SóProvas


ID
838843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.


A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos.

Alternativas
Comentários
  • A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos (ERRADA)

    A administração gerencial constitui um avanço, mas sem  romper em definitivo com a administração burocrática, pois não nega todos os seus métodos e princípios.
  • Complementando:

    Na verdade, o gerencialismo apóia-se na burocracia,
    conservando seus preceitos básicos, como a admissão de pessoal segundo
    critérios rígidos, a meritocracia na carreira pública, as avaliações de
    desempenho,o aperfeiçoamento profissional e um sistema de remuneração
    estruturado.

    Fonte: Administração Geral e Pública - Ponto dos Concursos - Marcelo Camacho
  • A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado, tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos.
    Errado.
    Já caiu questão parecido como esta. Tem 2 erros o primeiro é que os princípios da administração burocrática: Profissionalismo, impessoalidade e formalidade não foram abandonados muito pelo contrário, o que mudou da administração burocrática para a gerencial, foi a forma de controle que na gerencial é ( a posteriore) e na burocrática é ( a priore), o segundo erro na administração gerencial foi adotado a administração por resultados e  não por objetivos.
  • Natalia,
    O livro do Augustinho Vicente Paludo - Administração Pública, Campus Concursos - é excelente!
    Estudo por ele e tem me ajudao bastante. Vale a pena!

  • Podemos dissecar a assertiva em três partes:
    1. A administração pública gerencial produziu avanços para a gestão do Estado - Correta.
    2. tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática - Errada. Justificativa: A administração pública gerencial convive, até hoje, com princípios norteadores da administração pública burocrática. Por tal razão, por exemplo, ainda observa-se a licitação para a aquisição e alienação de bens e o concurso público para o ingresso de novos servidores.
    3. pela adoção da administração por objetivos - Correta. Justificativa: Com o devido respeito a quem discordar, considero essa uma característica da administração pública gerencial, assim como a gestão por resultados. Segundo Augustinho V. Paludo: "A administração por objetivo é um sistema de administração que vincula objetivos e metas organizacionais com o desempenho individual, em todos os setores/departamentos. Corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade, e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance dos resultados. Nesse modelo de administração quando os gestores conseguem atingir ou superar os objetivos previamente definidos, há algum tipo de benefício financeiro, geralmente uma gratificação."
    (http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/77-questoes-comentadas-de-administracao-publica.html)
    O próprio Luiz Bresser Pereira, em  "Reflexões Sobre a Reforma Gerencial Brasileira de 1995", traz como mudanças efetivadas pela referida reforma: ": "g) assegurar a responsabilização (accountability) através da administração por objetivos, da criação de quase-mercados, e de vários mecanismos de democracia direta ou de controle social, combinados com o aumento da transparência no serviço público, reduzindo-se concomitantemente o papel da definição detalhada de procedimentos e da auditoria ou controle interno – os controles clássicos da administração pública burocrática – que devem ter um peso menor."
  • Interpretação. Quando o texto informa "rompimento com princípios", sem o artigo antes de "princípios", dá a entender que o rompimento foi com alguns. Se houvesse o artigo (rompimento com os príncipios), aí sim estaria incorreto, pois significaria dizer que houve rompimento com todos eles

    - rompimento com princípios: alguns princípios
    - rompimento com os princípios: todos os princípios.

    Permaneceram: legalismo, combate à corrupção, profissionalização, impessoalidade...
    Rompidos: auto-refencialismo, controle a priori (agora é a posteriori), centralização...


    Entendo, assim, que essa parte da questão está correta. O erro está no final, objetivos.
  • Nossa, já errei essa questão umas 5 vezes!! Pra mim, romper com princípios, quer dizer "romper com "alguns" princípios", e nao com "todos". =(
  • A administração pública gerencial constitui um avanço, e até certo ponto um rompimento com administração pública burocrática...
    estaria correta se estivesse assim....
  • Errada!
    Muito hora nessa calma!  Sabemos que adm gerencial rompeu com alguns pricípios da adm burocrática, não todos é claro. Na verdade a adm gerencial foi marcada pelo ropimento da ênfase nos processos e pela adoção da ênfase no atendimento  às  demandas  dos usuários dos serviços e a obtenção de resultados.
  • Questão de pegadinha. A administração gerencial não busca a ruptura e negação de todos os principios buracráticos, porém alguns deles certamente que sim, pois, do contrário, continuaremos com os antigos e conhecidos problemas de execesso de normas desnecessárias.
     
