SóProvas


ID
838795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


Toda receita orçamentária por mutação gera uma variação patrimonial passiva.

Alternativas
Comentários
  • Receita orçamentária por mutação implica no aumento do saldo patrimonial da entidade, decorre de aumento Passivo permanente ou de uma Redução do Ativo Permanente.
  • A Receita por mutação patrimonial é aquela gerada na quando existe uma MUTAÇÃO, ou seja, gera apenas alteração de elementos com o ingresso de recurso financeiro. 

    Ocorre devido à saída ou à baixa de um ativo de bens ou direitos (venda de um imóveil, recebimento de empréstimos concedidos, etc.). ou ainda, pelo ingresso de passivo, uma obrigação da pagar (obtenção de empréstimos, etc). Assim, pode-se dizer que algum elemento patrimonial foi transformado em ingresso financeiro. 

    Nesse caso, pense na venda de um imóvel público.
    Temos uma ingresso de recursos no caixa da entidade pública, mas um mutação (DIMINUIÇÃO) do patrimônio público, no caso o imóvel que deixa de fazer parte do dito patrimônio, gerando uma variação patrimonial passiva.
  • CORRETA!!!

    A RECEITA ORÇAMENTÁRIA POR MUTAÇÃO PODE SER ORIUNDA DA REDUÇÃO DO ATIVO PERMANENTE (VENDA DE IMÓVEL) OU DO AUMENTO DO PASSIVO PERMANENTE (OPERAÇÕES DE CRÉDITO).

    Lembra dos X -men :

    Depois que você vira um mutante (mutação), é para sempre ( permanente). nunca mais será visto com bons olhos pela sociedade e isso lhe causa prejuízo (aumento do passivo, e diminuição do ativo).

    Não é didático, mas funciona..
  • Ótimo seu comentário fazendo correlação com os X-Men, Ana Paula!
  • Ana Silva gostei da resposta me ajudou a entender! E por falar em X - men, sou fã da Vampira!!! rsrs

  • Essa Ana é muito louca!

  • Parabéns, ANA SILVA....ótimo comentário..

  • A banca não foi feliz na escolha da terminologia.

    Receita por mutação gera necessariamente uma variação patrimonial qualitativa.

    Variação patrimonial é gênero. Variação patrimonial quantitativa e variação patrimonial qualitativa são espécies. A primeira gera alteração no PL, podendo ser aumentativa (VPA) ou diminutiva (VPD).