SóProvas


ID
838702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das funções do Estado, dos objetivos da política fiscal e do déficit público, julgue os itens seguintes.


O déficit nominal resulta da diferença entre os gastos totais e as receitas totais, enquanto o déficit primário resulta da diferença entre os gastos não financeiros e as receitas não financeiras.

Alternativas
Comentários
  • superávit/déficit primário é o resultado da arrecadação do governo menos os gastos, exceto juros da dívidaA grosso modo, é a geração de caixa do governo; é a economia para reduzir o endividamento. Mostra se as contas estão em ordem ou não. Resultado primário positivo (superávit) mostra contas sob controle e mostra que a dívida não seguirá uma trajetória explosiva.

    O que é superávit/déficit nominal? O resultado nominal do governo equivale à arrecadação de impostos menos os gastos,incluindo os juros da dívidaÉ a medida mais completa, já que o número representa a total necessidade de financiamento do setor público. Ao apresentar um déficit nominal, o governo terá que se financiar com a colocação de títulos públicos.

    Como eu disse,  o conceito primário exclui da conta a despesa com juros da dívida. E qual o interesse no resultado primário? É que ao desconsiderar os juros pagos, este número dá a medida correta da situação fiscal do governo, pois fornece uma comparação simples e direta entre receita e a despesa que o setor público tem para fazer o Estado ‘funcionar’. ‘Isto é particularmente importante para saber se há risco de descontrole das contas públicas e, principalmente, de crescimento explosivo do endividamento’, diz o economista Silvio Campos Neto, do Banco Schahin. Ou seja, obter um resultado primário positivo (superávit) é um passo fundamental para manter a dinâmica da dívida pública controlada, o que sinaliza menor risco ao mercado.

    Os dois, tanto o superávit primário quanto o nominal, são importantes. Para medir a saúde financeira do setor público e a trajetória da dívida, o primário é um bom indicador, pois mostra se o governo está gerando um caixa razoavelmente bom.  Já o superávit nominal dá uma visão mais precisa porque engloba tudo, despesa com juros também.

    http://blogs.estadao.com.br/descomplicador/2010/03/30/o-que-e-superavitdeficit-primario-e-nominal/?doing_wp_cron=1364993718.7045159339904785156250

  • Déficit Nominal - Considera tudos os gastos;
    Déficit Primário - Exclui despesas/receitas com juros; e 
    Déficit Operacional - Exclui despesas com correção monetária
  • Resposta Certa.

    Déficit fiscal ou superávit fiscal - Diferença entre despesa e receita do governo. Quando os gastos são maiores do que a arrecadação, há déficit e o governo é forçado a recorrer ao mercado para se financiar. O montante do déficit é também chamado de necessidade de financiamento do setor público. O governo poderia também emitir moeda, mas esta medida tem inúmeros inconvenientes. 

    Déficit nominal - necessidade de financiamento do setor público, incluindo os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas. (Considera todos os gastos; Receita nominal = receita total - despesa total).

    Déficit operacional - necessidade de financiamento do setor público, excluindo-se os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas. (Exclui despesas com correção monetária).

    Déficit orçamentário - despesa maior do que receita, havendo distinção entre déficit previsto no orçamento e o déficit da execução orçamentária.

    Déficit primário - déficit operacional retirando-se os encargos financeiros embutidos no conjunto das despesas e das receitas. (Exclui despesas/receitas com juros;)

    Déficit previdenciário - é a diferença entre o que o Governo arrecada de contribuição para a manutenção da Previdência Social e o valor pago em benefícios.


    Na avaliação das contas externas, os principais conceitos são:

    Déficit comercial - é a diferença entre o valor recebido com exportações e os gastos com importações. Quando o país importa mais do que exporta, ele tem déficit na balança comercial.

    Déficit em Conta Corrente - o cálculo do resultado em conta corrente considera o resultado da balança comercial, da balança de serviços e de transferências unilaterais. Se a soma das despesas nesses três itens for superior à entrada de divisas, temos déficit em conta corrente.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    Déficit Nominal 

     

    É a medida de déficit que considera todas as despesas e receitas incorridas pelo governo em determinado período. Aqui entra tudo: despesas com juros, com o pagamento de pessoal, com investimentos e assim por diante. Todas as receitas e despesas são medidas pelo seu valor nominal, ou seja, não há correção pela inflação. 

    • Dn = Gt - Rt

    ---

    Déficit Primário 

     

    O  déficit primário  é  a  medida  que  exclui  os  pagamentos  e  recebimentos  de  juros.  Diferentemente do conceito de déficit nominal, que considera todas as despesas e receitas, aqui não se contabilizam as despesas com juros, amortizações da dívida pública, entre outras despesas e receitas financeiras.  

    • Dp = Gnf - Rnf

    Evidente que o nf corresponde a “não financeiro”. 

    ---

    Déficit Operacional 

     

    O déficit operacional é a medida utilizada em um ambiente inflacionário, pois deduz do déficit os efeitos da inflação no pagamento de juros.  

    • Do = Gnf - Rnf + (i - “pi”)

    Vamos analisar por partes. Como já sabemos Gnf - Rnf é o déficit primário. E (i - “pi”) representa a despesa com juros (i) deduzida da inflação (“pi”) no período. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q110194 ➜ Durante a etapa de cálculo da necessidade de financiamento do governo central, procura-se definir o resultado primário, cujas etapas de apuração incluem o chamado critério acima da linha, que considera o desempenho dos fluxos de receitas e despesas primárias ou não financeiras no período de referência. (CERTO)

    ===

    Q392828 ➜ Um pagamento já liquidado pelo governo federal, mas não sensibilizado na Conta Única do Tesouro Nacional, não impacta o indicador de superávit primário. (CERTO)

    • R: Os  indicadores  de  déficitem  geral,  adotam  o  regime  de  caixa.  Ou  seja,  para  impactar  o  indicador  é necessário que os recursos entrem/saiam da conta única do Tesouro. 

    ===

    Q955277 ➜ O resultado primário é contabilizado pelo regime de caixa. (CERTO)

    ===

    Q403172 ➜ No Brasil, o resultado primário do governo federal é contabilizado pelo regime de caixa. (CERTO)

    ===

    Q398886 ➜ Se o resultado primário de um governo for positivo e o resultado operacional for negativo, então necessariamente os juros reais são maiores do que o resultado operacional. (CERTO)

    • R: A diferença entre o resultado primário e o resultado operacional é dada pelas despesas com juros reais
    • Assim, se o resultado primário é positivo e o operacional, negativo, é necessário que as despesas com juros sejam maiores que o resultado operacional.

    ===

    Q45291 ➜ O déficit público é uma medida de caixa, ou seja, a mensuração deve ser feita em relação a determinado período de tempo. (ERRADO)

    • R: o déficit é uma medida de fluxo, devendo ser mensurado em um determinado período de tempo.