  • A Administração Gerencial está alicerçada na Burocrática, ou seja, ela não rompeu com os princípios da Burocracia.

    Na verdade ela matém alguns preceitos da Burocracia: Admissão de pessoal segundo critéios rígidos, meritocrácia, avaliações de desempenho, etc.

    A diferença está em como se faz o controle, que passa a se concentrar nos resultados (Gerencialismo), que na Burocracia se concentra na forma (formalidade).

    Portanto, gabarito ERRADO.
  • A questão está mal redigida. Pelo que está escrito entendi que o rompimento era apenas com ALGUNS princípios da burocracia e não a ela como um todo. O que é verdade. 

    Passei então a analisar se a Administração por Objetivos (APO) e a Administração por resultados são ou não a mesma coisa. Considero que a resposta "Administração por Resultados" mais adequada, mas, até onde eu pude verificar, parecem que são a mesma coisa. Sendo assim, não vejo erro na questão.


  • A questão realmente dá margem para interpretações, pois a administração gerencial rompeu sim com certos princípios adotados e conservou outros.

  • Não  houve uma ruptura,pois mesmo na administração gerencial ainda se tem certos aspectos da adm burocrática.Entendi romper no sentido de tornar obsoleto na medida que chega outro modelo.

  • A questão erra quando fala "tendo sido marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática e pela adoção da administração por objetivos", como já foi dito, alguns princípios da administração burocrática ainda permanecem em vigor e administração pública gerencial não adota administração por objetivos e sim por resultados, uma outra questão pode ajudar a  responder, vejam:

    A administração pública gerencial, que utiliza a orientação para resultados, procura reconhecer os usuários do serviço público como clientes, ou seja, como cidadãos que geram renda e divisas para o país.

    GABARITO: CERTA.

  • "O Pdrae afirma que a administração gerencial: até certo ponto é um rompimento com a administração
    burocrática, e afirma também que, em muitos pontos, não se diferencia da administração burocrática. Claro!
    Rompe com o que é contrário à nova forma de administrar e não se diferencia dos pontos com os quais
    concorda!" - AUGUSTINHO PALUDO 3ed

    A questão está mal formulada.

  • Nesta questão a CESPE tenta levar o candidato ao erro. Não é má formulação da questão.

    A banca afirma que " foi marcada pelo rompimento com princípios da administração pública burocrática". O candidato vai crer que está correta esta afirmação já que a tendência de um novo modelo é destituir o antigo; Como foi o caso da burocracia em relação ao patrimonialismo.

    Em relação ao modelo gerencial, ele continua fazendo uso de alguns princípios da burocracia que se adequam a gestão e aprimorou ou alterou os princípios que estavam atrasados para a atualidade.


    Ou seja, analisando a questão você verifica a totalidade da afirmação que não é verdadeira. Seria verdadeira se a banca tivesse colocado "foi marcada pelo rompimento de alguns dos princípios da administração pública burocrática", representando assim a parcialidade.

  • Gab. (Errada)

    Alem de não haver total rompimento com os princípios da adm. burocrática tem o lance lá no final da oração que troca ''resultados'' por ''objetivos''. A Administração por Objetivos (APO) é tema recorrente na iniciativa privada.

  • CARA MARCELE, CONCORDO COM SEU COMENTÁRIO, MAS VC FALOU QUE A BUROCRACIA DESTITUIU POR COMPLETO O PATRIMONIALISMO, MAS ANTES DE 1930 JÁ EXISTIA O NEPOTISMO E ATÉ HJ EXISTE. PORTANTO, AINDA PERDURA RESQUICIOS DO PATRIMONIALISMO NO GERENCIALISMO.

  • Gabarito: ERRADO --> DISCORDO. 

    Entendo que o ÚNICO motivo da banca entender como errada esta questão dá-se pela distinção de ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS de ADMINISTRAÇÃO POR RESULTADO. Porém, caso se refiram a mesma coisa, entendo que o gabarito deveria constar como CERTO.

    PRIMEIRO (como já foi dito pelo colega): 

         Rompimento com princípios = alguns princípios.

         Rompimento com os princípios = todos os princípios. 

    SEGUNDO: Em questão similar, se a banca considerou como ERRADO um tipo de rompimento generalizado, entendeu então que ALGUNS PRINCÍPIOS FORAM SIM ROMPIDOS, mas não todos. 

