SóProvas


ID
838729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação à função e aos princípios do orçamento público, julgue os itens a seguir.


A função estabilizadora, que corresponde à utilização dos recursos públicos para estimular a estabilidade macroeconômica do país, é a mais antiga das funções de orçamento público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Função Estabilizadora - Das três funções do Estado, esta é a mais recente e tem como objetivos principais:manutenção de um equilibrado nível de emprego, estabilidade dos níveis de preços, equilíbrio na balança de pagamentos e razoável taxas de crescimento econômico.
    Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7iQAE/aulas-sobre-orcamento-publico

  • Errada.
    Função Estabilizadora deve ajustar o nível geral de preços, nível de emprego, estabilizar a moeda, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica.
  •  
    ERRADA.
    Ao fazer essa questão, no dia dessa prova, não tinha a mínima ideia se a função estabilizadora seria de fato a mais antiga.
    Mas pensei assim: a função estabilizadora pressupõe uma atividade estatal ativa na regulação da economia.
    Essa atuação de protagonista só ocorreu muito recentemente depois das ideias de Keynes e com certeza a função de alocar e de distribuir já era executada antes.
  • Colegas de estudos,
    Qual seria então a função mais antiga? A Alocativa ou a Distributiva?
    Obrigada!

  • Na própria questão podemos ver que "macroeconomia" não pode ser influenciada pela função estabilizadora do Estado que visa estabelizar a microeconomia do país.
  • Só especulando aqui, acho que a função mais antiga é a alocativa, que tem a ver com  investimentos em obras de infraestrutura, rodovias, segurança, saúde etc. O governo já fazia isso de forma branda desde a época da administração burocrática. Já a função distributiva tem a ver com o estado de bem-estar. Por fim, a função estabilizadora, tem a ver com a administração gerencial e a desestatização.
  • Pessoal,

    Na realidade, nenhuma dessas três funções é a mais antiga ou recente. A mais antiga é a função política e a mais recente a de planejamento.

    Podem dar uma olhada no item 1.2 no seguinte endereço eletrônico:

    http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/cursos_presenciais/web-estados-municipios/material/Apostilas/Apostila_-_Oficina_03_-_Loa_Semana_Estados_E_Municipios_-_Semana.pdf

    Bons estudos!
  • Segundo Giacomoni:

    "A mais moderna das três, a função estabilizadora, adquiriu especial importância como instrumento de combate aos efeitos de depressão dos anos 30 e a partir daí esteve sempre em cena, lutando contra as pressões inflacionárias e contra o desemprego, fenômenos recorrentes nas economias capitalistas do pós-guerra."

    Ou seja, não sendo assim a mais antiga é um dos motivos que torna a assertiva incorreta.

    Bons estudos!!!

    #Foco
  • Além de todas as disciplinas de concurso ainda temos que estudar adivinhação e história... brincadeira esse cespe viu...

  • Basta pensar que políticas monetárias e fiscais surgem com o advento da globalização e do mercado externo, sendo portanto, bem recentes, tornando a questão errada.

  • Creio que a mais antiga seja a função ALOCATIVA, no ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL ou ESTADO PROVIDÊNCIA, segunda metade do séc. XX, onde o Estado era participativo na atividade econômica, intervindo em fases de recessões econômicas, disponibilizando um conjunto de garantias SOCIAIS mínimas.

  • Na Função Estabilizadora, não há utilização de recursos.

  • Fazendo um elo com a política do nosso país, podemos citar:

    Função Alocativa - Getúlio Vargas com a politica das Substituições das Importações.

    Função Distributiva - Políticas Sociais Governo Lula.

    Função Estabilizadora - Planos econômicos lançados nas décadas de 1980 e 1990 (Exemplos: Bresser, Verão Collor).

  • Segundo o professor Anderson Ferreira, a função estabilizadora é a mais recente. Não há consenso para a função mais antiga. 

  • A mais recente e que a doutrina ainda não reconhece é a reguladora.

  • Marcelo Narciso falou tudo! Nem pensei qual é a função mais antiga ou recente.

  • PESSOAL....

    vamos tomar cuidado com alguns comentários postados aqui....por exemplo, do SR GIBRAN:
    "Basta pensar que políticas monetárias e fiscais surgem com o advento da globalização e do mercado externo, sendo portanto, bem recentes, tornando a questão errada."
    ENTAO SIGNIFICA QUE ANTES DA GLOBALIZAÇÃO O GOVERNO (EM TESE) NAO TOMAVA CUIDADO EM EQUILIBRAR O ORÇAMENTO????
    ENTAO SIGNIFCA QUE ANTES DA GLOBALIZAÇÃO O GOVERNO NAO EFETUAVA POLITICA MONETARIA????? COMO FORAM FINANCIADOS OS DEFICITS NOS ANOS 80??????

    Lamentável vc vir nos comentários buscar a solução de dúvidas e se deparar com pedantismo, dá pra ver que a pessoa nao tem a miníma ideia do que significa POLITICA FISCAL E MONETARIA ....lamentável!!!!


  • Errada.

    Função estabilizadora: visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não ter como objetivo a destinação de recursos.

    (CESPE/ANALISTA/TST/2008) A utilização da política orçamentária para os propósitos de estabilização econômica implica promover ajustes no nível da demanda agregada, expandindo-a ou restringindo-a, e provocando a ocorrência de déficits ou superávits. C

  • A função estabilizadora, que corresponde à utilização dos recursos públicos para estimular a estabilidade macroeconômica do país, é a mais RECENTE  das funções de orçamento público.

     

    Apenas o termo sublinhado está errado.