SóProvas


ID
838852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da estruturação da máquina administrativa no Brasil, julgue os itens a seguir.


Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do Decreto-lei n.º 200/1967, o que marca o fim da hegemonia do modelo patrimonialista.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do Decreto-lei n.º 200/1967, o que marca o fim da hegemonia do modelo patrimonialista.

    Comentário 02/06/2013:  NO DECRETO 200/1967 - foi considerado um marco inicial da Adm Gerencial (e não burocrática).
  • O erro na realidade está em dizer que os princípios da Administração Burocrática foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do decreto-lei 200/1967, pelo contrário,  "A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei nº 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil."

    Fonte: Ponto dos Concursos
  • Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do Decreto-lei n.º 200/1967, o que marca o fim da hegemonia do modelo patrimonialista.
    Errado,  não foi o Decreto-lei n.º 200/1967  que trouxe os princípios da administração burocrática para a  administração brasileira, mas sim o DASP em 1936.
     O certo então era o  decreto- lei 579/38 e não o decreto 200/1967, vejamos:

    O decreto-lei 579/38, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, criou o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), cumprindo as exigências da Constituição. As atribuições do departamento eram as seguintes:



  • Além do erro sobre o Decreto 200 ter marcado a introdução do modelo Burocrático ( Que como bem falou o amigo foi introduzido pelo DASP), ESTÁ CORRETA A ANÁLISE DO outro amigo que mencionou que o patrimonialismo nunca foi interamente abandonado... já que percebemos claramente a atuação da CORRUPÇÃO na adm atual.   
  • Questão errada.

    Bons comentários de todos. Não precisaria nem saber sobre o decreto-lei, basta saber que não há um marco que divida o modelo patrimonialista do burocrático do gerencial, eles estão presentes nos dias atuais em maior ou menor relevância.
  • O Decreto-lei nº 200/67 basicamente se refere à Administração Gerencial.

  • As Duas Reformas Administrativas
    No Brasil a idéia de uma administração pública gerencial é antiga. Começou a ser
    delineada ainda na primeira reforma administrativa, nos anos 30, e estava na origem da
    segunda reforma, ocorrida em 1967. Os princípios da administração burocrática clássica
    foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP - Departamento
    Administrativo do Serviço Público.11 A criação do DASP representou não apenas a
    primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública
    burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da
    burocracia clássica.12 Entretanto, já em 1938, temos um primeiro sinal de administração
    pública gerencial, com a criação da primeira autarquia. Surgia então a idéia de que os
    serviços públicos na “administração indireta” deveriam ser descentralizados e não
    obedecer a todos os requisitos burocráticos da “administração direta” ou central. A
    primeira tentativa de reforma gerencial da administração pública brasileira, entretanto, irá
    acontecer no final dos anos 60, através do Decreto-Lei 200, de 1967, sob o comando de
    Amaral Peixoto e a inspiração de Hélio Beltrão, que iria ser o pioneiro das novas idéias no
    Brasil. Beltrão participou da reforma administrativa de 1967 e depois, como Ministro da
    Desburocratização, entre 1979 e 1983, transformou-se em um arauto das novas idéias.
    Definiu seu Programa Nacional de Desburocratização, lançado em 1979, como uma
    proposta política visando, através da administração pública, “retirar o usuário da condição
    colonial de súdito para investi-lo na de cidadão, destinatário de toda a atividade do
    Estado” (Beltrão, 1984: 11).


    http://blogs.al.ce.gov.br/unipace/files/2011/11/Bresser1.pdf

  • Outra questão ajuda a responder, vejam;

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RS - Oficial de Controle ExternoDisciplina: Administração Pública

    A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei n. o 200/1967, representou um avanço em relação à tentativa de romper com a rigidez burocrática, podendo ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país.

    GABARITO: CERTA.

  • Os princípios burocráticos foram introduzidos pela Dasp.

  • 1936 - DASP - "No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30."

    1967 - DL200/67 - "constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocratica, podendo ser considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil"


    Giovanna Carranza

  • GABARITO ERRADO

     Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos no país através da criação, em 1936, do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público.


