013. Dentro desse grupo os autores incluem a escola do design, a escola do planejamento e a escola do posicionamento. A escola do design é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas. Dentro dessa escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas
 (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças.
 As principais premissas dessa escola são:
 Ø A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado – ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional.
 Ø A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nessa escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários nesse processo.
 Ø O modelo deve ser simples e informal – muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais – a estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo.
 Ø As estratégias devem ser únicas – cada caso deve ser analisado individualmente.
 Fonte: RODRIGO RENNO, ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA CONCURSOS, EDITORA MÉTODO, 2013, PG 67,68.       
- 
                                A escola de design volta-se à avaliação externa, à avaliação interna e à criação, avaliação, escolha e implementação da estratégia. Resposta: Certo. Escola do Design (Racionalidade do pensamento, modelo estratégico simples, informal, intuitivo e único, a elaboração da estratégia e a tomada de decisão devem ser do executivo mais graduado e há um ajuste entre o ambiente interno e externo). 
- 
                                CORRETO   ESCOLA DE DESIGN = ANÁLISE SWOT 
- 
                                por ser a escola do swot faz todo sentido