    Q279614 - Gabarito: ERRADO

    ´´O paradigma pós-burocrático, ao romper radicalmente com o modelo racional-legal, procurou orientar o aparelho do Estado para o cidadão-cliente, fundamentando a gestão no controle dos resultados``.

    ENFIM, OU A BANCA SE CONTRADIZ OU O ERRO É OUTRO. PREFIRO ACREDITAR QUE SEJA OUTRO O ERRO, CASO CONTRÁRIO É JOGAR NA LOTERIA. 

  • A galera prefere brigar com a banca do que tentar entender seus métodos e as pagadinhas!


    NÃO É PASSIVEL DE ANULAÇÃO, SE NÃO TERIA SIDO ANULADA!!

  • A Administração Gerencial está alicerçada na Burocrática, ou seja, ela não rompeu com  o período da burocracia, dessa forma por mais que tenha sido criado um novo modelo de administração, isso não significa que o anterior tenha sido totalmente extinto.

    Na verdade ela mantém alguns preceitos da Burocracia: Admissão de pessoal segundo critérios rígidos, meritocracia, avaliações de desempenho, legalidade, moralidade, ética e o combate ao nepotismo e a corrupção.

    A diferença está em como se faz o controle, que passa a se concentrar nos resultados (Gerencialismo), que na Burocracia se concentra na forma (formalidade).


    A alternativa correta é : ERRADO.


  • Não há rompimento, bizu! toda vez que vier as seguintes palavras, relacionadas a burocracia e gerencialismo, esta errada a questão.

    1. rompimento

    2.deixar de existir

    3. o gerencialismo surgiu para eliminar a burocratização.

  • Alternativa errada. Ela não rompeu, pois tem traços forte da Administração Burocrática.

  • Até hoje tem-se traços patrimonialista, burocráticos. Não foram eliminados. 


    Gab errado

  • Jamais poderia ser rompido, pois a Administração Burocrática é o pilar da Administração Patrimonialista.

  • Questão escorregadia, por isso atenção: A administração pública gerencial não rompe com a ideia básica de profissionalismo e eficiência da administração burocrática. Ela apenas adiciona uma nova preocupação: a gestão orientadas para os objetivos/cidadãos!

  • A administração pública gerencial não deve ser confundida com a administração por objetivos.
    Diferenças:
    - Administração pública burocrática: controle dos processos
    - Administração pública gerencial: controle dos resultados
    - Administração por objetivos: foco na eficácia (atingimento dos objetivos) e formulação de objetivos de forma participativa e democrática (gestores + funcionários)

    A primeira parte da questão está estranha e até certo ponto incompleta. Segundo Chiavenato:

    Trecho do livro Administração Geral e Pública - Chiavenato, pg 110:
    "A administração pública gerencial constitui um avanço e, ATÉ CERTO PONTO, UM ROMPIMENTO com a administração pública burocrática. Isso não significa, entretanto, negação de todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior..."

  • GABARITO: ERRADO

     

    O erro da questão está no termo “rompimento” com os princípios burocráticos, pois o modelo gerencial NÃO propôs uma ruptura com o modelo burocrático, mas sim uma evolução deste modelo. O gabarito é, assim, questão errada.

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

     

     

  • Mentira.

  • Como uma galera comentou aqui:  será que todos nós estamos errados e o examinador é o único que sabe interpretar uma sentença ? kkkkkkkkkk

     

    Realmente , a interpretação que se tira , das palavras e pelo modo que foi escrito , é que "romperam-se ALGUNS princípios e conservaram-se outros"

     

    Romper COM princípios a interpretação é "parte do todo"

    Romper COM OS princípios ai sim teríamos a interpretacao que esse FELIZ examinador tentou avaliar.

     

     

    Não vejo de nenhum modo como a afirmativa em questão esteja sendo "taxativa" no sentido de romper TOTALMENTE com a burocracia.   Para mim a questão está correta, o gerencialismo rompeu com ALGUNS princípios da burocracia sim - notadamente o controle dos processos , deslocando-o para um controle finalistico , mas também preservou alguns princípios - profissionalismo , impessoalidade , etc.

     

     

  • Gab: ERRADO

    Entenda!

    Um modelo não supera o outro, apenas o aperfeiçoa!

  • A Administração pública gerencial não rompe com os princípios da administração pública burocrática. Como vimos, muitos dos princípios da burocracia são incorporados pelo modelo gerencial. De fato, existem mudanças e uma reorientação do foco do controle, porém está incorreto afirmar que existe um rompimento entre os dois modelos.

    Gabarito: Errado