    A criação do DASP representou não apenas a primeira reforma administrativa do país, com a implantação da administração pública burocrática, mas também a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica


    Em 1938, temos um primeiro sinal de administração pública gerencial, com a criação da primeira autarquia. Surgia então a idéia de que os serviços públicos na “administração indireta” deveriam ser descentralizados e não obedecer a todos os requisitos burocráticos da “administração direta” ou central.


    A reforma iniciada pelo Decreto-Lei 200 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil.

  • Gabarito: ERRADO 

    Ótimos comentários. Por este motivo trago todos eles e faço algumas ponderações. 

    1) Os princípios clássicos da administração pública foram implementados pelo DASP (1936) e não pelo Decreto-lei n.º 200/1967, porém ele constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil.

    2) O combate aos ideias patrimonialistas surgem no Brasil na década de 30, tanto é que, tais princípios clássicos da administração pública desenvolveu-se no período da Era vargas (1930 - 1945).

    3) Teoria da Intersecção: Todos os modelos anteriores ao Gerencialismo ainda vigem em nossa Administração Pública, porém de forma menos acentuada. Intersecção pois, no período patrimonialista havia menos ideias burocráticos e mais patrimonialistas, enquanto no período burocrático havia menos ideias patrimonialistas e mais burocrático. O mesmo ocorre no modelo gerencial. Aliás, o modelo gerencial NÃO BUSCOU O ABANDONO (OU A SUPRESSÃO OU SUPERAÇÃO) DO MODELO BUROCRÁTICO, MAS APENAS A CORREÇÃO DAS DISFUNÇÕES DOS IDEAIS WEBERIANOS. O modelo Weberiano, quando aplicado de forma ideal É IDÊNTICO AS PROPOSTAS DO MODELO GERENCIAL. Não vejam a burocracia como algo ruim, ao menos para fins de prova. Oque não é bom é seu rigor formal, seu excesso. Tanto é que, o modelo gerencial só aderiu ao ´´accountablity`` (controle, fiscalização, transparência, responsabilização) por utilizar-se do controle ´´a priori`` (dos meios, dos procedimentos) característico do modelo burocrático. 

    Obs: O que se pode afirmar é que o modelo burocrático foi uma tentativa de ABANDONAR (OU A SUPRIMIR OU SUPERAR) o modelo patrimonialista. Este modelo nunca foi bom, diferentemente do modelo burocrático. Ressalto novamente, oque não é bom é a burocracia exacerbada. 

    4) Ideal Weberiano = Modelo burocrático (sem excesso --> Meios) + Modelo Gerencial (foco nos resultados, isto é, eficiente ao ´´cidadão``) 

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO.

  • ERRADA!!!!
    Administração Pública Burocrática: DASP 1936
    Decreto Lei n°200/1967: Primeiro momento da Administração Gerencial no Brasil


    (CESPE- MDS / TECNICO SUPERIOR - 2006) A reforma administrativa empreendida pelo DASP, na década de 30 do século passado, foi inovadora por não estar alinhada aos princípios da administração científica presentes na literatura mundial da época. E

    (CESPE - TCE-AC / ACE - 2008) A reforma iniciada pelo Decreto n.º 200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, e pode ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil. C


    (CESPE – AGU- AGENTE ADM. – 2010) As reformas realizadas por meio do Decreto-lei n.o 200/1967 não desencadearam mudanças no âmbito da administração burocrática central, o que possibilitou a coexistência de núcleos de eficiência e de competência na administração indireta e formas arcaicas e ineficientes no plano da administração direta ou central. C


    (CESPE – TRE-ES / ANAL ADM – 2011) A instituição, em 1936, do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gestão. C


    (CESPE – TRE-ES / ANAL ADM – 2011) Em relação às reformas administrativas empreendidas no Brasil nos anos de 1930 a 1967, julgue o item a seguir. Nesse período, a preocupação governamental direcionava-se mais ao caráter impositivo das medidas que aos processos de internalização das ações administrativas. C


    (CESPE – MDS / ADMINISTRADOR – 2006) Impessoalidade, hierarquia, flexibilização de procedimentos, especialização e ênfase nos controles são características dos modelos das organizações burocrático de gestão. E


    (CESPE – AGU- AGENTE ADM. – 2010) A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos. C


    (CESPE – AGU- AGENTE ADM. – 2010) A administração pública burocrática sustenta, entre seus objetivos globais, a necessidade de aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com efetividade e eficiência, direcionando a ação dos serviços de Estado para o atendimento dos cidadãos. E
  • Quem dera se tivesse acabado o patrimonialista, é só assistir a TV.

