SóProvas


ID
838792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


Despesa monetária corrente com aquisição de material de consumo para estoque gera uma variação patrimonial passiva.

Alternativas
Comentários
  • Essa despesa corrente é caracterizada pela Doutrina com despesa não efetiva. Assim, no momento da aquisição, ocorre uma mutação patrimonial, pois, simultaneamente o dinheiro sai do caixa (AC) e o bem vai para estoque (AC). Desta forma, a variação patrimonial passiva só irá ocorrer com a efetiva utilização do material que foi para estoque. ERRADO.
    Fonte: 
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=330240
  • A aquisição de material de consumo  é um fato contábil permutativo, não ocasionando alteração na situação líquida da entidade.
    Apenas com  a utilização do material  é que ocorrerá a variação patrimonial passiva
  • Na essência, as Despesas Correntes são Despesas Efetivas, ou seja, alteram o PL. Porém a aquisição de material é uma exceção.

    Despesa Corrente (Pe J Out)
       - Pessoal a Pagar
                    D- PL
                    C- Pessoal a Pagar
     
        - Juros sobre Contratos de Empresa
                    D- PL
                    C- Juros s/ contratos de Empresa

       - Outras Despesas Correntes
              *Compra de Mercadoria a Prazo
                    D- Estoques
                    C- Fornecedores
     
               * Aquisição de Veículos 
                    D- Veículos
                    C- Bancos
                 
  • QUESTÃO ERRADA!!

    Somente será uma variação patrimonial passiva quando o material do estoque for efetivamente utilizado. Num primeiro momento, na compra do material podemos classificar como despesa efetiva (estoque), sendo uma mutação patrimonial, pois não há variação no patromônio líquido da entidade.
  • Despesas efetivas são aquelas que alteram o patrimônio líquido. Se você entrega dinheiro na mão do fornecedor para comprar carvão, o que você fez foi trocar um monte de dinheiro por um monte de carvão. Logo, o seu ativo (que é composto de dinheiro, obras de arte, carvão, galpão etc) permaneceu inalterado em termos de valores. Patrimônio líquido = Ativo - Passivo. Ora, se o seu ativo só mudou de cara, mas não mudou em termos de valor, o seu patrimônio líquido também não. Simplesmente, converteu-se uma coisa em outra coisa. No entanto, quando, posteriormente, você colocar fogo nesse carvão, terá que dar baixa no valor dele que consta no seu ativo. Aí, da fórmula acima, percebemos que, como o valor total do ativo vai cair, o PL também cairá - refletindo a baixa de um ativo.

    Resposta: errado.