  • UMA RESSALVA:

    O DECRETO 200/67 TROUXE UMA IDEIA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOCIETAL. ESTA NÃO SE CONFUNDE COM O ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL E COM A ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL.

    ADM. PUB. SOCIETAL NÃO TRAZ REFORMA, TRAZ MUDANÇAS EM PONTOS ESPECÍFICOS; EX: DECRETO 200/67

    ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL TRAZ A IDEIA DE CONCENTRAÇÃO DAS ATIVIDADES PELO ESTADO (POSITIVISMO); EX: DASP

    ADM GERENCIAL TRAZ A IDEIA DE REFORMA EM TODA MÁQUINA ESTATAL. EX: PDRAE.

  • A CESPE VEM SEMPRE QUERENDO CONFUNDIR O CANDIDATO NOS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 200/67.

    1930 - BUROCRACIA NOS ESTADOS UNIDOS

    1936 - ADOÇÃO NO BRASIL DO MODELO BUROCRÁTICO * NO BRASIL NUNCA FOI ADOTADO O MODELO DE BUROCRACIA PURO* FOI VARGAS QUEM TROUXE ESSE MODELO AO BRASIL.

    1967 -  DECRETO 200 QUE DESCENTRALIZOU A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DENTRE OUTRAS COISAS.

    MISSÃO DO GRUPO ELITE PVH : ESTUDAR ATÉ A POSSE DOS SONHOS.

  • ERRADO. Os princípios da adminsitração pública burocrática foram introduzidos na administração pública brasileira em 1936 pelo DASP, na tentativa de conseguir mais eficiência, seguindo os ensinamentos de Max Weber.

    Obs.: Em relação ao DASP, já vi duas questões, se não me engano, dizendo que ele foi criado em 1938. Não sei qual autor diz isso, mas as questões consideraram a afirmação correta....muito cuidado!

  • A questão é que no Brasil ainda convivem os tres modelos: Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.Portanto, nenhum deixou de existir.

  • Os princípios da administração burocrática clássica foram introduzidos na administração pública brasileira por meio do DASP.

  • Nenhum modelo decreta o fim do outro. Há, ainda, patrimonialismo e burocracia dentro do gerencialismo.

  • Fim do modelo é uma coisa. Fim da hegemonia de um modelo é outra coisa completamente diferente!!

    Fim de uma hegemonia significa que algo deixa de ser dominante, mas não necessariamente extinto.

    Redação mal feita. A questão tinha cara de questão errada mesmo, mas brincar com o Português tornando a questão subjetiva é pisar e cuspir no esforço diário do candidato.

    Que Deus nos livre desse tipo de questão na hora da prova.

  • Pensei na mesma coisa, Vagner \/

  • Essa questão tá errada simplesmente porque os preceitos da admiministração burocacrática surgiram com o DASP em 1938 e não com o Decreto Lei 200/67. Não tem nada de subjetivismo e a questão já está errada na primeira oração.

  • Para Bresser Pereira, o Decreto-Lei nº 200/67 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerado como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. A reforma procurou substituir a administração pública burocrática por uma "administração para o desenvolvimento": distinguiu com clareza a administração direta da administração indireta, garantiu-se às autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista uma autonomia de gestão muito maior do que possuíam anteriormente, fortaleceu e flexibilizou o sistema do mérito, tornou menos burocrático o sistema de compras do Estado.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • →1 Movimento/ 1 ª Reforma AdministrativaDASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO -VARGAS com o Modelo burocrático.→ princípios centralizadores e hierárquicos.→ Foco nos processos.

    →2 Movimento/ 2 ª Reforma AdministrativaDecreto-Lei 200/67 durante o regime militar, transição do burocrático para o Gerencial (pós burocrático).→ Primeira tentativa .

    →3 Movimento/ 3 ª Reforma AdministrativaPDRAE em 1995, implementação da Nova Gestão Pública por Bresser Pereira. →Foco nos resultados.